SP vai usar cláusula para tentar barrar saída de Pato se houver proposta .

31

UOL

Guilherme Palenzuela

 

O São Paulo não tem conhecimento sobre qualquer proposta oficial que possa tirar Alexandre Pato do clube até terça-feira. No entanto, já está preparado para tomar as medidas jurídicas que julga cabíveis para barra uma eventual saída do atacante caso receba do Corinthians a informação que foi aceita uma proposta de valor igual ou superior a 10 milhões de euros e inferior a 20 milhões de euros.

Desde a noite de sexta-feira, a diretoria do São Paulo falou três vezes com Pato e seu agente, Gilmar Veloz, sobre a existência de uma proposta do Tottenham que poderia romper antecipadamente o empréstimo. Em todas as ocasiões, conforme relatado pelo vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro ao UOL Esporte, ouviu que não há oferta. Por isso, o São Paulo, apesar de assustado com a situação, não acredita na possibilidade de perder Pato nos momentos finais da janela europeia – a janela inglesa se encerra no dia 1 de setembro, um dia depois dos outros principais centros europeus.

Publicidade

Mesmo sem crer na possibilidade da saída de Pato, o departamento jurídico do São Paulo já está preparado para lidar com a situação. A defesa se baseia em uma cláusula estipulada no contrato, revelada pelo Blog do Perrone no dia 9 de agosto. O contrato de empréstimo de Pato prevê que se o Corinthians não prover garantia bancária referente à parte corintiana da remuneração do jogador durante o vínculo com o São Paulo – cada clube paga R$ 400 mil entre salários e direitos de imagem -, a multa rescisória do contrato passa a ser 20 milhões de euros, o dobro do valor vigente. O departamento jurídico não fala publicamente sobre a estratégia, mas tem a argumentação preparada desde o fim de julho, quando enviou notificação extrajudicial ao Corinthians pela não apresentação da garantia bancária prevista em contrato.

Surpreendeu ao São Paulo, internamente, a postura de Pato na entrevista à TV Globo ao deixar o gramado do Morumbi após a vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta, no sábado. O jogador que, segundo o vice-presidente de futebol, negou haver proposta do Tottenham se mostrou indeciso e pouco preciso nas respostas. Colocou em dúvida o futuro no clube e deu a entender que tomará a decisão neste domingo. O São Paulo, porém, não tem conhecimento de qual decisão Pato tem a tomar uma vez que, no entendimento do clube, não há proposta.

O técnico Juan Carlos Osorio falou sobre o tema e disse que será difícil competir por títulos se Pato, a quem chamou de “melhor atacante” do São Paulo, deixar o clube. Em inglês, o técnico afirmou que desistiu de entender a situação do jogador e seu futuro no clube.

Conforme publicado pelo UOL Esporte no último dia 22, o Tottenham procurou um intermediário e pediu informações sobre Pato. Tal intermediário, segundo a diretoria do São Paulo, é o iraniano Kia Joorabchian, ex-presidente da MSI e parceiro do Corinthians. Joorabchian agente de jogadores e parceiro do brasileiro Giuliano Bertolucci, também agente, e que participou da coleta de informações sobre a viabilidade da contratação de Pato enviadas ao clube inglês.

Pato vive em 2015 aquela que considera a melhor temporada de sua carreira. O atacante pediu para jogar como ponta esquerda desde a chegada de Osorio ao São Paulo e, desde então, tem tido desempenho de destaque e colhido elogios recorrentes do técnico, que o considera o melhor atacante do Brasil. No ano, Pato marcou 21 gols em 41 jogos.

1 COMENTÁRIO