Prós e contras: entenda os motivos da provável saída de Osorio do São Paulo

92

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Falta de confiança na diretoria encabeçada por Aidar aliada ao sonho de disputar Copa do Mundo pesam mais para técnico, apesar da vontade do filho de ficar no Brasil.

Juan Carlos Osorio ficou dividido entre a permanência no São Paulo e o convite para treinar a seleção do México. O colombiano pesou prós e contras nos últimos dias, quando soube que a Federação Mexicana de Futebol (Femex) não está disposta a esperá-lo até dezembro nem aceita que o treinador concilie os dois cargos nos próximos meses.

Na última segunda-feira, o coordenador técnico Milton Cruz disse à uma emissora de televisão mexicana que Osorio está de saída. O auxiliar é o principal amigo do comandante desde o início do seu trabalho, em junho. Veja abaixo os fatores colocados na balança pelo treinador, que anunciará sua decisão nesta quarta-feira.

Publicidade

sem confiança em aidar

Carlos Miguel Aidar e Juan Carlos Osorio (Foto: Marcos Ribolli)
Carlos Miguel Aidar e Juan Carlos Osorio conversam no Morumbi (Foto: Marcos Ribolli)

Osorio não confia mais na diretoria encabeçada pelo presidente Carlos Miguel Aidar. O próprio treinador admitiu isso em entrevista coletiva recente. Um dos motivos é a saída de oito jogadores do elenco, não combinada no momento da sua contratação.

Osorio também é muito ligado a Milton Cruz e não gostou de saber nos bastidores que parte da direção lhe diz para não confiar no profissional, com o qual mantém relação de lealdade e não abre mão da convivência. As crises política e financeira do clube pesam contra a sua permanência.

sonhos profissionais

O colombiano nunca escondeu o desejo de treinar uma seleção na Copa do Mundo e poderá atingir o objetivo com o México, na Rússia, em 2018. Para isso, terá de classificar a seleção nas Eliminatórias da Concacaf, na qual a seleção estreia no dia 13 de novembro. Além disso, Osorio tem a intenção de no futuro treinar uma equipe da Europa na Liga dos Campeões. Ele acredita que no México poderá ter a evidência necessária para um dia exercer esse cargo.

estabilidade

Na seleção do México, Osorio tem mais chances de seguir no cargo por um longo prazo do que no São Paulo. Apesar de ter aprovação da diretoria e do elenco no Tricolor, o próprio técnico admitiu recentemente que sabia da possibilidade de sair do clube após “três ou quatro derrotas”, por conta da cultura do futebol brasileiro. Na “El Tri”, ele também não será surpreendido com a perda de atletas.

vontade do filho

Osorio Filhos São Paulo (Foto: Diogo Venturelli)
Osorio e os filhos no CT (Foto: Diogo Venturelli)

Mesmo com o desejo profissional de treinar a seleção do México, Osorio ouve muito seus familiares. Um deles, o filho Sergio, de 15 anos, adora o Brasil e gostaria de continuar morando no país.

O colombiano o levou algumas vezes ao CT da Barra Funda junto com Juan Sebastian, irmão menor de 12 anos.

Título inédito

A possibilidade de ganhar a Copa do Brasil também mexe com Osorio. A conquista seria inédita para o São Paulo e marcaria o sucesso do trabalho do treinador no Brasil, país onde sonhava em trabalhar pela tradição do futebol. O Tricolor está nas semifinais da Copa do Brasil e enfrenta o Santos, nos dias 21 e 28 de outubro.

milton cruz

O auxiliar decidiu não sair do São Paulo junto com Osorio rumo ao México e vai permanecer no clube. Milton está disposto a ser novamente técnico interino do time e tem o apoio de Rogério Ceni nesse sentido. Ele exerceu a mesma função entre a transição de Muricy Ramalho e do próprio Osorio. À época, em abril, foram 12 jogos, com oito vitórias, um empate e três derrotas.

São Paulo x Atlético-PR Juan Carlos Osorio Milton Cruz (Foto: Marcos Ribolli)Osorio e Milton Cruz no banco de reservas do estádio do Morumbi (Foto: Marcos Ribolli)