Em campo “neutro”, São Paulo e São José abrem final estadual feminina

66

GloboEsporte.com

Decisão do Paulista será o último ato do time da capital, que será fechado time por falta de dinheiro. Equipe do Vale da Paraíba venceu a competição em 2014.

São Paulo e São José futebol feminino (Foto: Felipe Kyoshy/ GloboEsporte.com)

Na fase de classificação, foi uma vitória tricolor e um empate (Foto: Felipe Kyoshy/ GloboEsporte.com)

O estádio Nicolau Alayon será palco neste domingo, às 15 horas (de Brasília), da primeira final do Campeonato Paulista, entre São Paulo e São José. Recém-criada e já prestes a fechar por questões financeiras, a equipe da capital desafia as atuais campeãs mundiais.

Publicidade

– É uma equipe tradicional, tem trabalho no futebol feminino estabilizado há muitos anos. Não é aquele time de 2014, a maioria das jogadoras está na seleção brasileira permanente, mas sempre falei que o São José o pior time para se enfrentar. É uma grande equipe, com grandes jogadoras, conheço quase todas – diz Marcello Frigério, técnico são-paulino, que se irritou com o veto da Federação Paulista de Futebol ao Morumbi.

De fato, do time titular que faturou o Mundial contra o Arsenal, no Japão, apenas a zagueira Bagé permanece na cidade do Vale do Paraíba. A experiente Formiga, capitã do Brasil na conquista do ouro dos Jogos Pan-Americanos, era a principal líder daquele grupo, que também faturou duas vezes a Copa do Brasil e três vezes a Libertadores. Outras foram para os Estados Unidos.

Por ter melhor campanha, São José fará segunda partida em casa e tem a vantagem de jogar por dois empates (ou dois resultados que igualem pontos e saldo de gols)

Na fase de classificação do Paulista, os dois times finalistas se enfrentaram duas vezes, com uma vitória tricolor e um empate. Em seguida, a equipe do Vale do Paraíba avançou com melhores resultados e chegou à decisão com melhor campanha, o que lhe dará o direito de fazer a segunda partida como mandante. Outra vantagem é jogar por dois empates (ou por resultados que igualem número de pontos e saldo de gols nos dois duelos).

– Temos o regulamento debaixo do braço e temos que saber utilizá-lo. Hoje vivemos uma nova realidade. Muita gente duvidou do nosso time. Mas as jogadoras têm que provar para elas mesmas que podem ser campeãs do Paulista, da Libertadores, porque temos um grupo muito competitivo – comentou a técnica Emily Lima, ex-jogadora do São Paulo, que assumiu o São José já sem as estrelas da temporada passada.

Sua equipe tem três desfalques para o jogo na capital. Suspensas pelo terceiro amarelo, a lateral-esquerda Yasmin, a volante Pepê e a meia Baiana estão fora. Emily Lima não confirma a escalação, mas deve mandar a campo: Andrea Tovar; Raquel, Gislaine, Bagé e Mariana Neiva; Gabi Ceará, Monique Peçanha, Rita Bove (Carlinha) e Gabi Portilho; Alanna e Chu.

No São Paulo, Marcello Frigério pode repetir a formação que conquistou a vaga empatando com o Santos, no domingo passado. Há uma dúvida importante, porém: a zagueira Dulce, capitã, sofre com dores musculares. Se ela for vetada, as opções são Cris ou Nagela.

1 COMENTÁRIO