FPF ignora risco e põe final do São Paulo a 3 km de partida do Palmeiras

91

GloboEsporte.com

Tossiro Neto

Primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista feminino será no Estádio Nicolau Alayon, uma hora antes de jogo na arena palmeirense.

 

Estádio Nicolau Alayon São Paulo (Foto: Divulgação/ Nacional)
Estádio Nicolau Alayon será palco da final do Paulista feminino (Foto: Divulgação/ Nacional)

A mais recente mudança de palco (já foram três locais diferentes) da primeira final do Campeonato Paulista feminino, no domingo, ignora o risco de encontro entre torcedores rivais na cidade. A decisão entre São Paulo e São José foi agendada para o Nicolau Alayon, às 15 horas, uma hora antes de o Palmeiras receber o Joinville pelo Brasileiro.

Publicidade

Somente 3,4 quilômetros de distância separam o estádio do Nacional da arena palmeirense, que tem recebido a maior média de público do futebol brasileiro na temporada. Até a tarde desta quinta-feira, 18 mil ingressos já haviam sido vendidos antecipadamente. A Federação Paulista de Futebol, porém, não teme que isso seja um problema.

– A torcida do futebol feminino é diferente da torcida tradicional. São familiares. E outra: o jogo vai ser uma hora antes – argumenta o coronel Isidro Suita Martinez, vice-presidente do departamento de competições da entidade, que sustenta a justificativa mesmo ao ser lembrado da presença de torcedores organizados são-paulinos e santistas na semifinal disputada no domingo passado, no complexo social do Morumbi.

– Pode até ser que compareçam, mas repito: apesar de serem torcedores organizados, são familiares. E teremos máximo de 200 ou 300 pessoas no estádio – reforçou, ao acrescentar que o clube mandante é responsável por providenciar o policiamento adequado no estádio.

São Paulo futebol feminino semifinal (Foto: Renata Lutfi/saopaulofc.net)Torcedores organizados do São Paulo compareceram à semifinal (Foto: Renata Lutfi/saopaulofc.net)

O Nicolau Alayon é o terceiro palco diferente definido pela FPF para a primeira final do estadual feminino. Inicialmente marcado para o complexo social do Morumbi, o jogo teve local alterado a pedido do São José, que questionou as condições de segurança e o campo de grama sintética. A partida, então, foi transferida para a Arena Barueri, sob justificativa de que “partida da fase final deve ser realizada em estádio”, para irritação da comissão técnica do São Paulo.

Nesta quinta-feira, diante da insistência da diretoria tricolor para que a decisão voltasse ao Morumbi, onde o time passou pelo Santos na semifinal, verificou-se que o laudo da arena de Barueri está vencido. Mas a FPF não cedeu: definiu o estádio do Nacional como endereço definitivo do confronto, ainda que isso represente risco de encontro entre são-paulinos e palmeirenses na região.

Arena Palmeiras (Foto: Felipe Zito)Com uma hora de diferença, Arena Palmeiras, a 3,4 km do estádio do Nacional, recebe jogo da Séria A (Foto: Felipe Zito)

Campeão paulista no ano passado, o São José obteve campanha melhor do que a do São Paulo nas fases anteriores da edição atual do campeonato. Por isso, leva a vantagem de decidir a segunda partida em casa e de jogar por dois empates (ou por resultados que igualem número de pontos e saldo de gols nos dois duelos).