Com enorme expectativa, Osorio inicia nesta segunda sua era no São Paulo

66

GloboEsporte.com – Marcelo Prado

O São Paulo inicia nesta segunda-feira uma nova etapa de sua história. Doze anos após o chileno Roberto Rojas, em companhia com Milton Cruz, classificar o time para a Libertadores de 2004, o Tricolor apostará novamente em um técnico estrangeiro. A partir das 12h30 desta segunda-feira, terá início a era Juan Carlos Osorio no Morumbi. O técnico de 54 anos será apresentado no CT da Barra Funda e, muito provavelmente, fará sua estreia na quarta-feira, diante do Santos, no estádio do Morumbi.

Juan Osorio (Foto: Futpress)Técnico colombiano Juan Carlos Osorio inicia gestão à frente do São Paulo (Foto: Futpress)

O colombiano vai encontrar um time que tem a irregularidade como principal característica na temporada. Dentro de casa, o São Paulo é praticamente imbatível. Em 13 partidas que disputou, conquistou 12 vitórias e perdeu apenas uma vez, para o Corinthians, pelo Campeonato Paulista, o que resulta no aproveitamento de 92,3%. Só que fora, o time não vai nada bem. Em 14 partidas, são quatro vitórias, três empates e sete derrotas, o que resulta no aproveitamento de 35,7%.

Não está definido como será montada a comissão técnica de Juan Carlos Osorio, que assinou por duas temporadas com o Tricolor.  Ele gostaria de trazer três profissionais ao clube: Luis Pompilio Paes (auxiliar), Jorge Henrique Rios (preparador físico) e Fabio Calle (preparador de goleiros). Só que o São Paulo conta com dois preparadores físicos (Zé Mário Campeiz e Sérgio Rocha) e um preparador de goleiros (Haroldo Lamounier). Por isso, essa questão ainda será resolvida. Nesta primeira etapa, Osorio virá apenas com seu auxiliar.

Publicidade

Milton Cruz é um caso que ainda precisa ser resolvido. Coordenador técnico, ele faz parte da comissão fixa do clube há 21 anos, mas pode mudar de função. Especula-se que o presidente Carlos Miguel Aidar queira coloca-lo no CT de Cotia para fazer a ligação da base com o profissional. No Beira-Rio, Milton diz ter recebido a promessa de que continuaria nessa função, mas uma definição só será anunciada nesta segunda-feira pelo dirigente.

Osorio chega ao São Paulo após trabalhar três temporadas no Nacional de Medellín. Lá, virou ídolo da torcida e conquistou seis títulos: torneio Copa da Colômbia 2012, Superliga da Colômbia 2012, torneio Apertura 2013, torneio Finalizacion 2013, Copa da Colômbia 2013 e torneio Apertura 2014. No ano passado, também levou o time ao vice-campeonato da Copa Sul-Americana, inclusive derrotando o São Paulo na semifinal, nos pênaltis, em pleno estádio do Morumbi, que será sua casa a partir desta segunda-feira.

1 COMENTÁRIO