Sextas Tricolores – Momentos De Crise

59

Volto, depois de muito tempo, com meu espaço aqui na SPNet. E, infelizmente, volto com uma situação ruim do nosso clube e com problemas extracampo atrapalhando demais nossa equipe. Vou dedicar a coluna de hoje para falar um pouco desses problemas e, também, das recentes notícias que o nosso comandante, Osorio, possa deixar o Tricolor na semana que vem.

Os Atrasos

Não é novidade para ninguém que, exceto o Palmeiras, clube algum vem pagando os salários em dia. O São Paulo, que por tanto tempo se orgulhou de fazer isso, sofre com um vergonhoso atraso de 4 meses. Antes de dar minha opinião sobre o tema, vamos aos ocorridos nos últimos dias.

Em primeiro lugar, o Michel Bastos ou qualquer outro jogador do SPFC tem o direito de se manifestar na imprensa. Uma pergunta foi feita e ele respondeu. Não adianta vir torcedor que defende o Aidar dizer que “direito de imagem” não é salário.

Publicidade

Todo mundo sabe que é uma manobra para arcar com menos impostos e, OBVIAMENTE, são salários sim. Esse ponto não está aberto a discussão. Todo mundo sabe que é verdade. Talvez, o que mais tenha incomodado os chorões de plantão, é que ele ironizou ao dizer que “diziam que no São Paulo não acontecia isso”. O problema é que, DE FATO, não acontecia. Mas agora acontece. Como resolver essa questão?

O primeiro passo para resolver um problemaço desses é ser honesto com os atletas. Ao que tudo indica, o Aidar cansou de dizer na imprensa que estava tudo pago quando, na realidade, nada disso vinha acontecendo. Os jogadores, que são seres humanos também, se irritaram e começara a cobrar isso internamente. Chegou ao ponto do Dória dizer que “não gostam de ser enrolados”. Que vergonha, Aidar!

A minha opinião é muito simples. Os caras são trabalhadores e têm o direito de receber o que foi acordado. SIMPLES. O que eles não têm o direito de fazer é corpo mole, como alguns acusam no jogo contra o Palmeiras. Nunca saberemos o que de fato aconteceu. O que ficará registrado na história é o resultado humilhante daquele jogo. Próximo tema!

Osorio

Chegaram na Colômbia, ofereceram mundos e fundos para o cara, disseram que não haveria um desmanche e, logo de cara, saem Souza, Paulo Miranda, Denilson e TALVEZ Rodrigo Caio.

Mais do que isso, ele encontra um elenco sem receber salários, insatisfeito e desiludidos com a diretoria tricolor. Como ele poderá cobrar algo desses profissionais? Como cobrar comprometimento quando, o mais simples deles, que é o pagamento de salários, não vem sendo honrado pela diretoria?

A situação dele é difícil. Os meninos estão sendo subidos da base sem planejamento e, certamente, algum deles será queimado. Não vejo TANTO talento assim no Boschilia, como muitos berram aos quatro ventos. Consigo ver potencial no Auro, no João Schmidt e no João Paulo. Admito que também gosto do futebol do Ewandro. Mas será que esses meninos aguentam um jogo na Arena Corinthians com a torcida berrando, cuspindo e xingando em cima? Acho que são novos para isso ainda e, mais que isso, perdemos líderes. Por pior que seja o Denílson, era um dos poucos que batia e xingava o adversário. O Souza servia como escudo aos garotos, ao contrário do Ganso que, no último jogo, deu a cabeça do Lucão a prêmio para a imprensa.

Contudo, voltando ao Osorio, não vejo um bom cenário para ele. Um gringo, ainda sem família, em um país em que seus subordinados não recebem e, por consequência, não têm a menor vontade em obedecer….se ele for tão inteligente quanto pintam, não duvido que ele pegue seu boné e saia do SPFC, escancarando DE VEZ o que acontece lá dentro.

A Solução?

Não vai ser um caminho fácil. Temos o Rogerio, um dos maiores ídolos se aposentando e insatisfeito com o SPFC. Temos o Fabiano, um atacante razoável que também começa a chorar suas pitangas por uma renovação. Perderemos o Dória e não virá ninguém.  Minha “solução” é não sair mais ninguém e parar de atrasar salários. Apesar disso parecer óbvio, os meninos da base que estão subindo precisarão de um bom ambiente para render.

Lyanco, Lucão, Schmidt, Boschilia, Auro, Ewandro, Matheus Reis e todos os outros que tiverem oportunidade precisam ser blindados. Eles são a salvação para o futuro e, quem sabe, para evitar uma tragédia nesse ano de 2015. Saímos da qualidade de campeão para um time intermediário na tabela. Espero não ver uma derrocada e figurar entre os rebaixados.

O Aidar precisa parar de soberba, acertar um patrocinador que pague algo razoável e parar de querer aparecer. Segurar o Osorio virou obrigação. Dar tempo para ele trabalhar então, MAIS do que uma obrigação. Você oferece uma Ferrari para o Vettel e tira duas rodas? E aí, a culpa é do cara?

Outra coisa. Espero que ele tenha aprendido alguma coisa com o Paulo Nobre. Apesar de ter dado o chapéu do Wesley, do Kardec e do Cafú, o tempo vem mostrando quem administra um clube melhor. Menos soberba, presidente!

DEVOLVAM O MEU SÃO PAULO!

Saudações Tricolores!

Contato?

@Abroliveira ou [email protected]

Abrahão de Oliveira é jornalista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo, são-paulino ,tem o sonho de cobrir um mundial de clubes com o São Paulo, é o editor da SP In Foco e quer muito ter um Opala SS laranja.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.

Comente aqui!

3 COMENTÁRIOS

  1. Só penso q a diretoria do SPFC deveria descer do banquinho e aceitar os fatos. Para q esperar um patrocinador master mega milionário sabendo q ñ virá? a situação econômica está crítica em aqui e em qq lugar do mundo.

    aceitar um patrocinador modesto é o q temos. é melhor ter alguma coisa do q não ter nada.

  2. Entendo, e inclusive concordo com todo o comentário acima, porém, não vejo futuro para o São Paulo. Paramos para pensar, o país em crise, quem vai patrocinar o time? O futebol brasileiro em decadência, quem vai investir? Penso em tudu isso, de onde vamos tirar grana para pagar os salários atrasados?? O pior é ser iludido pelo nosso presidente dizendo que o São Paulo tem outras “receitas” para pagar os salários… Me desculpa, mais isso é para enganar não só jogador, mas também a torcida….

    Se o São Paulo ficar devendo para jogadores consagrados, e gostam do São Paulo, acredito que entrará em campo e honrará o manto, mais dever para Michel Bastos, P.Henrique Ganso, Wesley, Pato etc…. Duvido que entrará com vontade…

    Ainda assim, vejo qualidade neste grupo diante do fraco desempenho dos demais times….Mais so irá melhorar com os pagamentos dos salários, e pelo que vem se desenhando, está dificil, ou impossivel!!!!

    Mais não deixarei de acredita, vamos meu São Paulo..

    DEVOLVAM O MEU SÃO PAULO!