São Paulo quer ‘Lorde’ estudioso e pós-graduado para vaga de técnico

82

Fonte: ESPN

Fortemente cotado para assumir a vaga que pertencia a Muricy Ramalho no São Paulo, Juan Carlos Osorio tem um perfil diferente se comparado a boa parte dos técnicos brasileiros. O treinador, atualmente no Atlético Nacional-COL, agrada ao clube tricolor por ser um teórico do futebol e ter experiência na Europa. Mas não é só isso. O técnico também é conhecido pelo empenho nos estudos relacionados ao esporte.

Pós-graduado em Ciências do Futebol na Universidade de Liverpool, Osorio é uma estrela na Colômbia muito pelo método de trabalho, considerado sério, profissional e disciplinado. Além disso, o colombiano é caracterizado por estar sempre vestido com ternos cheios de classe e portar um bloco de anotações para pontuar os erros de suas equipes, no maior estilo José Mourinho. O modo europeu de trabalhar rendeu o curioso apelido de “Lorde”.

Nascido em Santa Rosa de Cabal, Osorio foi estudar nos Estados Unidos nos anos 90, onde se formou em Ciência do Exercício pela Southern Connecticut State University. O contato profissional com futebol começou oito anos mais tarde, quando virou auxiliar do modesto Staten Island Vipers (EUA).

Publicidade

Em 2001, após passagem meteórica pelo MetroStars (EUA), veio o convite do técnico Kevin Keegan para ser auxiliar do Manchester City. No clube inglês foram quase seis anos antes de embarcar na carreira como treinador principal.

A primeira experiência apareceu no Millionarios, da Colômbia. Pelo time do país natal, Osorio não conseguiu impor o “estilo europeu” e deixou o clube com 19 vitórias, nove empates e 14 derrotas.

Em seguida vieram passagens pelo Chicago Fire, New York Red Bulls, Once Caldas e finalmente o Atlético Nacional, onde está desde 2012.

Com a equipe de Medellín, o técnico disputou 119 jogos até o momento, com um aproveitamento de 57.9 % e três títulos: um clausura (2010), dois aperturas (2013 e 2014), uma Superliga Colombiana (2012) e uma Copa da Colômbia (2013).

Osorio já enfrentou o São Paulo em algumas oportunidades. Na Copa Sul-Americana de 2013, o técnico viu o Atlético Nacional ser eliminado pelo time brasileiro nas quartas de final, após derrota por 3 a 2 na ida e empate sem gols na volta. Em 2014, a situação foi diferente e o treinador derrotou o clube tricolor, nos pênaltis, na semifinal do torneio.

2 COMENTÁRIOS