Ouvir Ceni e fazer Ganso evoluir. O ‘manual’ para Osorio sobreviver no SPFC

68

Blog do Perrone – UOL

Se clube de futebol tivesse manual de instrução, o colombiano Juan Carlos Osorio receberia um semelhante a este elaborado pelo blog, mas em espanhol, claro. São oito “instruções” que mostram onde o novo técnico do São Paulo está pisando. Veja abaixo.

 

1 – Jamais atender a um telefonema ou se encontrar com Juvenal Juvêncio e/ou seus aliados políticos. A aproximação de quem trabalha no futebol são-paulino com o desafeto do presidente Carlos Miguel Aidar provoca curto-circuito imediatamente.

Publicidade

2 – Jamais dar de ombros para análises sobre o time feitas por Rogério Ceni ou tentar impedir que ele dê palestras aos demais jogadores. Em caso de dúvida, telefonar para Ney Franco, técnico que teve um atrito com o goleiro e após ser demitido, em 2013, criticou o ex-comandado. Isso apesar de a demissão só acontecer cerca de sete meses depois da divergência por conta de uma substituição recomendada pelo goleiro e ignorada pelo técnico. Não significa que Ceni tenha pedido a cabeça de Ney, mas trombar com o principal ídolo da torcida não é saudável para nenhum treinador.

3 – Jamais usar métodos de treinamento e sistemas táticos semelhantes aos adotados pela maioria dos treinadores brasileiros. A cúpula são-paulina entende que os técnicos nacionais estão defasados e são quase todos iguais no trabalho. Assim, escolheu um estrangeiro para trazer novidades. Se Osório trabalhar como os colegas daqui, correrá sério risco de diminuir sua ‘vida útil’ no clube.

4 – Jamais passar a mão na cabeça de jogadores que cometam atos de indisciplina ou paparicar atletas. Aidar foi aconselhado por diretores a contratar um treinador com pulso firme.

5 – Jamais desistir de fazer com que Paulo Henrique Ganso tenha ótimas atuações com frequência. A diretoria sonha em ver o meia brilhar, levar o time a grandes conquistas e ser vendido por uma fortuna para a Europa.

6 – Jamais deixar de se informar sobre as categorias de base do clube e de dar oportunidade aos jogadores formados em casa. Desde que assumiu a presidência, Aidar tem como uma de suas metas aumentar a integração entre os CTs de Cotia, onde treinam os garotos, e o centro de treinamento da Barra Funda.

7 – Jamais criticar a estrutura do CT da Barra Funda ou pedir para o time fazer períodos de treinamento em outras cidades. O local é motivo de orgulho para os cartolas.

8 – Jamais cobrar publicamente atrasos em seus pagamentos, se eles acontecerem. O clube tem atrasado com frequência direitos de imagem dos atletas e desaprova as cobranças em público.

5 COMENTÁRIOS

  1. Luiz, provavelmente vc deve assistir jogos de segunda divisão, como seu time de Gayvotas. Você deve ser um babacão ou Gayvotão. Não venha com esse comentário de adversário , que não ve a hora do Rogerio parar. Hoje o Rogerio não deve nada a nenhum goleiro, todos fracos. Então a culpa não esta no goleiro e sim num monte de lixos que não jogam porra nenhuma. Se não conhece de futebol, não faça comentarios sem base.

  2. Meu caro Luiz, não seja alienado. No Tricolor tem que jogar atleta com personalidade, não esses zagueiros lixo como esse Antonio Carlos, horrivel. Se o cara não tem habilidade para sair jogando, que vá jogar na segunda divisão. Veja se o Miranda ficava recuando bola, o Andre Dias, etc. Não venha com esses seus exemplos inuteis.

  3. Meu caro, não seja alienado. No Tricolor tem que jogar atleta com personalidade, não esses zagueiros lixo como esse Antonio Carlos, horrivel. Se o cara não tem habilidade para sair jogando, que vá jogar na segunda divisão. Veja se o Miranda ficava recuando bola, o Andre Dias, etc. Não venha com esses seus exemplos inuteis.