Além das 4 linhas – Ricardo Gomes

159

Resultado de imagem para ricardo gomes spfcNa semana passada escrevi sobre os bons treinadores brasileiros que eu gostaria que viessem dirigir o SPFC neste momento. Elegi Tite e Cuca como os melhores e dei destaque positivo a Dorival Jr. Mas nenhum destes 3 bons treinadores poderiam vir para o tricolor paulista neste momento.

O SPFC acabou escolhendo Ricardo Gomes para ser o atual treinador. Ricardo tem bons números como treinador no Brasil: Possui aproveitamento de 60% nas partidas em que treinou os 3 clubes brasileiros por onde passou: SPFC, Botafogo e Vasco.

Com este índice de aproveitamento colocaria o SPFC no G4 deste brasileiro. Treinando o SPFC foi semifinalista da libertadores 2010 e terceiro colocado no BR 2009. São números melhores do que os de Patón, que teve 50% de aproveitamento no mais querido.

Ricardo Gomes tem como hábito trabalhar com a base, coisa rara no SPFC dos últimos anos. Mas uma coisa é importante comentar a este respeito: A torcida reclama o pouco uso da base, mas depois vaia os moleques inexperientes. Será que ainda restam dúvidas de que atuar na base e no profissional é muito diferente?  Basta analisar o nível de atuação de cada jogador nas duas categorias. Precisamos ter paciência e aguardar o crescimento profissional de cada atleta, que pode acontecer em idades e momentos diferentes, pois não são máquinas. Casemiro que era vaiado hoje é titular do melhor time do mundo, só para citar um exemplo.

Publicidade

O futebol é ambiente excessivamente emocional e a falta de profissionalismo agrava ainda mais a situação dos clubes e complica muito a relação destes com a torcida e desta com os jogadores. De quantos em quantos anos aparecem talentos como os de Breno ou de Lucas que com apenas 18 anos já desequilibravam uma partida de futebol profissional?

Por isso que a postura de Ricardo Gomes me agrada. Ele tem muita experiência internacional e age com muita calma no dia a dia de um clube de futebol. Conversa muito bem com jogadores e imprensa. Assim também agia o Paulo Autuori. Os dois parecem não se deixar levar por pressões passionais. Se queremos a profissionalização do futebol, este é um dos primeiros passos. Também vem me agradando a postura do Leco, que nunca está na imprensa fazendo ou falando besteiras.

O SPFC ainda não é o clube que gostaríamos de ver e por isso ainda não tem um time de futebol como gostaríamos.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes

carlito150x150

Carlito é advogado, trabalha como representante comercial, frequenta o Morumbi desde 1977 e prefere o time que vence ao time que joga bonito. Escreve nesse espaço todas as quintas-feiras.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.

2 COMENTÁRIOS

  1. Ricardo Gomes é técnico para a serie B os times grandes que caem o contratam para subir, mas para a Serie A não serve é sossegado, não demonstra uma reação tanto na derrota como na vitória, quando todo mundo vê que o time está pessimo ele fala estamos evoluindo, contratem já alguém que mexa com o brio dessas merdas de jogadores que temos, pode ser até o Luxemburgo ou o Leão senão estamos no rumo da serie B.

  2. O problema é que ele não tem tempo para se adaptar, conhecer o elenco e montar um time para começar a reagir. A equipe não atual está desorganizada e não tem nenhuma penetração ofensiva, não consegue criar oportunidades contra equipes fechadas, e a defesa (e ou goleiro) sempre falham em momentos importantes. Mais uma vez, fruto do planejamento mau feito pela diretoria, a trancos e barrancos vamos contratando técnico, jogadores que aparecem e aí vemos no que dá.