Como o clássico com o Corinthians vai influenciar busca por técnico no SP

57

UOL – Guilherme Palenzuela

  • Gilvan de Souza/ Flamengo

    Pressão por Vanderlei Luxemburgo cresce no SP sem resposta de SabellaPressão por Vanderlei Luxemburgo cresce no SP sem resposta de Sabella

O resultado da partida contra o Corinthians, nesta quarta-feira (22), e a consequência entre permanência e eliminação da Copa Libertadores vão afetar a busca por treinador no São Paulo. Dentro do clube, as reações serão totalmente distintas e afetarão as negociações dependendo dos resultados. Se cair na competição, a pressão interna sobre o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro por Vanderlei Luxemburgo será maior do que nunca.

Se hoje a cúpula do São Paulo tivesse de votar entre esperar a resposta do argentino Alejandro Sabella e fazer uma proposta por Luxemburgo, a segunda opção prevaleceria com larga vantagem. Membros próximos ao presidente Carlos Miguel Aidar e favoráveis à contratação de Luxemburgo avisam que, em caso de eliminação na quarta-feira, será feito um pedido ao presidente e ao vice de futebol para que desistam de esperar a resposta de Sabella.

Publicidade

O São Paulo busca o novo treinador há 16 dias, desde o último dia 6, quando Muricy Ramalhou deixou o cargo. A diretoria conversou com Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo, Alejandro Sabella e Jorge Sampaoli.

Abel aceitou, mas o presidente Carlos Miguel Aidar vetou. Sabella, o preferido de Ataíde após a negociação com o primeiro, encantou Aidar, mas declarou prioridade à Inglaterra e pediu longo prazo para responder. Vanderlei Luxemburgo, o preferido de Aidar e último da lista de Ataíde, conversou diretamente com o presidente são-paulino e disse que não assumiria enquanto estivesse empregado no Flamengo. Sampaoli afirmou que não deixará a seleção do Chile, que disputa como anfitriã a Copa América, antes do dia 4 de julho.

Tal cenário fez com que, há uma semana, o São Paulo definisse Sabella como prioridade e esperasse uma resposta do argentino. As vitórias do interino Milton Cruz sobre Portuguesa, Red Bull Brasil e Danubio (URU) amenizaram a pressa são-paulina. A derrota contra o Santos, pela semifinal do Paulistão, devastou tal cenário.

Desde segunda-feira cresceu a pressão entre vice-presidentes, diretores e conselheiros sobre Ataíde Gil Guerreiro para que o São Paulo avance formalmente com uma proposta para Vanderlei Luxemburgo. O movimento cresce à medida que Sabella não responde – primeiro o São Paulo falou no dia 10 de abril como prazo, depois 17 e, agora, 24. Nesta segunda-feira, no CT da Barra Funda, Ataíde e Aidar compareceram ao treino, falaram com a imprensa e mudaram a postura em relação à sucessão de Muricy. Ambos se recusaram a fazer declarações sobre o tema. “Fiz uma promessa a mim mesmo, sobre técnico só falo no dia 24”, disse o vice de futebol.

Mas há o cenário inverso. Se o São Paulo confirmar a classificação às oitavas de final da Libertadores, a diretoria de futebol acredita que ganhará tranquilidade para, de fato, esperar Sabella até sexta-feira. A principal resistência de Ataíde em relação a Vanderlei Luxemburgo é que o técnico do Flamengo obrigaria o São Paulo a mudar quase todo o departamento de futebol se fosse contratado. Luxemburgo trabalha com uma comissão técnica fixa e causaria a demissão de diversos funcionários antigos do CT da Barra Funda, algo que o vice de futebol são-paulino não vê com bons olhos. Por outro lado, o vice-presidente já até falou com Sabella sobre o desejo de manter Milton Cruz no São Paulo caso haja acordo com o argentino.

No Flamengo, a diretoria já não vê a mesma clareza de Luxemburgo sobre permanecer no clube até o término de seu contrato, no fim de 2015. Segundo dirigentes, a consulta direta do São Paulo parece ter feito o técnico ponderar, de fato, a mudança de clube. A sensação se intensificou com a eliminação do Flamengo no Campeonato Carioca, no último fim de semana.

O São Paulo só depende de um bom resultado para continuar na Libertadores. Hoje o clube ocupa a segunda posição no Grupo 2 do torneio, com nove pontos. O Corinthians, líder, tem 13. San Lorenzo, terceiro colocado, tem sete. O lanterna Danubio não marcou nenhum ponto em cinco rodadas. Se vencer na quarta-feira, o São Paulo estará classificado. Se empatar, terá de torcer para que o San Lorenzo não vença o Danubio na Argentina por 4 a 0 ou outros placares por quatro gols de diferença – Corinthians e o próprio São Paulo aplicaram 4 a 0 no Danubio quando atuaram em casa.

Ainda se empatar por 0 a 0 com o Corinthians, o São Paulo poderá ser ultrapassado caso o San Lorenzo vença por placares de três gols de diferença iguais ou superiores a 5 a 2. Argentinos ultrapassariam pelo critério de gols a favor. Em caso de derrota são-paulina, uma vitória por qualquer placar classifica o San Lorenzo. Em caso de empate por 0 a 0 no Morumbi e vitória do San Lorenzo por 4 a 1, ou com empate por 1 a 1 no Morumbi e vitória dos argentinos por 5 a 2, e daí em diante, haverá sorteio. Neste caso, São Paulo e San Lorenzo empatariam em todos quesitos, e a vaga teria de ser decidida em sorteio realizado pela Conmebol.

3 COMENTÁRIOS

  1. Se entrar com um atacante só (LF09 lento ainda por cima), 3 volantes e 3 zagueiros PQ Paulo Miranda NUNCA será lateral, e um CONE na esquerda chamado RUINALDO, PERDEREMOS FÁCIL. Gostaria que o Milton adiantasse a escalação assim nem saía de casa. FDP! LUXA NELES!