Esnobado, Pato tem mais gols que todo o setor ofensivo do Corinthians.

90

GloboEsporte.com

Carlos Augusto Ferrari

Atacante fez 18 nesta temporada com a camisa do São Paulo contra apenas 14 de todos os atacantes alvinegros juntos. No domingo, ele não poderá enfrentar o ex-clube.

O Corinthians fala publicamente que quer vender Alexandre Pato o quanto antes. O presidente Roberto de Andrade diz rezar todos os dias para receber propostas. Andrés Sanchez, ex-mandatário alvinegro, ameaça até emprestá-lo ao Bragantino caso ele não seja vendido. Mas, se dependesse do desempenho dentro de campo, a história poderia ser outra. Mesmo com momentos de oscilação, o jogador, emprestado ao São Paulo, tem mais gols do que a soma de todos os atacantes do Timão em 2015.

Alexandre Pato São Paulo Treino (Foto: Marcos Ribolli)
Pato está emprestado para o São Paulo até dezembro: atacante não pode enfrentar o Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)

A vantagem de Pato na comparação com as opções que Tite tem no elenco não é pequena. No São Paulo, o atacante foi utilizado em 35 partidas nesta temporada e marcou 18 vezes. No Corinthians, ninguém chega sequer perto disso. Os seis atacantes que o Timão tem à disposição fizeram 14 gols no ano.

Publicidade

VEJA TAMBÉM: Clube inglês surge como possível interessado em Pato

Apesar de todas as críticas que vem recebendo por conta das más atuações, Vagner Love ainda é o melhor deles, com cinco gols (30 jogos). Malcom aparece abaixo com quatro (em 23 partidas), seguido por Mendoza, com três (24), além de Romero e Luciano, ambos com um em dez e 14 confrontos, respectivamente. Rildo, contratado recentemente da Ponte Preta, foi a campo em cinco oportunidades e não balançou as redes.

Comparação de gols: Pato x atacantes do Corinthians (Foto: GloboEsporte.com)

Os números evidenciam ainda mais a falta que Guerrero faz ao Corinthians e reforçam os pedidos de Tite pela contratação de outro centroavante para o restante do Campeonato Brasileiro.

O peruano anotou dez gols em 18 partidas até não entrar em acordo com a diretoria para renovar o contrato e acertar com o Flamengo. Emerson, outro que trocou o CT Joaquim Grava pela Gávea, fez três em 17 duelos.

Ainda visto como uma incógnita por conta de suas oscilações, Pato vive em 2015 um de seus melhores anos na carreira como profissional.

Com a camisa do São Paulo em 2014, ele marcou 12 gols em 39 partidas. O rendimento recente também supera de longe o que ele conseguiu atuando pelo Corinthians. Em 2013, ano em que chegou ao clube como grande aposta de sucesso, o atacante fez 17 gols em 57 jogos.

Pato ficou no Corinthians por pouco mais de um ano e não deixou saudades. O casamento fracassou rapidamente. Dirigentes avaliam que o atacante não tem o perfil para vestir a camisa alvinegra por ser, na visão deles, muito desligado. O relacionamento com os companheiros também nunca foi dos melhores. Emerson e Guerrero, por exemplo, não aceitavam que ele ganhasse R$ 800 mil mensais, quase o dobro de seus salários.

Voltar ao Corinthians em 2016 está praticamente descartado, ainda mais depois da ação movida pelo jogador para receber os R$ 4 milhões atrasados. Dirigentes acreditam que ele não teria “clima” para atuar pelo Timão novamente e tentam aproveitar a boa fase no Tricolor para vendê-lo ainda nesta janela de transferências para a Europa – termina em 31 de agosto.

Alexandre Pato Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Pato deixou o Corinthians em 2014, trocado por Jadson (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Caso contrário, terão de esperar por ofertas no fim do ano, seja para negociar os direitos econômicos ou emprestá-lo mais uma vez.  O São Paulo, a quem o atacante está emprestado até dezembro, se mostra interessado, mas ainda não fez proposta. O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, já chegou a cogitar a volta do jogador no ano que vem, porém, deixa isso como última alternativa.

– Temos esperança de negociar o Pato agora, mas não chegou nenhuma oferta. É difícil emprestar um jogador como ele de novo, os salários são altos. Vamos esperar – afirmou o dirigente alvinegro.

Por força contratual, Pato não poderá enfrentar o ex-clube no clássico de domingo que vem, 9 de agosto, no Morumbi, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória no Majestoso será muito importante para os dois clubes. O Corinthians tem seis pontos de vantagem sobre o São Paulo na classificação.

– Não posso jogar e vou continuar trabalhando e torcendo para meus companheiros – disse Pato. Para seus companheiros tricolores, que fique claro.