Em duelo ‘amarrado’ e com muito calor, Tricolor fica no empate

89

Mesmo com mais posse de bola, torcedores nas arquibancadas e ofensividade no segundo tempo, o Tricolor não conseguiu sair do zero a zero com o Rio Claro na quente tarde deste domingo (1º de março), no Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho. O resultado, no entanto, garantiu a invencibilidade do São Paulo no Campeonato Paulista de 2015 e assegurou a liderança do Grupo A, agora com 17 pontos após sete rodadas.

O forte calor no interior paulista e o gramado irregular ‘seguraram’ o time são-paulino, que não conseguiu explorar as velocidades de Centurión, Thiago Mendes e Michel Bastos para surpreender o adversário. No próximo final de semana, para tentar confirmar este bom início de Estadual, o Tricolor receberá o Corinthians, no Morumbi, pela oitava rodada.

Publicidade

Para atuar neste final de semana, o São Paulo não contou com Rafael Toloi, Denilson, Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano, poupados pela comissão técnica, além de Denis, Dória, Rodrigo Caio, Carlinhos, Breno e Daniel vetados. Dessa forma, a equipe começou o jogo com Rogério Ceni; Auro, Lucão, Edson Silva e Reinaldo; Souza, Thiago Mendes, Michel Bastos e Centurión; Alexandre Pato e Alan Kardec.

Com a bola rolando, o Tricolor tomou a iniciativa da partida, enquanto o Rio Claro tinha dificuldade para sair de sua intermediária. Por causa do forte calor no interior paulista, o confronto começou lento e sem grandes emoções.  Ainda assim, apesar das adversidades, o time são-paulino conseguiu chegar com perigo primeiro.

Aos 8 minutos, após bela troca de passes, Michel Bastos foi acionado dentro da área. Ele deu um chapéu no goleiro e, na hora de finalizar, a arbitragem parou o lance, alegando impedimento do camisa 7 do São Paulo, que estava em posição normal.

Apesar de jogar em casa, o Rio Claro mantinha uma postura defensiva, marcando forte para tentar buscar os contra-ataques e sem deixar os visitantes assustarem. Então, para confundir a marcação e tentar entrar na grande área, Michel Bastos e Centurión alternaram o posicionamento: o argentino foi deslocado da direita para a esquerda, herdando o lugar do companheiro.

Mesmo assim, apesar de o técnico Muricy Ramalho pedir mais movimentação, o embate seguia em ritmo lento. Pelas pontas, o time são-paulino buscou tirar o zero do placar, mas esbarrou na marcação rival. Aos 26, após cobrança de lateral de Auro, Kardec se livrou do defensor, invadiu a área e cruzou para Alexandre Pato. Pitty, no meio do caminho, fez o corte providencial.

Com o duelo truncado e amarrado, a melhor oportunidade de gol saiu dos pés do goleiro Rogério Ceni, que praticamente não trabalhou na primeira etapa. Aos 37, depois de falta sofrida por Pato na entrada da área, o M1TO cobrou com categoria, mas a bola passou rente ao travessão, e assim as equipes foram para os vestiários sem que as redes balançassem.

Na volta para o segundo tempo, o jogo melhorou e os donos da casa assustaram primeiro. Atento nas duas ocasiões, Rogério apareceu bem e neutralizou as investidas do Rio Claro. Para tentar mudar o panorama da partida, o treinador são-paulino apostou nas entradas de Boschilia e Jonathan Cafu nas vagas de Centurión e Pato, respectivamente, aos 13 minutos, e conseguiu dar mais ofensividade.

Aos 17 minutos, após cobrança de falta pela direita, Richard socou a bola para fora da área. Ela sobrou para Michel Bastos, que arriscou da intermediária. A bola desviou e saiu pela linha de fundo com muito perigo! Mais tarde, aos 28, Jonathan Cafu fez bela jogada pela direita e cruzou para Alan Kardec, que bateu de pé direito, no canto esquerdo de Richard, que fez grande defesa!

Com Boschilia e Cafu buscando o jogo e tentando penetrar na área adversária, o Tricolor cresceu no confronto e foi mais agudo. No entanto, diante de um rival bem postado defensivamente, o São Paulo não conseguiu marcar e deixou a cidade de Rio Claro com mais um ponto na competição estadual: 0 a 0 no placar e 17 pontos na classificação.