Desmanche impede meta de Osorio de ajeitar time após 50 treinamentos.

61

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan e Tossiro Neto

Técnico do São Paulo projetava número de atividades para ter melhora coletiva, mas após 61 sessões de treinos não atinge objetivo por conta da saída de oito jogadores.

Juan Carlos Osorio São Paulo (Foto: Site oficial do SPFC)
Osorio foi atrapalhado pelo desmanche da equipe
(Foto: Site oficial do SPFC)

Juan Carlos Osorio está vivendo na pele o drama dos treinadores brasileiros: remontar um time com a temporada em andamento. O problema se agrava no caso do colombiano porque oito jogadores saíram do São Paulo desde o início do seu trabalho, no dia 1º de junho. Em julho, o técnico projetava melhorar a equipe coletivamente depois de 50 sessões de treinamentos. O número foi batido entre a derrota por 3 a 1 para o Atlético-MG (dia 29 de julho) e o empate com o Corinthians por 1 a 1 (dia 9 de agosto), mas ele não esperava pelo desmanche omitido pela direção no momento da sua contratação.

Hoje, após comandar 61 atividades, Osorio vê as saídas de Paulo Miranda, Dória, Rafael Toloi, Denilson, Souza, Boschilia, Ewandro e Cafu impedirem sua meta – Luiz Eduardo, Wilder Guisao e Rogério foram contratados. O São Paulo fez 66 treinos desde a chegada do colombiano, mas ele só passou a comandar de fato as atividades na segunda semana.

Publicidade

Apesar das oscilações, o São Paulo mostrou bom rendimento justamente diante de Atlético-MG, Corinthians e Figueirense (vitória por 2 a 0), pouco depois de ultrapassar 50 treinos. Mas as novas baixas e o andamento da temporada com um elenco reduzido causaram prejuízo ao Tricolor. Como consequência, o time perdeu três seguidas para Goiás (3 a 0, no Brasileirão), Ceará (2 a 1, pelas oitavas da Copa do Brasil) e Flamengo (2 a 1, no Brasileirão).

Tabela São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)
*Na primeira semana, Osorio apenas supervisionou os trabalhos de seus auxiliares. Ele começou a comandar as atividades no dia 9 de junho

A situação gerou turbulência e fez o colombiano repensar sua sequência no clube, por ver promessas da diretoria não se cumprirem e receber um convite da seleção do México. Curiosamente, o próprio Osorio “profetizou” o momento de crise em uma entrevista coletiva no dia 17 de julho, no CT da Barra Funda.

– Isso é o futebol brasileiro, sul-americano. Eu, como todos os técnicos, estou a três ou quatro derrotas de uma crise. Não há planejamento a longo prazo. Sou muito respeitoso com o Brasil, mas no futebol brasileiro, como no futebol argentino, como no futebol colombiano, acredito que não há processo. É muito difícil – afirmou na ocasião.

Agora, prestes a encarar o decisivo jogo de volta com o Ceará, nesta quarta-feira à noite, no Castelão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, Osorio tenta evitar a inesperada eliminação, que causaria a maior crise desde o início do seu trabalho. Para isso, conta com o apoio de Rogério Ceni e de torcedores que têm se manifestado a seu favor nas redes sociais.

A direção garante a continuidade do treinador mesmo em caso de queda do torneio. Mas só a vitória (por dois gols de diferença) e a consequente classificação trariam paz momentânea para o colombiano concretizar a meta de melhorar coletivamente o remendado São Paulo.

8 COMENTÁRIOS

  1. Podem falar o que quiserem mas por mais que pareça que o osorio seja um prof pardal eu acho que nao é, temos jogadores muitos fracos e desses fracos ainda são poucos, quando todo mundo desce a lenha nele, ele ta tentando tirar leite de pedra, quando ele coloca o carlinhos de ponta e o michel atras é muito simples, o reinaldo é muito ruim e o carlinhos num marca ninguem (porem tem feito alguns bons lances no ataque ) dai ele deixa o michel atras porque é mais confiavel. Enquanto tivermos esses jogadores no elenco o osorio vai ter que se virar, se nao mandarem embora antes…

  2. Impressionante com as Tietes de múmia ficam enlouquecidas quando alguém critica o fóssil, logo te chamam de galinha e começam a comparar nossos Perebas com os jogadores da gambazada.
    Esqueçam esse time de árbitros, time de imprensa, time criado, aqui é área de saopaulino e não de torcedor de jogador.
    Tem alguns manés(a) aqui que estão tristes com nossa situação pelo fato da múmia parar sem ganhar mais um título e não pelo fato do time não ganhar mais um título.

    VSF é ser muito alienado mesmo

    Fora Pipoca, Mum-ra e Tietes

  3. Tem neguinho que quer os times no século XXI jogando como nos anos cinquentas: ponta é ponta, lateral é lateral, etc.
    Basta reconhecer que Rogério sempre foi goleiro e líbero, que Carlinhos na direita é uma grande sacada de Osório e que Hudson, Rodrigo Caio, Thiago Mendes podem exercer mais de uma função.
    Reconheço que Reinaldo é uma grande merda e fiquei feliz pelo que Mateus apresentou; tem de confiar e insistir com Mateus, João Schmidt, etc.
    Reconheço também que este Wilder lembra o saudoso Rondon.
    E estou com Osório e não abro.
    Todos estão vendo o Cruzeiro de Luxemburgo, que foi candidatíssimo ao cargo de técnico do São Paulo; e o Cruzeiro tem um bom e numeroso elenco.

  4. Tem uma Mumralina no face, é por causa de torcedores perebas como essa aí de cima que nosso time virou panelinha de múmia frangueira e de cone pipoqueiro.

    Comemore a vitória da mumia menina, comemore porque nosso time morre a cada dia

  5. Quatro observações:
    1. A porfia vai ser comentada aqui mesmo?
    2. Como nossa zaga fica muito mais forte e chique sem o espantalho do Lucão.
    3. Esse Wilder hein?…Ô tipo ordinário (me fez lembrar, com muita dor no saco, do obsceno Zé Bundinha).
    4. Afirmo que sem a peste do Reinaldo no elenco seríamos campeões de tudo.

  6. O Antacy tinha tudo que queria, pegava o time já formado pedia a contratação de jogadores e era atendido, não liberava para venda e mesmo assim era o Rei do Morre-Morre quando perdia ainda era ovacionado.
    Agora para o coitado do Osório não dão condições de trabalho, venderam quase todo o time a ponto do 3º goleiro ter que jogar na linha no treinamento por falta de jogadores, e exigem dele um time competitivo e vencedor. Realmente nos trocamos de lugar com as Porca e Gayvotas em termos de organização e método de trabalho

    • Concordo, mas dos que saíram somente o Souza faz falta, a questão e que o elenco em si é fraco, não da para cobrar o Osório com um plantel ridículo desse, só como exemplo a múmia esquizofrênica está de volta para desfalcar o time.