Febre Tricolor – Bastidores 2018

12
1948
Conselhos do São Paulo iniciam planejamento 2018

O torcedor já está acostumado com as especulações do mercado de futebol brasileiro no mês de novembro, quando os meios de comunicação cobram com mais vigor o planejamento para a próxima temporada em relação às equipes. Entretanto, para alguns dirigentes o processo começa bem antes. O objetivo aqui será desmistificar nomes que vêm sendo ventilados no São Paulo de 2018, e tratar do que realmente é conversado em nível de conselheiros.

Antes de mais nada, é importante frisar que a meta é fazer com que o Tricolor retome o caminho dos títulos com investimentos no futebol para o próximo ano. Essa premissa, no entanto, não ocorrerá aleatoriamente e nem somente com opiniões extraídas do departamento de futebol. São levados em conta no jogador perfil vencedor, dedicação e consenso administrativo/político.

Contratações e Saídas 2018

  1. Defesa
Rodrigo Caio voltou a ter atuações firmes e completará 250 jogos no clube

Em relação aos goleiros, Dênis e Renan Ribeiro devem deixar o clube. É harmônica a necessidade de contratação de um arqueiro em razão dessas saídas. Walter (Corinthians) nunca foi pretendido, não tinha aval de conselheiros do clube, nem mesmo antes de sua recente contusão. Apenas dois nomes vem sendo tratados em sigilo e nesta posição está um deles. Sidão e Lucas Perri serão mantidos.

As laterais do clube aparecem como setor mais discutido nos bastidores. As chances de Bruno e Buffarini deixarem a equipe são tremendas, mesmo com a avaliação de que o argentino tem potencial de mercado. A ideia de Dorival Júnior é aproveitar Éder Militão como volante na próxima temporada. Como é de conhecimento, vem sendo negociada a permanência de Edimar, mas não é garantida. Júnior Tavares goza da simpatia de conselheiros, mas já se falou que tem intenção de sair.

Ainda nas laterais o trabalho é intenso e, nessa posição, está outro nome que é tratado com sigilo. O volante Hudson pode ser peça chave nessa negociação e poderá ser trocado por um lateral mineiro. O ex-santista Zeca faz parte dos planos, mas há concorrência do Palmeiras. O Tricolor oferecerá resistência para voltar a ser protagonista do mercado. Rafinha (Bayern de Munique) foi especulado essa semana, mas não é tratado internamente.

Não haverá mudanças significativas na defesa. Robert Arboleda e Rodrigo Caio voltaram a agradar com atuações seguras; enquanto Bruno Alves e Aderllan devem seguir como opções. O uruguaio Diego Lugano deverá encerrar sua contribuição, mas vai conversar sobre o futuro com calma, pois não é sua intenção aposentar.

Um dos nomes oferecidos pelo Cruzeiro para ter Hudson em definitivo é do zagueiro Dedé, que não é descartado no Morumbi e também é possível que os mineiros depositem R$ 5,7 milhões – mas o time não é o único interessado no volante.

2. Meio-Campo

A permanência do volante é prioridade no São Paulo

Quando o setor adquiriu o entrosamento necessário o São Paulo voltou a ganhar partidas no Campeonato Brasileiro 2017 e mostrar força. É o coração da equipe e goza hoje de nomes de alto gabarito, podendo ainda ser reforçado na próxima temporada. Entre os conselheiros a prioridade do São Paulo é a contratação de Jucilei. Nessa semana o atleta deu a surpreendente declaração de que gostaria de encerrar a carreira no clube. Caso não fique, haverá investimento em Ralf, atualmente no chinês Beijing Guoan.

O volante Petros foi contratado definitivamente esse ano e tem permanência assegurada. Tenho a impressão de que nem a torcida e nem Cueva demonstram carinho um pelo outro, mas trata-se de um grande jogador e ficará se não houver uma proposta multimilionária da Europa.

Foi iniciada uma movimentação por Hernanes, apesar do empréstimo ser até meados de 2018. A vinda de Kaká agrada a todos, caberá exclusivamente ao jogador. Não precisa ser como titular, mas seria uma perfeita opção na armação de jogadas. A garotada da base poderá ser aproveitada ou emprestada.

3. Atacantes

Pato está próximo de voltar ao Tricolor

A permanência de Morato está definida com a renovação do contrato, podendo a mesma estratégia ser adotada com Wellington Nem – embora a maioria da torcida prefira a sua saída. Não vejo clima para a permanência de Thomaz, Marcinho, Denílson e Gilberto, embora isso não tenha sido tratado. Maicosuel ainda precisa provar que pode ter mais minutos de jogo sem contusões e trata disso com seriedade. Marcos Guilherme veio com passe fixado e deve ser comprado por merecimento – esse parágrafo foi opinativo.

Para o ataque, porém, são boas as novidades que são tratadas abertamente nos corredores do Morumbi. O atacante Aloísio “Boi Bandido” pediu pra voltar e agrada internamente por sua raça e determinação. Outro que conversa com elenco, diretoria e tem possibilidade real de retorno é Alexandre Pato. O motivo é simples: sua equipe, o Tianjin Quanjian-CHI, tem planos de contratar mais um atleta estrangeiro, que inviabilizaria sua permanência por estourar o limite de três jogadores de fora. A chegada do jogador anima a todos.

O presidente Leco estaria interessado, ainda, em ter um jogador de velocidade nas pontas. Lucas Pratto permanece e é peça essencial para a equipe.

OBS: Internamente, em princípio, não são tratados os nomes de Victor Ferraz (Santos), Carlos Eduardo (Goiás), Bernard (Shaktar Donetsk), Éverton Ribeiro (Flamengo) e outros que foram especulados.

Contato:

@RealVelame ou [email protected]

Alexandre Velame é Jornalista e Advogado, são-paulino há quase três décadas e usuário da SPNet desde 1997. Escreve nesse espaço aos domingos.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.

Comentários

comentários

12 COMENTÁRIOS

  1. Eu estou bem preocupado com a formação do elenco de 2018. Até porque temos uma base bem ruim mesmo muitos indo embora.
    Como comentei esses dias os nomes de Fernando Bob e Walter não me agradam, um por ser fraco e o outro pelo historico de lesões.
    Gostei da maioria dos nomes citados espero que pelo menos boa parte deles venham para o ano que vem.

  2. LG estou decidido que não vou mais postar no site enquanto um idiota/imbecil que é colunista insistir
    que eu sou vc. Eu acho que esse paquiderme foi parido e tem tanto irmãos sanguinios que acha que todos
    são assim. Comecei a ler as colunas dele como leio dos grandes colunistas do site Abrahão de Oliveira, Artur Couto, e agora Vc. com a sua simplicidade e falando a voz do povo, mais o arrogante que se acha superior a todos não aceita as criticas e retruca como se ele fosse o dono da verdade. Aproveito para desejar a vc. sucesso e quem sabe voltarei a postar quando o mala mudar de postura, ser mais humilde e respeitar a opinião dos outros.
    E um comentário meu porque eu não sou você, cada um é cada um

  3. Essas especulações são bem interessantes e alguns desses nomes se realmente viessem seria uma maravilha. Um ataque com Pratto e Pato seria fantástico com Hernanes e Cueva vindo de trás.

    Mad a realidade é um pouco diferente, nossos dirigentes são muito sensíveis e costumam se assustar com facilidade. Basta os caras falarem de luvas que começam os sustos. Daí para procurarem o Paulo Pato, Paulo Éverton Ribeiro ou algum Ramalho é rapidinho