SPFC em Pauta – As decisões continuam…

1151

Falei aqui umas colunas atrás, não lembro qual, que era pro torcedor se preparar pra viver fortes emoções de altos e baixos com esse time do São Paulo, pois ficaria provavelmente até a última rodada nessa montanha russa no campeonato, o tal sobe e desce e que se decidiria se vai cair ou não somente nas últimas rodadas ou até na última no primeiro fim de semana de Dezembro, e… continuo achando.
Resultado de imagem para Brasileirão 2017 contas

Ontem foi provado, ou melhor, essa semana foi provado, o time parece que tá querendo testar profundamente a paciência do torcedor, dá pra até falar que estão querendo testar o coração do torcedor também, na primeira fase tivemos aquela vitória contra o Botafogo de forma heroica e que também foi a estréia de Marcos Guilherme que marcou dois gols naquela oportunidade, no último Sábado vencemos o Atlético-PR de virada também “em casa” que pode ser um “fora de casa” já que a partida foi realizada no Pacaembu, e também como Marcos Guilherme contra o Botafogo, nesse, o jogo teve seus personagens… Maicosuel e Pratto, o primeiro marcou o gol da vitória e da virada, o primeiro dele com a camisa do São Paulo e depois de se lesionar, ficar um tempo fora e pedir até para não receber salários, o outro estava sem marcar há onze jogos.

Na oportunidade nos distanciamos do Z4 e respiramos momentaneamente ficando na 12ª posição e ao finalizar a rodada em 13º, dois pontos do Z4. Ainda não estava tranquilo mas dava pra respirar, o próximo jogo seria justamente contra o 12º colocado que era o Fluminense, um ponto apenas do São Paulo, se vencesse seria o começo do livramento total da zona de rebaixamento, deixaria o Fluminense em situação complicada há dois pontos do próprio São Paulo, subiria pra 10ª colocação e provavelmente nas próximas rodadas até com empates escaparia de vez, não foi o que aconteceu. Perdemos, voltamos a ficar apenas dois pontos do Z4, tendo novamente que torcer contra Vitória, Sport e Ponte Preta. Vitória joga em casa contra o Atlético-PR, última equipe que vencemos, Sport joga contra o Santos também em casa, Santos esse que empatou com o Vitória no mesmo Pacaembu na Segunda passada e nos colocou novamente no Z4, a nossa esperança para não voltar ao Z4 nessa rodada parece ser no jogo da Ponte Preta que enfrenta o Palmeiras em São Paulo.

O São Paulo pode se manter em 14º nessa rodada? Pode. É difícil? Como falei em outras rodadas, o campeonato inteiro é difícil, todos os jogos agora são decisões e parecem que os times debaixo resolveram jogar e os de cima parar, a prova são os líderes e a Chapecoense que foi lá em Minas e venceu o Atlético-MG por 3 a 2, Chapecoense que até ontem estava abaixo do São Paulo.

Publicidade

Não vou entrar em méritos de atuação individual do jogo de ontem, o time estava bem até o primeiro pênalti, os dois pênaltis também não dá pra discutir pois foram incontestáveis, a única “atuação individual” que eu vou citar atende pelo nome de Dorival Júnior, mais uma vez errou em substituições. “Ah, mas foi falta no lance do segundo gol do Fluminense”, tá, era um gol a menos e mesmo assim seria 2 a 1, ou seja… perderíamos do mesmo jeito.

Resultado de imagem para Pacaembu

Faltam 9 jogos, dos 9 precisamos vencer 4… a sequência é: Flamengo (Pacaembu), Santos (Pacaembu), Atlético-GO (Goiás), Chapecoense (Pacaembu), Vasco (RJ), Grêmio (Sul), Botafogo (Pacaembu), Coritiba (Paraná) e Bahia (Morumbi).

A sequencia que vem é perigosíssima, teremos dos nove jogos, cinco em casa (ou 4 “em casa” e 1 verdadeiramente em casa) e quatro fora, dos quatro fora dois serão na casa de equipes que lutam pelo mesmo objetivo que nós, sair do Z4, um contra uma equipe que está disputando o título, e um contra o Vasco que pode ser que de pra vencer mas também é um jogo bastante difícil. Dos cinco em casa serão quatro no Pacaembu que na verdade não é a “casa” do São Paulo, um no Morumbi contra o Bahia que ainda briga pra não cair, os quatro do Pacaembu que são Flamengo, Santos, Chapecoense e Botafogo… Flamengo e Botafogo ainda sonham com Libertadores, Santos com o título e Chapecoense também briga contra o Rebaixamento. Resumindo, teremos que vencer quatro de nove jogos contra três times que lutam por Libertadores (Botafogo, Vasco e Flamengo), dois que brigam pelo título (Santos e Grêmio) e quatro que lutam contra o rebaixamento juntamente com o São Paulo (Atlético-GO, Coritiba, Bahia e Chapecoense) ou seja… se vencer quatro jogos nesses nove que restam será heroico e muito difícil, se não vencer mas não cair, é porque há times piores e que conseguiram fazer um campeonato mais vergonhoso que o São Paulo.

Vamos aguardar os próximos capítulos.

Até a próxima…
________________________________________________________________

Contato: [email protected]

Carlinhos Novack é Jornalista, já foi colunista de outros sites tricolores, ex-LANCE!, faz parte do Departamento de Comunicação da Escola de Samba Dragões da Real. Escreve suas colunas na SPNet todas as Quintas.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.