É guerra! Fox joga duro e veta jogo do São Paulo no SporTV

458

TERRA

O Fox Sports chegou ao Brasil em 2012 e enfrenta desde então a pressão das Organizações Globo. Para entrar nas principais operadoras do País, o canal usou a exclusividade da Copa Libertadores para ter o apoio e a pressão dos telespectadores, e conseguiu um acordo com NET, Sky, etc.

Dois anos depois, o grupo criou o segundo canal e sofreu novamente para vencer o lobby, mas foi vitorioso novamente. Porém, desde 2013, abriu mão de parte da Libertadores para o SporTV e conseguiu em troca a Copa do Mundo, Olimpíada, jogos da Copa do Brasil e reprises de jogos do Campeonato Brasleiro.

No entanto, a guerra voltou neste ano. Por ter os direitos continentais da competição, a Fox convenceu a Conmebol que teria exclusividade na primeira fase do torneio em dois jogos do Corinthians ( Danubio e San Lorenzo) e um do São Paulo (San Lorenzo) para desespero de Globo/SporTV.

Publicidade

Nos bastidores, o Terra apurou que a Fox foi proibida de filmar os jogos do Campeonato Paulista – a gravação para posterior exibição de lances e gols é prática comum entre canais que não detêm os direitos – e que recebeu ameaças judiciais por parte da maior emissora do País caso não aceite liberar o jogo San Lorenzo x São Paulo, marcado para as 19h45 (de Brasília) desta quarta-feira, em Buenos Aires.

No entanto, a Fox parece pouco disposta a se entregar à pressão da Globo e nos bastidores “bate o pé” que o jogo é dela e que não abre mão da exclusividade. No dia 23, os torcedores do Corinthians terão apenas o canal de Rupert Murdoch como opção para assistir ao duelo contra o San Lorenzo, na Arena Corinthians.

A Globo/SporTV sofre com a entrada dos estrangeiros no cenário esportivo brasileiro, dominado pela família Marinho desde os anos 1970. A Turner adquiriu com exclusividade para TV fechada os direitos das próximas três temporadas da Liga dos Campeões e promete jogar duro para incluir o canal Esporte Interativo, recentemente comprado pelo grupo , para entrar nas principais operadoras.

O Terra entrou em contato com a assessoria de imprensa do Fox Sports, que disse desconhecer a história. Já a assessoria de imprensa da Sportv não retornou ao contato.