A Palavra da Corte – Interesses em tudo

170

 

Salve, salve, Nação Tricolor! Aqui estamos com mais uma Palavra da Corte. Escrevo dessa vez da Cidade do México, onde estou a trabalho. E por incrível que possa parecer, a Federação Mexicana de Futebol está prestes a ir contra a maré e manter Juan Carlos Osório em seu posto, mesmo após a humilhante derrota por 7 a 0 para o Chile na Copa América. Na segunda-feira a pressão era gigante por sua saída, ontem já diminuiu e hoje será o dia D para Osório. Tomara que continue, já que seu sonho é ir a uma Copa do Mundo, e certamente o México não encontrará dificuldades em se classificar na fraca Concacaf. Osório foi um cara distinto e diferenciado em sua passagem pelo Tricolor, e merece nossa torcida e respeito.

Interesses em tudo!

Tenho acompanhado com atenção nas última semanas notícias que tem saído na imprensa sobre o Mais Querido, em especial as famosas “barrigadas” jornalísticas, que é o “furo” que alguém dá mas não acontece.

Publicidade

Acho que isso faz parte do “métier” do meio. Mas a grande verdade é que em tudo pode se ver interesses escondidos, para o bem e para o mal.

Os jornais e sites, é claro, para vender mais e terem mais acessos – me refiro à veiculação de notícias que são na verdade mais boatos que notícias. Isso é muito comum em blogueiros, e não me eximo de dizer que aqui em nossas colunas isso pode acontecer também. Por exemplo, estou investindo tempo pra escrever esse texto, e obviamente quanto mais gente ler minha coluna e comentá-la, divulgá-la, etc, mais feliz ficarei e mais reconhecimento a meu tempo investido pra vocês terei. Não sou exceção a isso, e todos os outros veículos também. E as vezes, na ansia de isso acontecer, alguém pode veicular algo que ouviu uma pessoa dizer que escutou uma outra conversando em um refeitório com o garçom que era vizinho do pai de um amigo de um conselheiro do São Paulo que garantiu que o Ganso está vendido, por exemplo. Aí vem a notícia: SPFC confirma Ganso na Europa!

Na maioria das vezes que isso acontece, quem solta a “notícia”, não o faz por mal, até porque às vezes acaba acertando e aí se acostuma com essa prática.

Mas tem muito interesse excuso nisso. Há conselheiros que passam a mão no telefone e ligam pra jornalistas, sites e blogueiros pedindo que se publique algo. Certamente com algum interesse, pra se tumultuar, pra gerar alguma crise. Ou até o contrário, para se exaltar algo que a diretoria está fazendo, pra contra-atacar a opsição, etc. E muita gente pega e publica sem conferir a outra parte – não sou jornalista, mas creio ser sensato sempre ouvir o outro lado em qualquer caso que seja. A “notícia” acaba sendo espalhada pois o jornalista / blogueiro quer ficar bem “na fita” com o diretor / conselheiro / o que seja pra depois pedir o favor de volta.

Diretores do SPFC vão pra China em busca de parcerias. Legal, precisamos mesmo. De repente, começam a chover notícias de supostos parceiros chineses que já fecharam com o Tricolor, que vão cobrir o Morumbi, que vão trazer o Bale (já estou exagerando). E vem a Comunicação do SPFC, ou seja, a voz oficial do clube, e confirma que negociações foram abertas, mas que nada do que foi veiculado é verdade, principalmente o NOME das tais parcerias praticamente já firmadas. Como e porque surgiram então essas notícias? Interesse de quem soltou a notícia? Interesse de quem publicou? E porque o nome de uma empresa em específico? Tenho meus leitores como inteligentes, então deixo para vocês a conclusão.

E o mesmo está se passando no caso de Maicon. O empresário diz que Maicon não fica, inclusive que escreveu pro diretor do SPFC e nem resposta teve. O Porto diz que não fala com o SPFC faz tempo e que quer pelo menos 10 milhões de Euros. Leco, Gustavo e Patón se dizem confiantes e que o acordo está perto de ser fechado.  No que acreditar????

E o mesmo se passa quando se fecha um acordo de patrocínio (quanto foi o valor, quanto de comissão, quem levou), quando se fecha alguma parceria pontual de marketing, quando se cogita sobre a mudança de quem cuida dos ingressos do Tricolor, sobre reforma no estádio, sobre compra / venda de jogadores… e por aí vai. Interesses.

Reitero que não há problema em se buscar um fim com o que se faz, mas como se faz é o que faz toda a diferença.

IMPORTANTE:  A SPNet há anos faz um trabalho de clipping onde reune todas as notícias que saem sobre o clube em um lugar só, para facilitar a vida do são-paulino. Não concordamos ou apoiamos necessariamente todos as notícias, blogueiros e canais, entretanto trazemos tudo para o torcedor para que ele possa fazer seu próprio juizo de valor. Ou seja, nossa opinião é expressa nas colunas e editoriais – e da mesma forma, seus autores são responsáveis por TUDO que escrevem. E em eventuais posicionamentos que fazemos em situações como eleições, polêmicas, etc.  Fora isso, todas as notícias veiculadas, são de responsabilidade de seus autores e canais.

É isso!

Salve o Tricolor Paulista, meu amor hoje e sempre!

artur130

Artur Couto é engenheiro,  sócio-torcedor e sócio do SPFC,  e é administrador da SPNet. Escreve nesse espaço todas as quartas-feiras.

Fale com o Artur no [email protected] ou Twitter @arturcouto

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.