Sete chaves que explicam a vitória por 4 a 0 do Palmeiras sobre o São Paulo.

84

Uol Esportes

 

Arouca e Hudson caem no gramado após disputa de bola no Allianz Parque .Ricardo Nogueira/Folhapress

O Palmeiras conseguiu vencer mais um clássico na temporada 2015 ao golear o São Paulo no Allianz Parque. O resultado marcou o primeiro triunfo do técnico Marcelo Oliveira no comando do time alviverde. Na estreia do treinador, a equipe perdeu para o Grêmio por 1 a 0.

Na partida contra o São Paulo, o Palmeiras conseguiu abrir o placar aos 31 minutos do primeiro tempo, com Leandro Pereira. Antes, o Palmeiras viu Alexandre Pato acertar a trave, após boa jogada pelo meio-campo. O segundo gol palmeirense foi marcado por Victor Ramos, ainda na etapa inicial. No segundo tempo, Rafael Marques e Cristaldo ampliaram o placar.

Publicidade

O clássico deste domingo acabou marcado por alguns fatos determinantes à vitória do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Confira sete chaves que explicam a goleada alviverde sobre o rival.

1) Espaços pelas laterais

O Palmeiras teve muita liberdade pelos lados do campo, principalmente pelo lado esquerdo. Pelo setor, Egídio conseguiu avançar até o campo de ataque e cruzar para os gols de Rafael Marques e Cristaldo. No primeiro tempo, o lateral serviu Leandro Pereira, que abriu o placar.
O fato deixou claro a dificuldade são-paulina na partida após a mudança do esquema tático. O time tricolor entrou em campo no 4-2-3-1, com dois jogadores abertos no meio-campo. Michel Bastos, muito bem no ataque, deu chance ao Palmeiras pelo corredor esquerdo. Bruno, com cartão amarelo desde os 19 minutos do primeiro tempo, também não conseguiu deter os avanços de Egídio. Além disso, o lateral direito do São Paulo cuidou da marcação de Dudu, que atuou à esquerda do ataque do Palmeiras.
2) Desvio providencial
O São Paulo teve as melhores chances até o Palmeiras abrir o placar no Allianz Parque. Aos 18 minutos, Pato driblou dois adversários e mandou a bola na trave. Michel Bastos, livre na área, chutou por cima do gol. Logo no começo do jogo, Luis Fabiano obrigou Fernando Prass a fazer boa defesa, depois de chutar de longe.
Aos 31 minutos, porém, o Palmeiras conseguiu fazer o primeiro gol. Em troca rápida de passes, Arouca tocou para Dudu, O meia-atacante deixou a bola com Egídio, que cruzou rasteiro para Leandro Pereira. O centroavante bateu de primeira e contou com o desvio de Souza. A bola, com isso, ficou fora do alcance de Rogério Ceni. Depois disso, o Palmeiras cresceu na partida e venceu sem muitas dificuldades.
3) Trave amiga
A sorte ajudou o Palmeiras antes de o time mostrar muita superioridade sobre o São Paulo. Alexandre Pato quase marcou um golaço quando o placar apontava 0 a 0. O atacante oi lançado pela esquerda e tirou Victor Ramos só com o movimento do corpo. Pato voltou a passar pelo zagueiro antes de driblar Arouca. O camisa 11 chutou colocado e mandou a bola na trave.
O Palmeiras, pouco depois, também acertou a trave, com Victor Ramos. No lance seguinte, porém, o zagueiro conseguiu balançar a rede. Com isso, o time alviverde saiu para o intervalo com dois gols de vantagem.
4) Expulsão de Osorio
Juan Carlos Osorio gesticulou bastante com o time durante o primeiro tempo. No intervalo, o treinador colombiano reclamou com o árbitro Anderson Daronco sobre um cartão amarelo mostrado ao lateral direito Bruno e acabou expulso — o fato, segundo o colombiano, foi injusto, pois ele se dirigiu ao juiz com educação.
Com a expulsão, o São Paulo foi comandado pelo auxiliar Milton Cruz na etapa final. Ao fim do jogo, Osorio pediu desculpas ao companheiro de comissão técnica, pois ele o deixou sozinho á beira do campo. O colombiano também se desculpou com a torcida do São Paulo.
5) Leandro titular
Alecsandro, titular na derrota para o Grêmio, se machucou durante a semana e ficou fora do clássico. Sem o centroavante, o técnico Marcelo Oliveira optou por manter um jogador da posição no esquema tático 4-2-3-1 (o treinador poderia, por exemplo, deslocar Rafael Marques para a referência).
Sem Alecsandro, Marcelo Oliveira optou pela entrada de Leandro Pereira, titular durante boa parte do Paulistão. Com ele, o Palmeiras abriu o placar. O time alviverde também ganhou com a manutenção de Rafael Marques pelo lado do campo. Por ali, o meia-atacante marcou o terceiro gol palmeirense.
6) Refúgio em Atibaia
O Palmeiras perdeu para o Grêmio por 1 a 0 em Porto Alegre, na estreia do técnico Marcelo Oliveira. Dois dias depois, o treinador bicampeão brasileiro com o Cruzeiro decidiu levar o elenco palmeirense para Atibaia, cidade localizada a 70 quilômetros da capital. Lá, Marcelo Oliveira conseguiu blindar o grupo do Palmeiras das críticas.
7) Souza recuado
Osorio mudou o esquema tático do São Paulo. O 4-1-4-1 virou 4-2-3-1, com dois volantes: Hudson e Souza. No meio, Pato, ganso e Michel Bastos na linha de três. Na frente, Luis Fabiano. O time tricolor, com isso, ganhou mais um homem na marcação.
Mas, durante o primeiro tempo, Souza ficou muito preso no campo de defesa. Dessa forma, o São Paulo perdeu uma importante peça no meio-campo ofensivo. O jogador marcou os últimos dois gols do São Paulo, contra Chapecoense (1 a 0) e Avaí (1 a 1).