São Paulo tenta liberar Luis Fabiano de gancho no STJD para o Majestoso.

61

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan e Marcelo Prado

Após estudo, advogado Roberto Armelin explica que clube quer mudar interpretação da Lei Pelé sobre efeito suspensivo e livrar atacante para clássico com o Corinthians.

Luis Fabiano São Paulo (Foto: Site oficial SPFC)

Luis Fabiano, em treino (Foto: Site oficial SPFC)

Publicidade

O São Paulo vai tentar livrar Luis Fabiano para enfrentar o Corinthians neste domingo, às 16h, no Morumbi. O centroavante pegou gancho de dois jogos imposto pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por conta da expulsão diante do Sport, no dia 19 de julho.

Após estudar a situação, o Tricolor vai recorrer da decisão pedindo que o recurso seja processado com efeito suspensivo. A intenção é fazer o Fabuloso cumprir a pena depois de um novo julgamento, dessa vez no Pleno do STJD, após a votação de nove auditores.

– Vamos recorrer, mas ainda não fizemos o texto do recurso – confirmou o advogado Roberto Armelin, responsável por representar o São Paulo no STJD.

O São Paulo buscará argumentos para mudar a interpretação da Lei Pelé e conseguir o efeito suspensivo, que liberaria o atacante para o clássico. Isso porque há um obstáculo no parágrafo quarto do artigo 53, que diz o seguinte: “o recurso (…) será recebido e processado com efeito suspensivo quando a penalidade exceder de duas partidas consecutivas ou quinze dias”.

– Temos uma interpretação em relação a esse artigo – ressaltou.

Ou seja, a suspensão temporária da punição até o novo julgamento, no Pleno do STJD, só poderia ser concedida se o gancho for maior do que dois jogos, justamente o número de partidas de suspensão do Fabuloso.

Se obtiver sucesso na tentativa de um novo julgamento, a punição de Luis Fabiano pode aumentar ou diminuir. O jogador tem um histórico de expulsões, retrospecto que pesa contra.

Na semana passada, o Fabuloso começou a ser julgado em dois artigos: praticar jogada violenta e ofender árbitros, assistentes ou demais integrantes da equipe de arbitragem. Mas, por decisão do relator do processo, foi apenado em outro artigo mais leve, de desrespeito.

O árbitro André Luiz de Freitas Castro tinha relatado ofensas do jogador na súmula: “Vai tomar no c…, vai ser f…. Vocês estão acabando com o futebol. Desse jeito o futebol aqui no Brasil vai acabar.”

Contra o Corinthians, além de Luis Fabiano, inicialmente fora, o técnico Juan Carlos Osorio não poderá contar com Pato (cláusula contratual) e Thiago Mendes (suspenso com três amarelos). Por isso, o reforço Wilder Guisao se colocou à disposição para estrear no Majestoso. Ele poderia formar um ataque gringo ao lado de Centurión. A outra opção é João Paulo.