“Olho no olho”, “mano a mano”: Osorio cobra Ganso e Fabuloso no São Paulo.

104

GloboEsporte.com

Marcelo Prado

Técnico do Tricolor diz que conversou com meia e atacante sobre as expulsões contra o Sport e também sobre as negociações com Orlando City e Cruz Azul.

 

Juan Carlos Osorio Luis Fabiano São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)
Osorio e Luis Fabiano conversam durante um treino
tempos atrás (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Suspensos do duelo de domingo, contra o Cruzeiro, às 16h, no Morumbi, pela 15ª rodada do Brasileirão, por conta dos cartões vermelhos na derrota para o Sport, Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano entraram na mira do técnico Osorio no São Paulo. Insatisfeito, o treinador ficou no “mano a mano” com os dois. Conversou “olho no olho”.

Publicidade

– A melhor maneira de confrontar um ser humano é no mano a mano. Por isso, falei com os dois. No campo, cobro todos e respeito todos. Mas, se alguém comete algum erro no treino, paro, diagnostico o problema e penso nas soluções. E aí voltamos a trabalhar. Com os dois (Ganso e Luis Fabiano), falei sobre as consequências do que acontece. Sou radical em decisões e espero não ter problemas com isso. O principal é o coletivo, e todos devem entender isso – falou.

As expulsões de Luis Fabiano e Paulo Henrique Ganso coincidiram com as negociações dos dois com Cruz Azul, do México, e Orlando City, dos Estados Unidos, respectivamente. Nenhuma das duas foi adiante. Na primeira, o time mexicano não quis pagar a quantia exigida pelo Tricolor para liberar o Fabuloso. Na segunda, não houve acordo sobre a polêmica dívida que o time americano cobra do time do Morumbi em decorrência do empréstimo de Kaká, no ano passado.

A melhor maneira de confrontar um ser humano é no mano a mano. Por isso, falei com os dois. No campo, cobro todos e respeito todos. Mas, se alguém comete algum erro no treino, paro, diagnostico o problema e penso nas soluções
Osorio

– Tive uma conversa com os dois, mas é difícil para mim assegurar que a cabeça dos dois está aqui ou não. Isso é de cada jogador. Falei com cada um e fui, como sempre, concreto, olho no olho. Falei que deviam ficar aqui se realmente gostassem de ficar aqui. Se quiserem sair, não me incomodo. Espero que fiquem e deem tudo pelo São Paulo – completou Juan Carlos Osorio.

O treinador são-paulino também está fora da partida contra o Cruzeiro. Expulso por ironizar o árbitro na derrota para o Sport, ele não poderá ficar no banco de reservas e nem dar entrevista no pós-jogo. Por conta disso, tomou uma decisão: não vai mais falar com os árbitros.

– Em jogos da Libertadores, os árbitros deixam competir mais, deixam jogar mais. Prestei muita atenção na reação dos treinadores no jogo entre Guaraní e River (pela Libertadores). Foram tão expressivos como eu fui contra o Sport e ficaram em campo, sem problemas. Estou seguro que não aplaudi o juiz, mas ele interpretou de outra maneira. Não vou mais falar com os árbitros.

Juan Carlos Osorio Ganso São Paulo (Foto: Fernando Vidotto)Osorio e Ganso conversam durante treino do São Paulo há alguns dias (Foto: Fernando Vidotto)

Leia abaixo outros tópicos da entrevista de Juan Carlos Osorio

SUSPENSO NO DOMINGO
– Fico triste de não poder competir com um time como o Cruzeiro e contra um treinador como Luxemburgo. Trabalhamos muito forte, todas as possibilidades de ganhar no jogo de domingo.

Antigamente, o encarregado do futebol ofensivo era o camisa 10. Hoje não é mais. No Real Madrid, James Rodriguez joga com a 10, mas o controle do jogo não depende dele, e sim de Modric e Kroos. Quero que Paulo Henrique (Ganso), Gabriel (Boschilia) ou quem jogar atue mais próximo dos atacantes e a saída no meio seja feita por volantes
Osorio, sobre os meias

RODRIGO CAIO ZAGUEIRO
– Nós vamos jogar no domingo e na quarta. Não tem como preparar o time para os dois jogos. A mudança tática entre zagueiros e volantes é muito importante. Podem jogar Rafael (Toloi) e Rodrigo Caio com Lucão de volante ou Rafael e Lucão com Rodrigo à frente. Não está decidido.

– No treinamento de hoje, trabalhamos todas as possibilidades que podemos utilizar. Temos de tomar cuidado com o ataque do Cruzeiro, principalmente com Marinho, que cai pelas pontas e corta para dentro.

BOSCHILIA
– Gabriel (Osorio chama os jogadores pelo primeiro nome) é um jogador diferente de Paulo Henrique (Ganso), que é mais passador, filtra a bola. Gabriel tem mais movimentação, gosta de ter muito espaço para jogar. Eu acho que tem uma grande possibilidade para Gabriel mostrar que pode jogar no São Paulo.,

SÃO PAULO JOGA COM O CORAÇÃO?
– Sempre há espaço para melhorar. Creio que estamos próximos disso.

Em jogos da Libertadores, os árbitros deixam competir mais, deixam jogar mais. Prestei muita atenção na reação dos treinadores no jogo entre Guaraní e River (pela Libertadores). Foram tão expressivos como eu fui contra o Sport e ficaram em campo, sem problemas. Estou seguro que não aplaudi o juiz, mas ele interpretou de outra maneira. Não vou mais falar com os árbitro
Osorio, sobre os árbitros

TIME MAIS RÁPIDO SEM GANSO E LUIS FABIANO?
– Independentemente de os dois estarem ou não em campo, é preciso ser mais efetivo para penetrar na defesa rival.

POR QUE NÃO DEU O TREINO NA TERÇA?
– Não me preocupa que isso possa ser um problema. Creio que jogadores e jornalistas têm a suficiente capacidade para entender se o que estou fazendo está bom ou não. Eu poderia ter ido até a Colômbia ver minha família, mas preferi ver a semifinal (da Libertadores, Guaraní x River) para ver futebol, conversar com treinadores. Foi uma experiência muito produtiva.

VOCÊ FARÁ SEU DÉCIMO JOGO NO SÃO PAULO. COMO ANALISA GANSO?
– Creio que uma coisa que pode melhorar no futebol brasileiro é o posicionamento dos jogadores. À medida que melhorarmos como time, ele também vai crescer. Da maneira que jogamos, é preciso que ele sempre tenha três opções de passe. Vamos ver como Gabriel (Boschilia) pode se sair. Não é uma peça que faz o time ir bem ou não. São todos.

MAIS SOBRE GANSO
– Antigamente, o encarregado do futebol ofensivo era o camisa 10. Hoje não é mais. No Real Madrid, James Rodriguez joga com a 10, mas o controle do jogo não depende dele, e sim de Modric e Kroos. Quero que Paulo Henrique (Ganso), Gabriel (Boschilia) ou quem jogar atue mais próximo dos atacantes e a saída no meio seja feita pelos volantes.

PARTICIPAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO DE LUIS FABIANO COM O CRUZ AZUL
– Quando São Paulo me procurou para ser treinador, coincidiu com a presença do diretor do Cruz Azul na Colômbia. Preferi o São Paulo, mas tenho boa relação com o clube mexicano. Disse que, se realmente querem levar o jogador e se o jogador quer sair, ele poderia ir, não tinha problema. Queria saber se havia uma oferta concreta.

TREINO COM O SPORT (QUE ENFRENTA O GRÊMIO, AMANHÃ, EM PORTO ALEGRE)
– Uma experiência extraordinária. Falar com outro treinador é sempre importante. Quem quiser pode vir treinar aqui sem problemas.

Com o regresso de Carlinhos, temos a possibilidade de ele voltar na frente. Ainda não sei o time, mas os quatro (Boschilia, Michel, Pato e Centurión) treinaram muito bem
Osorio, sobre o time

AINDA ESPERA UM ZAGUEIRO? VOCÊ TEMEU PERDER TOLOI?
– Rafael (Toloi) é de alto nível, tem o mesmo nível de Lucão e Rodrigo (Caio). Graças a Deus vai ficar aqui. Seguramente, no futuro, ele vai para a Europa, tem todas as características para que dê certo. Ele sabe como poucos virar a bola durante o jogo.

– Sobre zagueiros, tivemos uma conversa sobre quais seriam nossas possibilidades. Estamos analisando a segunda divisão do Brasil, falando com outros treinadores. Aí deve haver alguma possibilidade para nós.

TIME QUE JOGA CONTRA O CRUZEIRO
– A cada jogo, há oportunidades. Michel (Bastos), contra o Fluminense, foi muito bem na lateral. Com o regresso de Carlinhos, temos a possibilidade de ele voltar na frente. Ainda não sei o time, mas os quatro (Boschilia, Michel, Pato e Centurión) treinaram muito bem.

1 COMENTÁRIO