Fala, Conselheiro! – Por que eu voto NÃO?

248

A partir dessa semana, a SPNet abre espaço para aqueles que de fato decidem o futuro de nosso clube: os conselheiros, eleitos pelos associados e com poder de decisão no Conselho Deliberativo.

E quem usa esse espaço hoje é o Newton do Chapéu, que além de conselheiro, foi o candidato da oposição na disputa com Leco, após saída de Aidar.

POR QUE EU VOTO NÃO?

Por Newton do Chapéu

Você que é sócio(a) do SPFC foi convocado(a) para uma Assembleia, no próximo dia 06 de agosto, das 10:00hs às 14:00hs. Só pra variar, a gestão atual – que é basicamente a mesma dos últimos 14 anos! – faz questão de NÃO explicar muito bem as coisas, nem dá tempo suficiente para que todos conheçam o caso. Por isso, vamos tentar esclarecer aqui…

Publicidade

Desde 2003 a gestão do SPFC vem fazendo alterações no Estatuto Social do clube: aumentaram o tempo de mandato do Presidente e dos Conselheiros; modificaram a forma da escolha dos Conselheiros Vitalícios; e diversas outras “canetadas”. O mais grave: pra tudo isso, NÃO consultaram os sócios! E olha que essa é uma exigência do Código Civil Brasileiro…

Em 2004, um grupo de conselheiros e associados questionou na justiça estas alterações do Estatuto Social. Desde então a direção tem sido derrotada, em todas as instâncias: até no STF, lá onde os Ministros estão julgando políticos envolvidos no Petrolão! Então, pra ficar claro: o SPFC já pode ser considerado réu condenado! Os atos administrativos feitos desde 2003, oriundos de mudanças no estatuto, NÃO são considerados legais. A justiça considera tudo contra a lei!

Apesar disso, ninguém tem a mínima noção sobre os desdobramentos disso. Mencionar “interventor externo no clube”, por exemplo, é simplesmente uma invenção de quem quer te assustar. Agora, quem está prestes a ser condenado te faz a seguinte proposta: “Sabemos que fizemos errado em outros tempos, mas vamos montar todos juntos um novo Estatuto que diga OK para estes erros todos do passado”. Assim, de uma hora pra outra, não tem mais erros!

Talvez hoje ninguém seja contra uma reforma profunda no Estatuto do nosso clube. Mas imagina só um documento tão importante pra nossa vida ser refeito pra cobrir 12 anos de atitudes contra a lei. E o pior: organizado justamente por aquelas pessoas que NÃO cumpriram a lei!

O voto favorável, no dia 06 de agosto, NÃO significa apenas que vamos mudar o Estatuto Social do clube; significa que nós todos vamos dizer que o autoritarismo e os desmandos ocorridos desde 2003 NÃO são ilegais. Você vai ser conivente com quem desrespeitou a lei. Vote por uma reforma estatutária ampla, que promova profissionalização e, principalmente, moralização do nosso clube. Por isso, vote NÃO à ilegalidade e ao autoritarismo!

 

Newton do Chapéu é conselheiro e representante do movimento Defenda o SPFC

Twitter: @NewtonChapeu

 

 

 

 

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.