Análise: inconformismo é o mínimo que se espera de Ganso no Brasileirão.

86

GloboEsporte.com

Alexandre Lozetti

Autor de um gol em 29 partidas na temporada, meia do São Paulo precisa se despir de sua elegância e assumir a responsabilidade de mudar o cenário de um ano terrível.

Ganso e Osorio em treino do São Paulo (Foto: André Lucas Almeida/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Ganso tem um gol em 29 jogos no ano(Foto:André Lucas Almeida/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Publicidade

Paulo Henrique Ganso não pode estar conformado com 2015. O mistério em torno do futebol do camisa 10 do São Paulo é um dos mais difíceis de se desvendar. Cinco anos depois, ainda há quem espere e torça pelo despertar daquele craque de 2010, que, ao lado de Neymar, no Santos, praticou o jogo mais bonito dos últimos tempos (por seis meses).

Exagero. Ganso não precisa voltar tão longe no tempo para ser considerado um ótimo jogador. Em 2013, foi fundamental para afastar o São Paulo da zona de rebaixamento. Em 2014, conduziu o time ao vice-campeonato brasileiro. Mas a passividade com que encara a temporada, na qual fez um único e inacreditável gol em 29 jogos, dá luz a questionamentos radicais: ele é bom mesmo?

Deve haver muitos que pensam que não, e até com bons argumentos. Discordo. Ganso é talentoso. Um talento raro já demonstrado, mas insuficiente para anular deficiências que o impedem de ser completo. Um desses problemas é justamente a incapacidade de se redescobrir, se renovar. Não basta estar insatisfeito com o próprio rendimento, como ele, de fato, está. É preciso agir.

As constantes transformações pelas quais passa o São Paulo afetam o desempenho de qualquer jogador. Ganso não foge à regra. Culpá-lo por tudo, como às vezes se faz, é injusto. Na atual fase, Juan Carlos Osorio trabalha para que o meia não se movimente tanto, justamente o contrário do que sugerem alguns técnicos, colunistas, ex-jogadores… Aliás, nenhum boleiro do futebol brasileiro é alvo de tantas opiniões, palpites ou decretos quanto Paulo Henrique Ganso.

Posicionamento que Osorio quer dar a Ganso no São Paulo (Foto: Arte: GloboEsporte.com)Osorio quer que Ganso receba a bola atrás dos volantes rivais, perto da área, com opções de passe: nada de recuar

Na visão do técnico colombiano, seu maestro não precisa vir ao campo de defesa para receber a bola e iniciar a criação das jogadas ofensivas. Ele quer que seus zagueiros, volantes e laterais (ou alas) tenham qualidade suficiente para isso, e proporcionem a Ganso receber a bola atrás dos volantes adversários para decidir (veja no campinho acima), ou com finalizações, ou com assistências para uma das três opções de passe que Osorio, quer oferecer a ele.

Osorio não quer que Ganso volte para buscar a bola no campo de defesa. Treina para que zagueiros, volantes e laterais tenham qualidade e permitam ao meia recebê-la perto da área adversária. Não xinguem o meia se ele não voltar para receber

Portanto, quando o jogador não se apresentar para receber a bola dos zagueiros, não recuar ao círculo central, não “aparecer”, como costumam reclamar os corneteiros do Morumbi, segurem o ímpeto de xingá-lo. É uma orientação, é treinado.

No próximo domingo, contra o Corinthians, Ganso não terá Luis Fabiano à sua frente, o que pode se transformar em boa notícia. São grandes jogadores, mas o centroavante acaba travando um espaço de criação do meia.

Por outro lado, não terá Pato, aquele cuja movimentação mais cria possibilidades ao camisa 10. É possível que, no clássico, o meia tenha de lidar com a falta de compreensão tática do argentino Centurión, que tenta compensar com raça e carisma.

Não será fácil dar qualidade ao time do São Paulo para que Ganso receba a bola, já no último terço do campo, em condições de criar. Mas Osorio não tem medo de trabalho. A última imagem do meia é de um bom jogo contra o Atlético-MG. Uma atuação consistente, corajosa, mas marcada por uma bola na trave (assista no vídeo abaixo) carregada de uma dessas características mais irritantes do canhoto: a tal incapacidade de fazer diferente.

Ganso bateu com estilo. Deslocou o goleiro. Girou o corpo. O pé de apoio estava na grama de maneira impecável. A cabeça em pé. A bola girou em movimentos rotacionais como se fosse um balé. Mas não entrou. E precisava entrar. Era tudo que o São Paulo e Ganso precisavam. Tudo que o camisa 10 faz parece bonito. Ele deve ser elegante até para comer um cachorro-quente cheio de molhos.

Mas no momento que vivem jogador e clube, nenhum movimento ali poderia ser mais bonito do que o estufar da rede. Ganso, que já havia desperdiçado chance surreal diante do Coritiba (assista abaixo), precisa descer alguns degraus em sua escadaria da elegância. Precisa rebaixar-se ao nível dos mortais. Sair da “matrix”, o mundo imaginário em que tudo está bem, sob controle, as perspectivas são as melhores possíveis e a seleção brasileira está ali à espera de seu retorno para voltar a ser respeitada. Ganso precisa mudar o jogo.

Não é possível que ele se conforme em ter perdido duas Copas do Mundo e não ter, hoje, nem sequer ilusão de disputar a de 2018. Quando Dunga fala (e ele sempre fala) que, para fazer parte da Seleção, o jogador precisa ter, além de tudo, mentalidade vitoriosa, um dos nomes escondidos sob sua condição é o de Paulo Henrique Ganso.

Ganso São Paulo (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo)Ganso é quem precisa ter atitude de mudar sua atual situação (Foto:Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão)

Não assino a impressão de que não corre sangue nas veias do jogador. Ele se importa, se esforça, marca, desarma, não é um cubo de gelo humano como se diz por aí. Mas com a capacidade técnica e a visão privilegiada que tem, Ganso tem de se inconformar com números pífios e resultados ruins. Precisa mudar o cenário, chutar de bico, abrir mão de um jogo que ele parece praticar sozinho. Inconformismo é o mínimo que o São Paulo espera de seu maestro.