SPFC em Pauta – A última vez que lideramos o Brasileirão

871

1052 dias desde a última vez que o São Paulo foi líder do Brasileirão, isso aconteceu na 6ª rodada do Campeonato citado no ano de 2015, ou seja, três anos atrás. No jogo em questão, vencemos a Chapecoense na Arena Condá por 1 a 0. O time do São Paulo era: Rogério Ceni; Bruno, Rafael Tolói, Dória e Reinaldo; Hudson, Souza, Thiago Mendes, Michel Bastos e Carlinhos; Luis Fabiano, time treinado por Juan Carlos Osório. Durante o jogo entraram Alexandre Pato no lugar de Reinaldo (que saiu lesionado), Wesley no lugar de Hudson e Auro no lugar de Carlinhos.

Resultado de imagem para Chapecoense 0 x 1 São Paulo 2015

Na oportunidade Souza, não aquele Souza de “antigamente” (o que está no Brasiliense disputando a Série D), mas o Souza que hoje tá no Fenerbahçe (o da imagem acima) fez o gol da vitória em um chute de longe aos 6 minutos do primeiro tempo. Nesse jogo, estavam em campo alguns dos jogadores da Chapecoense que morreram naquele terrível acidente no ano seguinte.

De lá pra cá muita coisa mudou, o São Paulo foi para a Libertadores só uma vez, se classificou em quarto lugar nesse Brasileirão que deu a vaga para 2016. Do time que tava em campo, só Bruno, Reinaldo e Hudson ainda continuam no elenco. O São Paulo nunca mais foi líder do Brasileirão, perdeu a liderança no jogo seguinte pro Sport depois de um empate no Morumbi por 1 a 1 contra o Avaí.

Publicidade

Dos times chamados e considerados “grande” que são: Os quatro do RJ (Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo), os quatro de SP, os dois do RS (Grêmio e Inter) e os dois de MG (Cruzeiro e Atlético), nessa questão de liderança do Brasileirão, só estão atrás do São Paulo com mais tempo sem liderança: Cruzeiro (que foi líder na última rodada do título deles no Brasileirão em 2014), Fluminense (que foi na 2ª rodada em 2014), Botafogo (que foi líder na 15ª rodada em 2013) e o Vasco (que foi na 5ª rodada em 2012).

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Chegaram desde então, por volta de 50 jogadores e devem ter saído mais ou menos por essa média também, 2015 foi o ano em que Leco venceu a eleição no fim do ano, mais precisamente dia 27 de Outubro. De lá pra cá não mudou absolutamente nada, ficamos omissos desde então, passando vergonha em Paulistão, Brasileiro, Libertadores (só a de 2016, porque óbviamente foi a última que disputamos) e que não vemos horizonte de melhorias pela frente. Não é normal um time da grandeza do São Paulo, tricampeão Brasileiro nos pontos corridos, com tradição no campeonato, até 2017 ser o primeiro colocado no geral em pontos no Brasileirão, estar a 1052 dias sem liderar.

Será que isso um dia vai mudar? Será que os times ainda tem medo de jogar contra o São Paulo? Quando voltaremos a pelo menos liderar o Brasileirão? Ou melhor: Quando voltaremos a ganhar um título de verdade?

Aguardemos…

Até semana que vem! (… para a próxima coluna, infelizmente não para o próximo título ou liderança)

Abaixo, o último gol que valeu a liderança do Brasileirão para o São Paulo:

_________________________________________________
Contato: [email protected] | Twitter: @carlinhosnovack

Carlinhos Novack é Jornalista, já foi colunista de outros sites tricolores, faz parte da equipe de comunicação da Escola de Samba Dragões da Real, ex-LANCE!. Escreve suas colunas na SPNet todas as Quintas.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade