Choque-Rei online: palmeirenses e são-paulinos fazem sucesso nas redes

78

GloboEsporte.com

Por Fabrício Crepaldi e João Gabriel Rodrigues

 

Rivais, que se enfrentam neste domingo, têm jogadores “viciados” na tecnologia. Eles mostram momentos do dia a dia do clube, da vida pessoal e interagem com fãs.

Cristaldo Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

Publicidade

                 Cristaldo é o palmeirense mais ativo nas redes (Foto: Marcos Ribolli)

 

As redes sociais se tornaram o quintal dos jogadores de futebol. Sempre presos a uma rotina alucinante de treinos, concentrações, viagens, jogos, compromissos comerciais, e cercados por assessores e agentes, os atletas encontraram na internet uma zona de escape, uma forma de interagir com fãs, amigos e jornalistas, já que, na vida real, isso se tornou quase impossível.

Há, porém, o outro lado. Assim como facilita o contato com fãs, as redes tornam os jogadores alvos fáceis para descontentes. Eles recebem muitas provocações e ofensas. Alguns ignoram, mas há aqueles que não conseguem se segurar e acabam entrando em arranca-rabos virtuais. O meia palmeirense Valdivia (que não estará em campo neste domingo, pois serve à seleção chilena na Copa América), por exemplo, já se envolveu em várias polêmicas, tanto no Instagram, quanto no Twitter.

Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na arena palmeirense, pelo Brasileirão, estarão em campo dois rivais cujos jogadores são muito ativos no mundo virtual. Palmeiras e São Paulo também têm suas contas oficias em Twitter, Instagram, Facebook e, como outros clubes, interagem com torcedores, passam informações e vendem sua imagem no mundo virtual. O Tricolor leva vantagem na quantidade de seguidores.

tabela redes sociais Palmeiras e São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)

Confira abaixo alguns detalhes do duelo cibernético do clássico deste domingo.

Redes preferidas

A facilidade para a postagem de fotos e contato com os torcedores nos comentários. Essas são as explicações dos atletas para o Instagram ser a rede preferida de tricolores e alviverdes. A maioria também têm contas no Twitter e no Facebook, mas essas acabam funcionando mais como canais oficiais, geralmente gerenciados por assessores.

O Periscope, aplicativo para transmissão ao vivo em vídeo, é a nova moda entre os jogadores. Por lá, eles mostram em tempo real momentos como treinamentos, concentração, viagens, além de situações da vida pessoal, com a família ou amigos. Os fãs podem comentar ao mesmo tempo, que o responsável pela conta lê na própria tela.

Mais populares

Valdivia Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Valdivia é o palmeirense mais seguido no Instagram (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

No Palmeiras, o jogador que mais tem seguidores é Valdivia. São cerca de 735 mil no Twitter e 186 mil no Instagram. Os outros quase não usam o microblog e preferem mesmo a rede de fotos e vídeos: Zé Roberto, conhecido mundialmente, tem 138 mil seguidores. Kelvin, que atuou em Portugal, é o terceiro, com mais de 85 mil. Cristaldo, Leandro, Alecsandro e Rafael Marques, todos entre 42 mil e 43 mil seguidores, completam a lista dos principais.

No São Paulo, Alexandre Pato é o mais ativo nas redes. Tem cerca de 1,3 milhão de seguidores no Instagram e 1,05 milhão no Twitter. Luis Fabiano, que jogou muitos anos na Europa, vai bem no Twitter, com cerca de 2 milhões de seguidores, mas no Instagram são 367 mil – ainda assim, é mais assíduo na rede de imagens. Alan Kardec, outro muito ativo na internet, é o terceiro, com 193 mil no Instagram. Depois, vêm Souza, Centurión e Dória.

Mais ativos nas redes sociais

Souza São Paulo (Foto: Site oficial do SPFC)Souza vem usando muito o Periscope para mostrar sua intimidade (Foto: Site oficial do SPFC)

Uma coisa é ter seguidores. Outra é ser ativo nas redes. Nesse quesito, ninguém ganha de Cristaldo no Palmeiras. A moda do argentino no momento é mostrar vários momentos da vida no Periscope, principalmente dentro do Verdão, com muitas brincadeiras com os companheiros, principalmente os outros gringos. O jeito engraçado e carismático conquistou os torcedores, que enchem as transmissões de postagens e mensagens de apoio. Ele também costuma interagir e brincar no Twitter.

No Tricolor, Souza ganha de todo mundo. Ele possui contas oficiais e pessoais no Instagram e no Facebook, uma geral no Twitter e uma no Periscope, febre do momento para o volante. Ele costuma fazer mais de uma transmissão por dia e já assumiu estar “viciado” no aplicativo. O camisa 5 mostra, momentos pessoais, dentro e fora de casa. Os vídeos geralmente são engraçados, por conta da espontaneidade nas respostas e brincadeiras com os amigos. Alan Kardec, Edson Silva, Kelvin e Leandro (ambos do Palmeiras) foram alguns que já sofreram com as piadas. Alexandre Pato também é muito ativo nas redes e interage muito com os fãs.