Santos estuda parceria com DIS por Ganso; empresa desconhece assédio

73

GloboEsporte.com – Marcelo Prado e Bruno Giufrida

Paulo Henrique Ganso, São Paulo (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)Paulo Henrique Ganso, voltará ao time no clássico de quarta (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)

O meia Ganso é titular no São Paulo e virou motivo de cobiça de Santos, Cruzeiro e Flamengo. O Peixe, inclusive, já entrou em contato com o presidente Carlos Miguel Aidar para saber qual é a situação do jogador e ouviu que o Tricolor não aceita liberá-lo por empréstimo.

Por isso, o Alvinegro estuda possibilidades para tentar contratar Ganso novamente – o atleta deixou a Vila Belmiro em 2012, em litígio com a antiga diretoria, liderada por Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e Odílio Rodrigues. Uma das alternativas é sugerir parceria com o DIS, que também teve problemas com o grupo comandou o Santos até o fim do ano passado.

Uma das estratégias do Santos é convencer o grupo a comprar os 32% dos direitos econômicos do meia que pertencem ao Tricolor e o colocar no Alvinegro, que serviria como “vitrine”.

Publicidade

Mas para Roberto Moreno, diretor executivo do grupo de investidores que detém 68% dos direitos econômicos de Ganso, não é o momento de se pensar em uma nova transferência nacional. A ideia é que o camisa 10 continue trabalhando no Tricolor até o meio do ano para buscar uma saída para o futebol europeu, o que seria a prioridade do meia.

– Ouvi muitos comentários pela imprensa, mas até agora não fui procurado por ninguém do São Paulo me falando que o atleta está à venda. Por empréstimo, não há o menor interesse de negócio com qualquer equipe. É preciso também observar o posicionamento do jogador. O desejo do Ganso é jogar na Europa, ele sempre falou isso. Hoje vejo como mais viável uma transferência para fora no meio do ano – afirmou Moreno, em contato com o GloboEsporte.com.

São Paulo x DIS

Caso Ganso seja negociado, o São Paulo teria direito a 32% do valor total. Só que o clube e a DIS ainda têm uma pendência a resolver. Quando o camisa 10 foi contratado, em setembro de 2012, havia uma cláusula no contrato que obrigava o São Paulo a pagar R$ 5 milhões ao parceiro caso o atleta disputasse 70% dos jogos entre sua regularização, em novembro de 2012, até dezembro de 2013.

DIS e São Paulo divergem sobre a quantidade de jogos disputados por Ganso entre novembro de 2012 e dezembro de 2013. Número de partidas poderia render bônus de R$ 5 milhões à empresa.

Nas contas do Tricolor, o atleta chegou a 68 partidas no período (68.6% dos jogos da equipe). Na conta da DIS, ele passou dos 70 jogos e superou a porcentagem. A diferença se dá porque a empresa contabiliza amistosos que não estão na conta do clube.

–  Estive primeiro com o Gustavo (Vieira, ex-gerente de futebol) e depois com o Carlos Miguel Aidar para discutir o assunto. Ele falou que a presidência havia mudado de dono e que, no momento, não era possível pagar, já que não havia dinheiro. Seria o caso de resolver a questão judicialmente, mas resolvemos dar um tempo. A DIS não quer brigar com ninguém, mas quer que seus direitos sejam respeitados – afirmou Roberto Moreno.

Com contrato até 2017, Ganso deverá voltar ao time no clássico contra o Santos, quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. O meio-campista não esteve em campo no último domingo, contra o Internacional, por problemas particulares. Com Juan Carlos Osorio, novo técnico apresentado na última segunda-feira, o camisa 10 poderá ganhar novo posicionamento. Em vez de jogar apenas encostado no atacante, ele poderá ser um armador pelo lado esquerdo, já que o colombiano poderá escalar dois meias.

Em sua coletiva de apresentação, Osorio falou sobre o meio-campista que, em 2015, segue muito irregular, alternando boas apresentações com desempenhos muito ruins.

– Conheço Ganso por ter enfrentado em outras equipes, como o Santos, com Muricy, em que também jogava Neymar. Me lembro bem, tem bom passe, acho que pode jogar à frente dos meio-campistas. Tenho que trabalhar isso. Mas pode ser com apenas um volante, e dois meias, sendo o Ganso um deles – ressaltou o treinador.

Presidente do Santos defende Ganso

Revelado nas categorias de base do Santos, o meia se transferiu para o São Paulo em 2012, após não se acertar com a antiga gestão do clube. Em seu último jogo na Vila Belmiro, o atleta foi alvo de moedas atiradas pela torcida no gramado. Isso, porém, não assusta o presidente Modesto Roma Júnior.

– Ele não é esse demônio que estão querendo pintar. Forçaram essa situação. Ele não foi nenhum demônio – defendeu o dirigente.

1 COMENTÁRIO