6-3-Terça – Vai cair?

582

 

As rodadas passam e, cada vez mais, o São Paulo preocupa seus torcedores com a dúvida se o time cairá. Mesmo que tenha feito três partidas boas nos últimos cinco jogos, sendo duas vitórias e um empate com o atual vice-líder, as duas últimas derrotas para o Coritiba, em casa, e para o Bahia, fora, preocuparam, até por que eram concorrentes diretos na saída da zona de rebaixamento e distanciaram após ganharem do Tricolor.

Tem toda uma mística que time grande não cai, que o São Paulo recuperará, pois já esteve pior em outros anos (2013) e saiu, mas não muda o fato de que é preocupante a situação. O Internacional ano passado também contava com essa de que time grande não cai e, hoje, disputa a série B.

É claro que nos dois jogos o São Paulo teve a má sorte de pegar juízes despreparados e ser prejudicado em várias situações, como o segundo gol do Bahia, que estava muito impedido, um pênalti não marcado e uma expulsão não dada.

Publicidade

Mas isso não esconde o fato de que o time precisa melhorar, as jogadas não estão funcionando e quase sempre o Pratto, que deveria ficar “preso” na área sai para tentar armar a jogada, já que a formação está desorganizada e tem vezes que ninguém faz isso.

E nessa situação de quase queda, alguns torcedores apoiam que o time caia, dizendo que alguns times grandes que foram rebaixados se recuperaram depois e voltaram muito fortes, como o Corinthians de 2007, o Palmeiras de 2014 e o Grêmio de 2006, que mesmo não sendo campeão logo em seguida a subir, sempre fez boas campanhas, acabando no g4, quase sendo campeão do brasileirão e um vice de libertadores.

Mas também há muitos times que caíram e só afundaram mais, mesmo voltando a primeira divisão, como o Vasco em qualquer uma das 3 vezes que caiu, o Palmeiras de 2002, a Portuguesa e ao que tudo indica, o Inter.

Um dos principais motivos de crise em times grandes, e isso não exclui essa atual do São Paulo, é a diretoria ser incompetente e não ajudar o time, somente prejudicar. Vender vários jogadores importantes visando somente o lucro é algo que deveria ser pensado muito antes de fazer e na maioria das vezes, nem ser feito. Mas o Leco fez bem isso e acabou ocorrendo um desmanche. E por mais que traga bons jogadores, reestruturar o time no meio do campeonato não é bom, o time não tem a química necessária e pode prejudicar.

Eu não quero que o São Paulo caia e nem acredito que isso venha a acontecer, o time tem um elenco razoável, um técnico bom e uma torcida que apoia e muito o time, porém é preciso ter raça, o que parece estar em falta.

Lucas Tury é estudante, torcedor fanático, vai ao Morumbi frequentemente e torce pra o São Paulo desde pequeno mesmo sendo de uma família de cariocas e palmeirenses. Qualquer dúvida ou sugestão, envie um email para [email protected].

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaborador

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro Lucas tudo o que você disse é verdade, mas os times grandes que caíram fizeram mudanças estruturais imensas como, por exemplo, eleções diretas para presidente,como é o caso do Corinthians, Palmeiras e Santos, já no SPFC quem escolhe o presidente é um conselho que, com honrosas exceções, é extremamente fisiológico. Ou a gente se livra destes parasitas que assumiram nosso tricolor há quase dez anos, ou certamente iremos amargar, cedo ou tarde, uma segunda divisão.

  2. Um tempo atrás falaram no Paulo Autuori assumir um cargo no departamento de futebol, me pareceu uma boa ideia para auxiliar o Pinotti. O SPFC deveria procurar alguém para dar um suporte neste departamento, alguém que se identifique com o clube e tenha experiência. Na minha opinião o Muricy seria o cara, porém não acredito que ele tope uma parada assim.