Em casa no Rio Grande do Sul

54
0000Capa.jpg

Por Rubens Chiri/saopaulofc.net

Estado que receberá o próximo jogo do Tricolor no Campeonato Brasileiro de 2015, o Rio Grande do Sul guarda bons resultados do São Paulo nas duas últimas edições da competição nacional. Palco para o embate com o Internacional, no próximo domingo (31), às 16h (de Brasília), no Beira-Rio, o lugar garantiu resultados positivos aos paulistas em 2013 e 2014.

O último revés do time são-paulino lá foi em 2012, quando o Grêmio levou a melhor ao vencer por 2 a 1. Desde então, o Tricolor conseguiu grandes exibições no estado. Em 2013, na Arena Grêmio, o Tricolor arrancou o empate por 1 a 1 com gol do atacante Luis Fabiano. Ainda naquela temporada, outro confronto memorável garantiu três pontos ao São Paulo no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Em tarde inspirada no dia 27 de outubro, o centroavante Aloísio comandou o triunfo dos paulistas por 3 a 2 no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, diante do Internacional. O Boi Bandido balançou as redes três vezes e foi ovacionado pela torcida, que aplaudiu o goleador de pé. Na ocasião, a vitória sobre o Colorado deu mais força aos visitantes na luta contra a zona do rebaixamento e eternizou o jogador no clube. As três voadoras de Aloísio (hoje no Shandong Luneng-CHI), ainda estão na memória do ex-jogador do São Paulo.

Símbolo da raça e determinação do elenco são-paulino durante a reação da equipe na temporada 2013, o atacante foi homenageado pelo clube após o triunfo sobre os gaúchos com a camisa ‘Segura o Boi’, elaborada pelo Departamento de Marketing. E o jogador revelou, recentemente, que tem uma peça guardada para simbolizar a sua marcante passagem pelo Tricolor.

“Tenho a camisa guardada, porque aconteceram muitas coisas boas na minha passagem pelo São Paulo. Sem dúvida aquele jogo contra o Internacional fez parte disso, principalmente pelos gols, e por isso recordo com carinho aquele jogo. Estou sempre na torcida pela equipe. Deixei muitos amigos no clube e, por isso, não poderia ser diferente”, afirmou.

Em 2014, com a mesma postura da temporada anterior, o São Paulo também fez bonito para envolver os anfitriões. No dia 20 de agosto, o gol solitário do Maestro Paulo Henrique Ganso deu ao Tricolor o importante triunfo por 1 a 0, que mais tarde seria fundamental na briga por uma vaga na Libertadores da América.

Por fim, no dia 4 de outubro daquele ano, o parelho duelo com o então favorito Grêmio fechou as grandes exibições da equipe no Rio Grande do Sul. O duelo foi um verdadeiro tira-teima entre os clubes. E, nos detalhes, o Tricolor conseguiu vencer os gaúchos por 1 a 0 e derrubar uma invencibilidade de oito jogos consecutivos do goleiro Marcelo Grohe no Campeonato Brasileiro de 2014.

Coube ao capitão Rogério Ceni a missão de converter com categoria o pênalti que garantiu o importante triunfo dos paulistas. Diante de um adversário que também somava 43 pontos na competição nacional antes de a bola rolar em Porto Alegre, na Arena, a equipe são-paulina conseguiu abrir três pontos contra um rival direto na classificação e se manteve na terceira colocação, com 46.

De quebra, o Tricolor conseguiu desempatar o histórico do confronto com os gremistas. Ao longo dos anos, paulistas e gaúchos se enfrentaram 55 vezes pelo Brasileirão. Agora, com 22 vitórias, os paulistas levam vantagem sobre o adversário, que detém 21, além de 12 empates.

E que em 2015, com a mesma garra dos anos anteriores, o São Paulo consiga deixar o estado com a sensação do dever cumprido!