São Paulo esbarra na retranca goiana, erra na defesa e sofre com a torcida

52

GloboEsporte.com

Tricolor não consegue furar o bloqueio do Goiás, cria pouco e dá vexame em casa. Breno se lesiona, Centurión perde boas chances, e torcedores se revoltam.

O São Paulo que parecia engrenar no Campeonato Brasileiro depois de boas atuações sofreu um duro golpe na derrota por 3 a 0 para o Goiás. Faltou tudo para o Tricolor. Seja no ataque ou na defesa, a equipe de Juan Carlos Osorio não se encontrou. As oito mudanças feitas pelo treinador (por opção e necessidade) travaram o time que teve boa atuação na vitória sobre o Figueirense, na última quarta-feira, em Florianópolis.

Apesar das críticas que Paulo Henrique Ganso recebe, o São Paulo mostrou que não consegue viver sem ele. Ou, pelo menos, não tem um substituto à altura. Diante de um forte sistema de marcação dos goianos, o Tricolor pouco criou e dependeu exclusivamente de (poucos) momentos de brilhantismo de Alexandre Pato. Na defesa, o placar por si só explica o que aconteceu.

breno

Publicidade

Logo aos cinco minutos, o zagueiro Breno sentiu uma lesão na coxa esquerda ao tentar dar um pique e precisou ser substituído. O jogador estava atuando em sua posição de origem, mas não suportou a sequência de jogos – ele havia atuado contra Corinthians e Figueirense. O defensor saiu de campo ovacionado pela torcida.

retranca

Goiás jogou recuado em seu campo de defesa e travou todas as tentativas do São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)Goiás jogou recuado em seu campo de defesa e travou todas as tentativas do São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)

Disposto a se fechar na defesa para jogar nos contra-ataques, o Goiás foi favorecido pela ausência de Ganso. Sem seu “cérebro”, o São Paulo não soube o que fazer com a bola. Os esmeraldinos colocaram os 11 jogadores em seu campo, com duas linhas de quatro e dois atletas marcando os volantes rivais. Centurión, o “falso 9”, rodou por todos os lados e deixou um enorme buraco no meio. Com Carlinhos e Pato pela esquerda, e Wesley e Michel Bastos, pela direita, o Tricolor não tinha força para criar e nem para finalizar na área.

arapuca

O primeiro gol goiano mostra bem o que acontecia. Muito marcado, o São Paulo perdeu a bola na frente e não teve velocidade suficiente para acompanhar a velocidade de Erik, em noite inspirada. Felipe Menezes desviou, e Bruno fez contra.

erros na defesa

A defesa do São Paulo voltou a falhar até mesmo quando estava posicionada. Felipe Menezes teve tempo de sobra para dominar a bola, olhar e encontrar Erik, novamente em velocidade.  Edson Silva demorou a perceber a movimentação do adversário. Quando acordou, ele já tocava na saída de Renan Ribeiro. No segundo tempo, com o Tricolor no desespero, a equipe esmeraldina teve ainda mais espaço para ampliar, de novo com Erik.

centurión

O São Paulo teve uma pequena melhora quando passou a jogar mais próximo no primeiro tempo. Hudson roubou a bola no meio de campo e tocou para Alexandre Pato. Centurión, posicionado agora, sim, como referência, invadiu a área e chutou para grande defesa do goleiro Renan.

de novo

O lance se repetiu logo em seguida. Em velocidade, Centurión tocou para Pato e recebeu na frente. O argentino chutou forte, buscando o ângulo esquerdo alto do goleiro, mas Renan voou bonito e evitou o primeiro gol.

pato

Alexandre Pato teve a única chance do São Paulo no segundo tempo. Ele recebeu lançamento pelo alto nas costas da zaga, esperou a bola tocar no gramado e soltou uma bomba, para fora. Não era o dia do Tricolor.

polêmica

Aos 39 minutos do segundo tempo, o goleiro Renan Ribeiro derrubou Bruno Henrique na área. Pênalti claro não marcado pelo árbitro Marielson Alves da Silva. Sorte!

revolta

Torcida São Paulo chutando carro dos jogadores (Foto: Marcos Ribolli)Torcedores do São Paulo cobram jogadores na saída dos veículos do estádio do Morumbi (Foto: Marcos Ribolli)

Depois das vaias nas arquibancadas, alguns torcedores foram ao portão principal do Morumbi cobrar os jogadores. Na saída dos atletas, os carros de Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos foram chutados