SPFC em Pauta – 2006, 2010 e 2014, as campanhas antes e depois da Copa

1210

E chegamos a parada da Copa do Mundo, ontem finalizou a última rodada, a primeira parte do campeonato acabou para nós na Terça com uma grande vitória e mais um show do Nene.

O campeonato desse ano será dividido em três partes: antes da Copa, primeira parte pós Copa e segundo Turno. Já jogamos mais da metade do primeiro turno, doze jogos de dezenove. Até agora me agradou o futebol apresentado. Nene tem sido fundamental e jamais pode ficar fora do time. Quem me acompanha nas redes sociais viu que desde o começo falei que o Nene (ao contrário de alguns) era uma excelente contratação, e continuo achando, nunca achei que fosse “jogador velho”, quando foi anunciado gostei de mais, acho um jogador experiente, sempre gostei de seu futebol e acho que era o melhor jogador do Vasco.

Everton é outro que eu continuo achando que é essencial pro time, também não pode ficar de fora e também é uma ótima contratação. Alguns dizem que foi caro, pode ter sido caro mas tá compensando demais dentro de campo. Caro é pagar 10 milhões por um goleiro e deixar no banco, ou, pagar 10 milhões em um goleiro pra jogar duas ou três vezes e só treinar.

A primeira parada oficial pra Copa na era dos pontos corridos, foi em 2006, na qual fomos campeões ao fim do campeonato. No tal ano da Copa na Alemanha, o líder do campeonato na paralisação era o Cruzeiro, o São Paulo era o terceiro colocado e estava há apenas um ponto do líder, tínhamos 20 pontos, o campeonato parou na 10ª rodada.

Publicidade

2010 na parada para a África do Sul, não estávamos nem entre os cinco primeiros na parada para a Copa, e acabamos em nono lugar no geral, talvez a pior posição na parada da Copa, ou o pior aproveitamento em pontos do São Paulo antes da parada desde 2006, ou desde que temos oficialmente a parada no campeonato, a parada foi na 7ª rodada.

Em 2014 no mundial do Brasil, eramos o quarto colocado, o campeonato parou na 9ª rodada e o time tinha 16 pontos, como falei estava em quarto colocado mas empatado com o segundo e terceiros colocados em pontos, que no caso eram Fluminense e Corinthians respectivamente, acabamos ficando com o vice-campeonato e nesse campeonato há uma curiosidade, o único ano em que o mesmo time que estava na liderança antes da parada, foi campeão ao fim que no caso foi o Cruzeiro.

Em 2018 foi o campeonato que “mais durou” antes da parada da Copa, dessa vez paramos na 12ª rodada e o São Paulo tem mais pontos entre todas as paradas, 23. Estamos em terceiro colocado, e, mais uma vez empatados com o segundo como em 2014. Pensando pelo lado positivo: o time está muito bem, há tempos não víamos um time tão competitivo, temos somente uma única derrota. Se for pensar por outro lado positivo: 2006 também eramos terceiro colocado e no final fomos campeões, quem vira na parada pra Copa como líder, não é campeão, e… não somos líder, teoricamente isso pode ser um lado positivo! rs

O campeonato volta dia 18 de Julho, voltaremos em um caminho de pedreira pela frente e enfrentaremos justamente o líder Flamengo, lá no Maracanã, jogo difícil.

Vamos ver o que nos aguarda nessa volta do campeonato, acredito nesse time, se vai ser campeão não sei, mas esse ano acho que não passaremos tanto nervoso e não vamos lutar como ano passado pra não cair. O que eu só queria era contratações na próxima abertura da janela de transferência, pelo menos uns três nomes.

Até semana que vem!
_________________________________________________
Contato: [email protected] | Twitter: @carlinhosnovack

Carlinhos Novack é Jornalista, já foi colunista de outros sites tricolores, ex-LANCE!, um dos roteiristas do site AnimaTunes, produtor de artes visuais do grupo de humor “Os Marcheiros” e criador da página Coisas Antigas. Escreve suas colunas na SPNet todas as Quintas.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.