Rampa B – Avenida Telê Santana

433

O facebook oficial do São Paulo compartilhou uma postagem da Under Armour Brasil na qual “lança” uma campanha para que um trecho da Avenida Jules Rimet, ao longo no estádio do Morumbi, receba o nome de Avenida Telê Santana. Uma ótima ideia. Se recentemente nosso rival Palmeiras foi contemplado com a mudança de uma parte da Rua Turiassu para Rua Palestra Itália, o São Paulo também está no direito de reivindicar junto à Câmara Municipal que o trecho do logradouro público que passa defronte de sua sede homenageie uma figura ligada à sua gloriosa história. E o treinador bicampeão mundial é digno desta honraria.

“O Mestre Telê deu a vida por essa casa e merece ter o nome eternizado ao lado do Morumbi”, diz a postagem da fornecedora de material esportivo do Tricolor compartilhada pelo canal oficial do clube. Assino embaixo esta frase, assim como creio que assina a maioria dos torcedores são-paulinos, sobretudo aqueles que viveram os anos dourados do início da década de 1990.

avenida tele santana

Tal iniciativa me fez recordar a campanha liderada pela SPNet no ano de 2003 em prol da construção de um busto do Mestre Telê, no Morumbi ou no CT da Barra Funda. Infelizmente, embora tenha recebido o apoio de muitos torcedores, na época a ideia não foi aceita pela diretoria do São Paulo. Apesar da negativa do São Paulo, soubemos através da família do Mestre Telê que ele ficou muito feliz com a iniciativa da SPNet.

Publicidade

Anos depois, em 2006, depois da morte do Mestre, surgiu na imprensa notícias de que a diretoria tricolor “planejava” um busto para Telê. Ficou só no “planejamento”. Em 2008, foi inaugurado um busto para o histórico treinador, não no Morumbi, mas no Mineirão, por iniciativa do Atlético Mineiro, clube que Telê comandou na conquista do Campeonato Brasileiro de 1971. Que a campanha da Under Armour alcance o objetivo e possamos, finalmente, ver Telê Santana homenageado ao lado do Morumbi.

 

 

Fernando AlécioFernando Alécio é jornalista. Fundou a SPNet em 1996. Escreve neste espaço esporadicamente.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.