Osorio estipula prazo para decidir qual competição priorizar no São Paulo

64

GloboEsporte.com

Marcelo Prado

Como a Copa do Brasil só volta no fim de setembro, técnico diz que é imprescindível vencer as próximas partidas pelo Brasileirão, contra Ponte Preta e Joinville.

Osorio São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net  )

Osorio ressalta a importância dos próximos dois jogos do São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net )

Publicidade

No Campeonato Brasileiro, o São Paulo ocupa a sexta posição na tabela, a dois pontos do Fluminense, último integrante do G-4 da competição. Na Copa do Brasil, com a vitória por 3 a 0 sobre o Ceará, a equipe garantiu vaga nas quartas de final.

Com um elenco reduzido após a perda de oito atletas (Paulo Miranda, Souza, Denilson, Boschilia, Doria, Rafael Toloi, Jonathan Cafu e Ewandro) e a lesão de outros seis (Luis Fabiano, Rogério Ceni, Breno, Alan Kardec, Denis e Daniel), fica a pergunta: qual competição priorizar?

Para Juan Carlos Osorio, essa questão poderá ser respondida após as próximas partidas do Campeonato Brasileiro, quando o São Paulo enfrentará Ponte Preta (neste sábado, no Morumbi), Joinville (2/9, em Santa Catarina), Internacional (5/9, em casa) e Santos (09/09, na Vila Belmiro). Principalmente porque, nos três últimos jogos dessa lista, o treinador ganhará ainda mais desfalques.

Além dos jogadores machucados, o treinador não poderá contar com Lucão e Rodrigo Caio, convocados para a seleção brasileira olímpica que disputará um amistoso contra a França, no dia 8 de setembro. Com isso, por três partidas, o treinador colombiano contará com apenas três opções para a defesa: Lyanco (cria da base e que tem apenas 30 minutos jogados no profissional), Luiz Eduardo e Edson Silva.

– Pensando em Campeonato Brasileiro, acho fundamental ganhar as duas próximas partidas. Mesmo reconhecendo o potencial das equipes, são jogos que podemos ganhar. Mais para frente, teremos o clássico contra o Santos que, na minha opinião, joga como nós, busca o ataque. É o time que hoje tem o melhor futebol ofensivo do país, vive um grande momento – afirmou o treinador colombiano.

No começo, tínhamos um elenco grande e disputávamos uma competição. Agora, sofremos algumas baixas, o elenco foi enfraquecido e temos duas competições pela frente

Juan Carlos Osorio

Teoricamente, a Copa do Brasil é um caminho mais curto para um título do que o Brasileiro. Afinal, o time precisaria disputar mais seis jogos para levantar um caneco que nunca conquistou, e ainda garantiria com a conquista uma vaga na Libertadores.

Mas o torneio de mata-mata só volta a ser disputado no dia 23 de setembro – a CBF sorteia os confrontos das quartas de final na segunda-feira.

No Campeonato Brasileiro, embora ainda faltem 18 rodadas para o final da competição, a equipe precisa descontar uma diferença de 12 pontos para o líder Corinthians para pensar em título. Um objetivo mais concreto seria uma vaga no G-4 e assim, que garantiria uma vaga na Taça Libertadores de 2016.

O treinador deixou claro que é difícil brigar em igualdade de condições nas duas competições.

– No começo, tínhamos um elenco grande e disputávamos uma competição. Agora, sofremos algumas baixas, o elenco foi enfraquecido e temos duas competições pela frente. Temos que continuar trabalhando, mas é preciso entender tudo o que aconteceu – ressaltou o técnico.

5 COMENTÁRIOS