Com maior média de público da história, torcida sustenta São Paulo na crise

0
1853

UOL

Bruno Grossi

  • Rubens Chiri/saopaulofc.net

    Tricolor tem média de público de 29,8 mil nesta temporadaTricolor tem média de público de 29,8 mil nesta temporada

Nem os anos dourados de Telê Santana na década de 1990. Nem o tricampeonato brasileiro consecutivo. Muito menos a geração dos Menudos. A maior média de público do São Paulo na história pertence, por enquanto, a esta turbulenta temporada, marcada por breve passagem de Rogério Ceni como técnico, eliminações precoces em mata-matas e briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Até este sábado, o Tricolor acumula 20 partidas como mandante em 2017, com média de público de 29.874 presentes. O número já é superior do que o melhor ano da história são-paulina: em 2006, com a torcida empolgada pela conquista do Mundial de Clubes em dezembro do ano anterior, a média foi de 27.081, em 37 jogos.

Neste domingo, às 11h, o jogo contra o Cruzeiro pela 20ª rodada do Brasileirão fará a média ter alta significativa. A expectativa é que o Morumbi receba pelo menos 54 mil pessoas, o que faria a média saltar para 31.022 torcedores por partida na temporada e servirá de força extra para o time de Dorival Júnior vencer e deixar a zona de rebaixamento. Até o fim da Série A, serão mais nove compromissos do Tricolor como mandante.

Enquanto caminha para ter uma média anual de público acima de 30 mil pessoas pela primeira vez, o São Paulo também se aproxima de outra marca inédita na história. Desde a inauguração do Morumbi em 1960, o clube sempre terminou os anos com ao menos uma partida com menos de 10 mil espectadores. Até agora em 2017, o menor público é de 11.886 presentes, no empate em 1 a 1 com o Ituano pela nona rodada do Campeonato Paulista.

Neste Brasileirão, a média tricolor é de 28.638, atrás apenas dos rivais Corinthians (37.917) e Palmeiras (33.065). Entre os melhores públicos da competição, o São Paulo já tem os dois primeiros: 53.635 torcedores na derrota por 2 a 1 para o Coritiba e 51.511 no empate em 1 a 1 com o Grêmio.

Contra o Cruzeiro, neste domingo, o clube paulista deve bater o recorde novamente para ter os três lugares do pódio de público pagante. Levando em conta o público total, o recorde é da vitória por 1 a 0 do Corinthians sobre o Grêmio em Porto Alegre, na décima rodada. Na ocasião, a Arena do Grêmio recebeu 54.022 presentes.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X CRUZEIRO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 13 de agosto de 2017, às 11h
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Pedro Martinelli Christino (ambos do PR)

SÃO PAULO: Renan Ribeiro, Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Militão; Marcinho, Petros, Hernanes e Marcos Guilherme; Pratto. Técnico: Dorival Júnior.

CRUZEIRO: Rafael, Ezequiel, Digão, Léo (Muirlo) e Bryan; Nonoca, Hudson e Robinho; Alisson, Rafael Sobis e Sassá. Técnico: Mano Menezes.

Comentários

comentários