Empate no Morumbi e goleada argentina pode levar vaga a sorteio

57

Gazeta Esportiva

A segunda e última vaga do grupo 2 da Copa Libertadores será definida na noite desta quarta-feira. Ou não necessariamente. Se o São Paulo empatar com o ponteiro e já classificado Corinthians e o San Lorenzo vencer o lanterna Danubio, ambos ficarão com dez pontos cada. Dependendo da quantidade de gols, empatados tecnicamente também em todos os critérios. Neste caso, o vice-líder da chave será conhecido somente através de sorteio.

Segundo o regulamento da Conmebol para a competição, os parâmetros para desempate são, pela ordem: pontos ganhos, saldo de gols, gols marcados, gols marcados como visitante e sorteio. Como as duas equipes têm dois gols cada fora de casa e jogarão como mandante nesta quarta-feira, só se recorreria à última solução com empate por 0 a 0 no Morumbi e triunfo por 4 a 1 em Buenos Aires – ou com resultados daí em diante que mantenham a diferença, como 1 a 1 mais 5 a 2.

Em sua última participação na Libertadores, em 2013, o São Paulo viveu situação semelhante na última rodada. Se vencesse o Atlético-MG por 2 a 1, no Morumbi, e Arsenal de Sarandí e The Strongest empatassem por 1 a 1, na Argentina, seria tirada a sorte contra o time boliviano. “Espero que a gente consiga reverter essa situação complicada, nem que seja se classificando por moeda”, chegou a dizer Ney Franco, o então treinador. Não foi preciso: o time paulista derrotou o rival mineiro por 2 a 0 e contou com vitória argentina para avançar às oitavas de final.

Publicidade
Fernando Dantas/Gazeta Press

São Paulo pode ter que mandar representante à sede da Conmebol para sortear vaga às oitavas de final

Em 1943, a moeda foi motivo de piada por parte dos são-paulinos. Por conta da hegemonia estadual de Corinthians e Palmeiras naquele período, dizia-se que, jogando uma moeda, era possível acertar o campeão paulista qualquer lado que desse. Ao fim da competição, no entanto, o vencedor foi o São Paulo, motivando ironia dos dirigentes em reposta ao ditado da época.

Um eventual sorteio na Libertadores não seria com moedas, mas sim com um globo. Ao menos foi assim que, em 1999, o Corinthians avançou às quartas de final da Mercosul. Empatado com o Boca Juniors em todos os critérios, o time brasileiro ganhou a vaga após sorteio na sede da Conmebol, no Paraguai. Diante de representantes dos dois clubes, bolas de 1 a 10 foram colocadas em um globo. Alberto Dualib optou pelas pares, e a sorteada foi a de número 4.

Para não lançar sua sorte ao acaso nesta quarta-feira, basta ao São Paulo vencer justamente o Corinthians, por qualquer placar. Até mesmo um empate, porém, seria novidade na temporada. Em dois clássicos disputados contra o rival, foram duas derrotas. Uma em Itaquera, na estreia da Libertadores, e outra no Morumbi, em jogo válido pelo Campeonato Paulista.

2 COMENTÁRIOS

  1. Não se o São Paulo empatar esse jogo e se classificar…é muita sorte…mas acho que San Lorenzo vai ensacar o Danúbio hoje. Não podemos jogar , pensando no outro jogo. A vitória simples nos garante na próxima fase. Basta apenas esse time entrar com espírito de equipe e essa besta do Milton Cruz colocar as peças certas em jogo!!!