Desempenho como visitante breca São Paulo na luta pelo título brasileiro

78

GloboEsporte.com

Marcelo Prado

Tricolor tem 29% de aproveitamento fora do Morumbi, com duas vitórias, um empate e cinco derrotas em oito jogos. Diante do Galo, time desperdiça diversas chances.

 

Se quiser sonhar com algo de destaque no Campeonato Brasileiro, o São Paulo terá de melhorar seu desempenho como visitante. Bem como mandante, a equipe se torna presa fácil quando atua fora de casa. Vale lembrar que, com a derrota de 3 a 1 para o Atlético-MG, a equipe perdeu a oportunidade de voltar ao G-4 e ainda diminuir a distância para o próprio Galo, que é o líder do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Os números comprovam como o time vai mal fora de casa. Como visitante, o Tricolor somou sete pontos: duas vitórias, um empate e cinco derrotas, em oito partidas. O aproveitamento é de 29%, inaceitável na visão de Rogério Ceni.

– Para time que sonha com título, é preciso melhorar o aproveitamento fora de casa. Se não me engano, com essa derrota, caímos para menos de 30%, o que não é aceitável. Dentro de casa, com 83%, temos números melhores do que nos anos em que fomos campeões. Mas aqueles times beliscavam vitórias fora – afirmou o ídolo.

Dentro do Morumbi, o Tricolor está invicto no Brasileirão. Em oito partidas, foram seis vitórias e dois empates (Fluminense e Avaí) – 83,3% de aproveitamento.

O ataque do São Paulo é o quarto melhor do Brasileiro, com 22 gols marcados. Mas destes, apenas sete foram longe de casa. E quatro ocorreram na partida contra o Vasco. O time passou em branco em cinco partidas: Ponte Preta (0 x 1), Internacional (0 x 0), Palmeiras (0 x 4), Sport (0 x 2) e Atlético-MG (0 x 3).

Alexandre Pato Atlético-MG x São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Alexandre Pato cabeceia e faz o gol em Victor: foi o único gol do Tricolor no Mineirão (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

A defesa também compromete. O São Paulo sofreu 17 gols na competição, dos quais 12 como visitante. Sofreu uma goleada para o Palmeiras (0 x 4) e não foi vazado contra Internacional, Chapecoense e Vasco. O rendimento ruim do setor continua independentemente do esquema adotado. Osorio já tentou jogar com dois ou três zagueiros e as coisas não melhoraram.

LUGANO: Osorio explica “não” do São Paulo ao zagueiro uruguaio

Fora de casa, jogadores importantes também deixam a desejar. Pato, por exemplo, não mantém, como visitante, a  regularidade que mostra em casa. Paulo Henrique Ganso, independentemente da maneira que o time jogue, não é notado em campo. Outro que caiu muito foi Michel Bastos.

Diante do Galo, o Tricolor criou inúmeras chances, mas desperdiçou quase todas, motivo de preocupação para Osorio. O treinador terá 10 dias para corrigir a falta de pontaria até o clássico contra o Corinthians, no dia 9 de agosto.

Atlético-MG x São Paulo Mineirão (Foto: Douglas Magno)
São Paulo sofre no Brasileirão para vencer fora de casa (Foto: Douglas Magno)