Erros com Sabella deixam São Paulo com nova postura para ter Osorio

73

Lancenet – Bruno Grossi e Fernando Faro

Atletico Nacional, Osorio Tecnico, (foto: AFP)

O longo período de espera para que o São Paulo resolvesse ir atrás de Juan Carlos Osorio indica que a diretoria aprendeu com os erros na negociação com Alejandro Sabella. Se ainda não garantiu o êxito da empreitada, ao menos desta vez o clube se cercou muito melhor para evitar o constrangimento de ver uma nova recusa pública.

Ao contrário da consulta ao argentino, alardeada pelo vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro desde o início das sondagens, o nome de Osorio só veio à tona quando ele e o presidente Carlos Miguel Aidar já estavam na Colômbia com a reunião sacramentada. Aidar, desta vez, também delegou menos e resolveu assumir a frente das negociações. Se antes o vice de futebol atuou sozinho e recebeu autonomia, desta vez foi o presidente quem deu as cartas.

O desenho do perfil “estudioso” também foi mais concreto desta vez. Além de ser um apreciador de táticas e ter trabalhado cinco anos como auxiliar no Manchester City (ING), o colombiano tem diploma pós-graduado em ciência do futebol pela Universidade de Liverpool – tem também certificação de treinador na Inglaterra e na Holanda. A verticalização dos processos entre as categorias de base e o profissional também encantou os dirigentes.

Publicidade

Existem, porém, semelhanças entre as negociações. Ser um treinador estrangeiro e de ideias “novas” era um pré-requisito desejado. Sabella era visto como uma mente diferente na mesmice do cenário nacional, mas Aidar e Ataíde acreditam que o trabalho de Osorio pode alcançar este patamar.

A semelhança que mais preocupa, no entanto, é o assédio de outros clubes. Osorio também é desejado pelo Cruz Azul (MEX), mas sinalizou que gostaria de trabalhar no São Paulo. Ele se reuniu com Aidar e Ataíde na quarta-feira, disse que resolveria pessoalmente a rescisão do contrato com o Atletico Nacional (COL) e pediu alguns dias para acertar sua situação no clube.

Até lá, a ordem é ficar de boca fechada. Ninguém quer que o sonho por Osorio termine com o mesmo fim da novela Sabella.