São Paulo se divide entre Osório e Peseiro, mas deve falar com Luxemburgo

71

UOL – Guilherme Palenzuela

  • Colombiano Juan Carlos Osório tem apoio da maioria e já aceitou projetoColombiano Juan Carlos Osório tem apoio da maioria e já aceitou projeto

O São Paulo passou a segunda-feira (25) reunido com o técnico português José Peseiro. Foram duas conversas: uma pela manhã e outra que começou a tarde e durou até a noite. Do encontro, segundo relatam membros da diretoria do clube,o presidente Carlos Miguel Aidar saiu impressionado. Aprovou as ideias apresentadas por Peseiro e gostou até mais do que já tinha ouvido do colombiano Juan Carlos Osório. Mas o pensamento de Aidar não é o mesmo dos demais dirigentes.

Se Aidar gostou mais de Peseiro, o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro prefere Osório. O nome do colombiano foi tratado em reuniões do departamento no clube e passou por um estudo de perfil. O português, diferentemente, veio de indicação pessoal de Aidar e não foi discutido dentro do São Paulo. Fora do futebol, também há pressão de dirigentes para que Aidar feche logo com Osório, uma vez que o time já está sob o comando do técnico interino Milton Cruz há quase dois meses.

O São Paulo agora aguarda para os próximos dias as sugestões salariais de Peseiro e Osório. Quer ouvir quanto cada um espera receber mensalmente para trabalhar no clube, depois de aprovar os dois candidatos. Já sabe que o colombiano deverá pedir menos – trabalha em patamar financeiro inferior no Atlético Nacional, da Colômbia, em comparação ao português, que em fevereiro deixou o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos.

Publicidade

Enquanto aguardam os pedidos para iniciarem negociações financeiras, o São Paulo discutirá internamente os nomes. Neste momento a diretoria está longe de um consenso. Aidar e Ataíde também aguardam a possibilidade de conversarem com Carlos Queiroz, outro português, que foi oferecido. Queiroz é treinador da seleção do Irã, já comandou Portugal, Real Madrid (ESP) e foi auxiliar do escocês Alex Ferguson no Manchester United (ING). Peseiro foi seu auxiliar no clube espanhol.

Valerio Pennicino/Getty Images

Português José Peseiro, 55, impressionou presidente Carlos Miguel Aidar.

Dirigentes do São Paulo também acreditam que nos próximos dias o clube receberá também a procura de Vanderlei Luxemburgo, demitido do Flamengo na noite de segunda-feira. Ele chegou a perder prestígio no clube carioca pela forma como tratou publicamente a proposta que recebeu do São Paulo no início de abril, quando Muricy Ramalho foi demitido. Na ocasião, Aidar ouviu de Luxemburgo que não trocaria de clube porque cumpriria o acordo no Rio de Janeiro. Agora, o São Paulo crê que será procurado.

Luxemburgo conta com a simpatia de Carlos Miguel Aidar, que tratou diretamente, por telefone, das conversas quando Muricy caiu. Não conta, porém, com o apoio de Ataíde Gil Guerreiro. O vice-presidente de futebol é contrário à contratação por acreditar que Luxemburgo não se enquadra no perfil de treinador estabelecido para o São Paulo, com verticalização do futebol do profissional à base e formação de atletas, sem grandes investimentos em contratação.

Quem está na diretoria, no entanto, acredita que o presidente poderá bancar a contratação de Luxemburgo caso seja convencido de que é uma alternativa melhor do que apostar em Osório, Peseiro ou qualquer outro treinador disponível.

O São Paulo já tinha marcado a reunião com Peseiro quando foi à Colômbia para conversar com Osório – diretoria nega a viagem. Em Medellín, encontrou o técnico colombiano, de 53 anos, totalmente disposto a assumir o clube. Aidar e Ataíde visitaram o centro de treinamento do Nacional, almoçaram com Osório e foram à casa do técnico, onde conheceram a família e assistiram a vídeos de jogos do São Paulo, com análise do colombiano. Voltaram para São Paulo muito otimistas e não desmarcaram a reunião com Peseiro por respeito.

No último sábado, o grande obstáculo que impedia Osório de assumir o São Paulo caiu. O Atlético Nacional foi derrotado por 1 a 0 pelo Deportivo Cali e acabou eliminado nas quartas de final da primeira fase do Campeonato Colombiano. Após a partida, Osório falou em tom de despedida. Procurado pela reportagem na segunda-feira, o diretor esportivo do clube colombiano, Victor Marulanda, afirmou: “O treinador nos informou que antes da metade da semana saberemos de sua decisão”.

5 COMENTÁRIOS

  1. DIRETORIA BURRA REFLITAM NAS CAGADAS FEITAS DESDE O COMECO DO ANO…..NAO VAMOS VIRAR UM PALMEIRAS, TRAZENDO UM TECNICO GRINGO E CORRER O RISCO DE CAIR PARA SEGUNDA DIVISAO…..PRECISAMOS DE RESPOSTA RAPIDA….NAO GANHAMOS NADA DESDE DE 2008…..LUXAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA JAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA……..