Campeão mundial pelo São Paulo move ação trabalhista e penhora CT de Cotia

106

UOLESPORTES.COM

BLOG DO BOLEIRO

Luciano Borges

Decisão da penhora em 2012
Decisão da penhora em 2012

O Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, conhecido pelos são-paulinos como CT de Cotia, está penhorado desde maio de 2012. A decisão foi da juíza Cristina de Carvalho Santos, da 10ª Vara do Trabalho de São Paulo que, nesta quinta-feira, determinou também o registro da penhora em cartório competente. Na prática, ela torna público que o imóvel do São Paulo não pode ser usado como garantia em qualquer negociação financeira que o clube venha a fazer. Isto vale para empréstimos bancários ou outro tipo de captação no mercado financeiro.

Publicidade

A penhora foi pedida pelos advogados do meia Leandro Bonfim que moveu ação trabalhista em 2007, pedindo – entre outras coisas – direito de imagem, direito de arena e diferença salarial. Hoje, o valor da causa já atinge R$ 530 mil. O atleta ganhou em duas instâncias. O São Paulo recorreu. O processo está no Tribunal Superior do Trabalho que vai dar a sentença definitiva. “Enquanto isso, o CT de Cotia permanece penhorado e, se o São Paulo perder e não pagar, ele ir à leilão”, disse o advogado Fábio Luiz de Oliveira, do escritório de direito esportivo de Gislaine Nunes, que defende Leandro.

O valor do CT é muito superior ao montante da ação trabalhista. Mas no caso extremo em que o imóvel teria que ser leiloado, o clube ficaria com o dinheiro que ultrapassa o valor determinado pela justiça. Mas pode perder o Centro de Treinamento.

Leandro Bonfim está jogando no Al Wehda (Arábia Saudita). Ele foi atleta do São paulo em  2005. Tinha jogado o primeiro semestre pelo Porto e foi emprestado ao clube brasileiro no meio do ano. Disputou 13 partidas e não marcou gols. Fez parte do grupo campeão do mundo de 2005, vestindo a camisa 18. No ano seguinte, já estava no Cruzeiro.

Baiano, Leandro tem 31 anos e foi revelado pelo Vitória. Jogou em seleções brasileiras de base desde o Sub-15 até o Sub-20. Dividiu a carreira entre passagens pelo exterior (PSV Eindhoven, Porto, Nacional da Ilha da Madeira, Al Itihad e Al Wehda) e por clubes brasileiros (Vitória, São Paulo, Cruzeiro, Vasco da Gama, Fluminense, Bahia, Avaí e Audax-RJ).

O CT de Cotia foi inaugurado em julho de 2005, no mesmo período em que o São Paulo contratou Leandro Bonfim. Fica a cerca de 30 quilômetros da cidade de São Paulo. Possui uma área de 220 mil metros quadrados, com campos de futebol, um estádio, salas para aulas, um REFFIS novo, piscina com janelas panorâmicas,  É lá onde está a base tricolor. Possui um hotel-alojamento que foi utilizado pela seleção da Colômbia, durante a Copa do Mundo de 2014, o que rendeu cerca de R$ 2 milhões ao clube paulista. Foi a “menina dos olhos” do ex-presidente Juvenal Juvêncio.

cotia1