Rogério Ceni faz contas pelo título e cobra 50% dos pontos como visitante

81

UOL

Rogério Ceni já traça metas para o São Paulo na busca pelo título do Campeonato Brasileiro. Para o goleiro e capitão do time são-paulino, será preciso melhorar o aproveitamento de pontos fora de casa para o clube alcançar o objetivo, passando dos atuais 33% para 50%.

A uma posição do G-4, o São Paulo provou mais uma vez que tem um desempenho muito bom no Morumbi ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0. Rogério mostrou-se satisfeito com o aproveitamento em casa, mas cobrou melhora nos jogos disputados como visitante. O goleiro chegou a comparar a atual campanha aos resultados obtidos no tricampeonato do time, em 2006, 2007 e 2008.

“De 24 pontos fizemos 20 em casa, não é um número ruim. Isso dá 83% ou 85% de aproveitamento. Nos anos de campeão a gente não chegava a isso, mas a gente chegava a 50% fora de casa, que a gente não está conseguindo chegar agora” , explicou Rogério em entrevista à Rádio Globo, neste domingo, ainda no gramado do Morumbi.

Publicidade

Ele tem razão, pois nem nas campanhas em questão o São Paulo obteve um desempenho tão bom em casa. Em 2006, o time conquistou 80,7% dos pontos como mandante — nos dois anos seguintes, registrou 73,7% e 80,7%, respectivamente.

Em contrapartida, o time liderado por Rogério alcançou números regulares fora de casa.  No primeiro título brasileiro do goleiro, o time garantiu 56,1% dos pontos, contra 61,4% em 2007 e 50,9% em 2008. Na edição atual, o São Paulo tem 33,3% de aproveitamento, com duas vitórias, um empate e quatro derrotas.

Na próxima quarta-feira, o time voltará a atuar longe do Morumbi e terá pela frente o Atlético-MG, líder do Brasileirão. De acordo com Rogério, o jogo contra o adversário direto é fundamental para o objetivo final do clube na competição.

“Nós não podemos deixar o Atlético-MG abrir oito pontos. Não podemos deixar esse número de pontos com o Atlético-MG”, disse o goleiro, que deixará os gramados ao término do Brasileirão deste ano.

Se vencer fora de casa pela terceira vez na competição, o time do técnico Juan Carlos Osorio pode voltar ao G-4 depois de sete rodadas — a última vez que isso ocorreu foi na nona partida da equipe, quando ocupava a terceira posição.

Para retornar à zona da Libertadores, será preciso conquistar os três pontos no Mineirão, além de torcer por pelo menos um tropeço de Sport, Palmeiras ou Corinthians (os rivais jogam em casa contra Cruzeiro, Atlético-PR e Vasco, respectivamente).

2 COMENTÁRIOS