São Paulo supera protesto da torcida, bate Joinville e dorme na liderança do Brasileiro

39

Fonte: ESPN

A situação no São Paulo não é das melhores desde a queda na Libertadores, mas a equipe deu sinais de reação neste sábado (23). A noite que começou com ambiente conturbado, protesto e vaias da torcida, acabou em alívio com a vitória do time tricolor sobre o Joinville, por 3 a 0, no Morumbi. O zagueiro Dória, Michel Bastos, que renovou contrato até 2017, e Alexandre Pato fizeram os gols.

O jogo, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, também pode ter marcado a despedida do interino Milton Cruz do cargo de treinador. O clube do Morumbi está perto de fechar a contratação do colombiano Juan Carlos Osório, que atualmente comanda o Atlético Nacional, de Medellín. Uma definição pode acontecer na próxima semana.

Agora o São Paulo está com duas vitórias e uma derrota no Brasileirão. Com seis pontos, o time dorme na liderança da competição. A vitória também foi importante para uma marca da equipe tricolor. Desde 2006, os paulistas não venciam 10 jogos seguidos no Morumbi. O elenco está com 100% de aproveitamento em seu estádio desde o dia 12 de março, quando iniciou a atual sequência de nove vitórias ao bater o São Bento pelo Campeonato Paulista.

Publicidade

Já o Joinville permanece com 1 ponto na tabela de classificação e ocupa a vice-lanterna.

O clima já não era favorável desde antes do jogo. A principal torcida organizada fez um protesto contra a fase do clube. O único que se salvou das críticas foi Rogério Ceni. Já o vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, e jogadores como Luis Fabiano, Ganso e Souza foram muito contestados.

Só que o time não demorou muito a responder dentro de campo. Na base do abafa, o São Paulo criou boas chances e rapidamente abriu o placar. Aos 10 minutos, Bruno levantou para a área e o zagueiro Dória testou firme, sem chances para o goleiro Oliveira.

Uma aposta de Milton Cruz que funcionou foi a entrada de Thiago Mendes aberto pelo lado direito. Sem muitas oportunidades no começo do ano, o meia ajudou a não sobrecarregar Michel Bastos pela esquerda. Em determinados momentos, os dois trocaram de setor para enganar a marcação adversária.

A partida só não ficou mais fácil porque o São Paulo diminuiu o ritmo de forma considerável e passou a errar passes no meio de campo, o que deixou o jogo morno.

Os paulistas voltaram diferentes para a etapa final, com Alexandre Pato no lugar de Luis Fabiano. A alteração surtiu efeito aos 13 minutos. O camisa 11 recebeu a bola livre, após saída lenta do Joinville, e apenas rolou para Michel Bastos, que renovou contrato neste sábado, bater firme para aumentar.

Com o Joinville praticamente entregue e sem poder de reação, o São Paulo apenas controlou a partida e ainda chegou ao terceiro. Pato recebeu de Thiago Mendes e bateu no canto de Oliveira para fechar o placar.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 0 JOINVILLE

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 23 de maio de 2015, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Janette Mara Arcanjo (Fifa-MG) e Paulo César Silva Faria (MT)
Cartões amarelos: Thiago Mendes (São Paulo)
Público: 12.740
Renda: R$ 396.310,00
Gols: SÃO PAULO: Dória, aos 10 minutos do primeiro tempo. Michel Bastos, aos 13, e Alexandre Pato, aos 40 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Bruno (Hudson), Paulo Miranda, Dória e Reinaldo; Denilson, Souza, Thiago Mendes, Ganso e Michel Bastos (João Paulo); Luis Fabiano (Alexandre Pato)
Técnico: Milton Cruz

JOINVILLE: Oliveira; Mario Sérgio, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Naldo, Anselmo, Marcelo Costa e Marcelinho Paraíba (Augusto César); William Henrique (Willian Popp) e Kempes (Jael)
Técnico: Hemerson Maria