Com volta de Ceni, São Paulo põe o pé na forma e faz pazes com a vitória.

64

GloboEsporte.com

 

Tricolor soube aproveitar a vantagem numérica a partir do fim do primeiro tempo e foi eficiente nas finalizações. Volta de capitão traz tranquilidade ao time dentro de campo.

Ufa! A classificação às quartas de final da Copa do Brasil amenizou a crise no São Paulo. Perder a vaga para o Ceará seria uma tragédia. Rival na zona do rebaixamento da Série B, desfalcado, com outra prioridade… Os 3 a 0 com gols de Rogério Ceni, Thiago Mendes e Alexandre Pato têm forte impacto nos bastidores do Morumbi. Em campo também. No jogo de quarta-feira, o Tricolor, que pecou na pontaria na semana anterior (derrota por 2 a 1), se redimiu. Ajudaram a qualidade técnica do adversária e também a expulsão de Wellington Carvalho, ainda no primeiro tempo.

O triunfo e a classificação não podem iludir o torcedor são-paulino. O desmanche provocado pela diretoria, que negociou oito atletas, mostrou que, apesar do discurso otimista dos jogadores após a partida, será preciso uma evolução tática e técnica para brigar em igualdade de condições com os rivais na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Jogadores fundamentais como Michel Bastos e Paulo Henrique Ganso precisam evoluir.

Publicidade

COMO COMEÇOU

São Paulo começou a partida no 4-2-3-1, com marcação muito adiantada (Foto: GloboEsporte.com)São Paulo começou a partida no 4-2-3-1, com marcação muito adiantada (Foto: GloboEsporte.com)

O São Paulo iniciou a partida no esquema 4-2-3-1, com Thiago Mendes e Michel Bastos como volantes, uma linha de três à frente, formada por Carlinhos, Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato, com Wilder Guisao como falsa referência. O time voltou a jogar como Osorio gosta, com marcação muito adiantada, apoio dos laterais. Em alguns lances do começo da partida, o São Paulo tinha até oito jogadores posicionados após a linha de meio-campo.

DE UM LADO PARA OUTRO

Com enorme posse de bola, o São Paulo tinha muita dificuldade de criar no ataque porque afunilava muito o jogo pelo meio. O vídeo acima mostra como a equipe rodava a bola da esquerda para a direita em busca de uma brecha para penetrar no paredão defensivo do Ceará, que não tinha vergonha de dar bicos para longe quando recuperava a posse de bola.

CEARÁ PERDE GOL QUE PODERIA VALER A VAGA

Ainda não foi nesta quarta-feira que Michel Bastos voltou a mostrar um bom futebol. Em um dos vacilos do camisa 7, o Ceará armou o contra-ataque e Siloé deu bela assistência para Fabinho, que invadiu a área e, cara a cara com Rogério Ceni, chutou em cima do goleiro são-paulino. Se o gol tivesse saído, a tarefa tricolor, que era complicada, ficaria ainda mais difícil. Mas brilhou a estrela do capitão são-paulino, que voltava ao time após se recuperar de lesão na coxa direita.

VERMELHO JUSTO

Quando o jogo já se encaminhava para o final do primeiro tempo, o zagueiro Wellington Carvalho resolveu dar emoção ao jogo ao ser expulso por cometer falta feia em Alexandre Pato. Com um homem a menos, as coisas se complicariam muito para o Ceará.

131 VEZES MITO

Na cobrança da penalidade, a lesão na coxa não atrapalhou, Ceni mostrou categoria e bateu no canto esquerdo de Luis Carlos, que quase alcançou a bola. Começava aí a história da vitória e classificação tricolor que, no segundo tempo, fez o que quis em campo. Foi o 131º gol do camisa 1 são-paulino, que voltou ao time após ser desfalque contra Goiás, Flamengo e Ceará, no confronto realizado no estádio do Morumbi.

2 X 0 NO PLACAR

Com um homem a menos, o Ceará voltou totalmente retrancado para o segundo tempo. A meta era a todo custo segurar a derrota mínima, que ainda garantiria sua classificação. Do lado são-paulino, Juan Carlos Osorio adiantou ainda mais suas linhas e deu liberdade a seus volantes para chegarem à frente. Em uma dessas subidas, Thiago Mendes arriscou de fora da área e marcou um belo gol: 2 x 0 e história mudada. A partir daí, o São Paulo tinha a vaga nas mãos.

Ceni salvo pelo travessão

Sem alternativa, o Ceará resolveu finalmente sair para o jogo. Aos 14 minutos, Rodrigo Caio cometeu falta em Siloé. Na cobrança, Fabinho mandou de pé direito e acertou o travessão de Rogério Ceni, que saltou e não achou nada. Realmente não era a noite do Vôzão.

thiago mendes no ataque

Posicionamento tático do São Paulo no segundo tempo após as entradas de Wesley e Hudson (Foto: GloboEsporte.com)Posicionamento tático do São Paulo no segundo tempo após as entradas de Wesley e Hudson (Foto: GloboEsporte.com)

Para dar mais segurança ao time, Juan Carlos Osorio fez duas mudanças em oito minutos, sacando Michel Bastos e Wilder Guisao para as entradas de Wesley e Hudson. Thiago Mendes, que já tinha cartão amarelo, foi retirado do setor de marcação, encostou em Paulo Henrique Ganso e virou atacante. O São Paulo que tinha a classificação nas mãos passou a valorizar a posse de bola e esperar o tempo passar.

Troca de passes e gol de pato

Apesar do espírito de luta, faltava qualidade para o Ceará. E o São Paulo, que também não forçava a partida, acabou marcando seu terceiro gol em uma bela troca de passes que terminou nos pés de Paulo Henrique Ganso, que acionou Bruno na velocidade. O lateral foi ao fundo e cruzou na medida para Alexandre Pato, que chutou de pé direito e marcou seu 21º gol no ano. Vaga assegurada e alívio para os são-paulinos.

1 COMENTÁRIO