Sextas Tricolores – Classificados! E agora?

85

Após muitos dias de angústia, agonia e, até mesmo, desconfiança, o São Paulo fez um grande jogo contra o rival mais odiado e conseguiu a importante classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores.

Não tenho muito a acrescentar do jogo, já que fomos superiores durante os 90 minutos e demonstramos, claramente, que o rival não sairia do nosso estádio com outro resultado que não fosse a derrota. Tenho, contudo, uma observação a fazer sobre a mídia e a imprensa brasileira em geral.

Eu não acredito muito nessas “coisas de torcedores” em que a mídia persegue o SP tentando instalar crise a cada ocorrido no clube. Acho que, muitas vezes, isso é clubismo da torcida por não entender que os rivais, em algum momento, podem estar melhor. Contudo, vi grande maldade da imprensa na questão que envolveu a expulsão do Sheik.

Quando ele armou uma treta enorme contra o Boca ou em outros jogos, ele era “malandro”, o “jogador de Libertadores”, o “experiente catimbeiro” e ” a cara do Corinthians”. Agora, quando ele usa sua “malandragem” e a arbitragem vê e pune com o devido rigor, a expulsão foi injusta?

Publicidade

Não importa se foi uma agressão pequena ou grande. O critério foi: agressão ou tentativa de confusão, RUA. O único momento em que o árbitro errou foi em não expulsar o Elias. Do mais, um impedimento absurdo dado a favor delas, quando marcaríamos outro e algumas poucas faltas invertidas. Nada anormal contra eles. Mas vamos falar de novidades e do que esperamos para a próxima fase.

O Cruzeiro

Estamos, novamente, destinados a enfrentar um brasileiro na Libertadores. Pegaremos o bicampeão brasileiro Cruzeiro por uma vaga nas quartas de final. Pelo pouco que pude ver, eles possuem dois jogadores que estão bem, um desconhecido e um velho conhecido nosso. O desconhecido fica por conta do uruguaio De Arrascaeta e o “conhecido” é o atacante Leandro Damião.

Considero que o time do Cruzeiro de hoje é mais fraco do que aquele do ano passado. Contudo, precisamos ter cuidado. Encostar um zagueiro no Damião e um volante no uruguaio e partir para cima deles no Morumbi. Temos que fazer o resultado aqui, não tem outra opção. Vale lembrar que estaremos sem Dória, Hudson e Fabiano, três desfalques importantes para a primeira partida. Vamos com a MESMA RAÇA do jogo contra o Corinthians que a classificação está no papo!

Ataíde e o Novo Técnico

Apesar de discordar de algumas coisas da nossa diretoria, considero a escolha de Ataíde Gil Guerreiro o maior acerto do Aidar. Não consigo entender como a torcida consegue cornetar um dirigente desse naipe.

Ele trouxe ABSOLUTAMENTE TODOS OS JOGADORES que o Muricy pediu no começo do ano. Foi atrás dos laterais, atacantes de velocidade e o  ZAGUEIRO CANHOTO (que foi a maior choradeira quando ele não estava conseguindo). O que mais ele precisa fazer? O Ataíde, além disso, é o cara que blinda os jogadores (ATÉ DEMAIS) das críticas e cobranças da mídia e diretoria. Também é o cara que, com muita sabedoria, vem vetando o Luxa no SP.

Falando em Luxa, cada dia mais saem notícias dizendo que ele não vem graças a um acordo entre os times e o “medo” de estragar a relação dos presidentes. Acho isso ÓTIMO!

O cara não conseguiu vencer o Vasco do Doriva e Dagoberto e está crescendo os olhos para cima do Tricolor. Não somos cabide para técnicos decadentes. Para corroborar o que estou falando, basta pegar o histórico dos últimos trabalhos dele e ver o que aconteceu durante e DEPOIS de sua saída. Esses fatos dizem tudo que uma coluna não pode explicar.

Precisamos do novo. Se o Sabella foi descartado, vamos atrás de outro que tenha uma filosofia de jogo diferente de tudo que vimos nos últimos anos. Nada de Renato Gaúcho, Luxa, Abel, Leão e todos esses nomes ultrapassados. Apostemos em alguém com potencial e que vem demonstrando um bom trabalho. Se for o caso e NÃO EXISTIR nenhum nome nesse perfil que eu falei, esperemos o Sampaoli.

Saudações Tricolores!

Contato?

@Abroliveira ou [email protected]

Abrahão de Oliveira é jornalista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo, são-paulino e tem o sonho de cobrir um mundial de clubes com o São Paulo e quer muito ter um Opala SS laranja.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.

10 COMENTÁRIOS

  1. Desculpas Abroliveira, o luxa teria que vir ontem comandar o sao paulo…..o unico que daria jeito nesse time….Nao sou fa da pessoa luxa, mas sim do trabalho quando o mesmo se encontra comprometido… agora sim daria certo, a fome e a vontade de comer…….seu pensamento esta igual a nossa diretoria…estamos ai mais de 20 dias sem tecnico…

  2. SHEIK: a ‘forra’ de Tolói contra o destino, foi o inverso do lance do Dudu do Palmeiras com ele. Dudu o irritou ele revidou e só ele tomou cartão; antes da agressão do Sheik, Tolói dá uma pisadinha que o juiz não viu. CRUZEIRO: com Milton Cruz no comando estamos fora mas é bom que zera tudo pro novo treinador. GUERREIRO: falar o que de um asno que queria segurar o Muricy?

  3. Acho totalmente equivocada a análise do site sobre o Ataíde Gil Guerreiro. Entendo que o Ataíde interferiu de forma negativa na escolha dos jogadores pedidos pelo Muricy.

    Após a saída do Kaká o Muricy deve ter percebido a falta de jogadores de liderança e garra no time, tanto que o perfil que pedia era de líderes: Lugano, Edu Dracena, etc.

    O Ataíde falou abertamente que não queria esse perfil de jogador, e que somente traria jogadores jovens e refinados. Então só foram aceitos os jogadores que se encaixassem nesse perfil.

    O resultado foi um time que só tem um perfil de jogador, que é de qualidade técnica, mas ficamos sem o perfil da liderança, da motivação, pois não tem jogador com esse perfil no elenco. Isso resultou nesse time que passou 4 meses dormindo e que só acordou agora em um jogo.

    Enfim, para mim o Ataíde não entendeu o Muricy sobre a necessidade de trazer algumas características que faltam nesse time e não apenas a posição. Para ter um elenco campeão não basta juntar um monte de jogador, precisa saber encaixar as peças e ver os elementos que faltam para fazer o time funcionar.

    • Sem falar que não entendo esse boato de que o Ataíde blinda jogador… Ele e o Aidar são mestres em fazer todos ficarem contra eles: comissão técnica, jogadores e torcida…

      Parece que só tomam as decisões se elas contrariarem todo mundo. Exemplos: querem técnico estrangeiro mesmo os jogadores sendo contrários (o Souza acabou de dizer isso nos Donos da Bola), não querem jogadores que tenham identificação com a torcida, falam besteiras dos técnicos…

      As consequências são: técnicos e jogadores desanimados e torcedor que não comparece ao estádio, não compra camisa, etc.

  4. Já tivemos no S.Paulo muitos técnicos que não tinham tanto prestígio como técnicos e que fizeram bons/ótimos serviços no S.P.
    Telê, Cilinho, Poy, Pepe, Até o Milton Cruz enquanto “uterino” ,junto ou sem o Rojas e por aí vai.
    Precisamos sim de novidades , até para mudar nosso futebol como foi feito pelo Bella Gutman, mas o $$$$$$$$$ está curto e acho ilusão tanto dos dirigentes como nossa, torcedores que um estrangeiro virá.
    Assim temos que nos contentar com alguém aqui da terrinha.
    Dos que sobraram acredito sim ser o Luxa o melhor. É estrategista, sabe montar times, sabe lançar jovens jogadores, sabe mexer no time durante o jogo e tem autoridade com os jogadores.
    Pode parecer superado, mas não é mais que os Abeis, Muricys, e quetais.
    Não temos como trazer o Cuca, então acho sim que deveríamos ficar com o Milton Cruz até conseguirmos fechar negócio com o Luxa.
    O S.Paulo poderia o0ferecer ao Flamengo,”nessa troca” algumas compensações como, emprestar P.Miranda, E.Silva, Reinaldo, Luis Ricardo.
    Teríamos o Luxa, envuiaríamos jogadores para outro clube, aliviando a folha de pagamento e ele teria tem´po para montar um time com os disponíveis e lançar alguns jovens que vem muito a seu gosto.

  5. Sampaoli?

    Por que ele não aceita agora?

    Ele pretende a visibilidade que a Copa América vai proporcionar conseguir um contrato com alguma equipe europeia.

    Estamos sendo descartados por treinadores em rede mundial, isso é humilhação