Em festival de gols, Sub-20 arranca empate na Copa do Brasil

41
12082737_10205039975535929_91580938_o.jpg

Por Paula Reina / saopaulofc.net

Sem se entregar e em busca de uma vantagem para o confronto da volta das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20, o Tricolor foi guerreiro e arrancou o empate com o Botafogo por 3 a 3 na noite desta quarta-feira (7), no Engenhão. Sempre atrás no placar após os anfitriões abrirem 2 a 0 de vantagem, o São Paulo demonstrou muita raça no segundo tempo, que foi marcado por um verdadeiro festival de gols.

Os tentos de David Neres, Gabriel e Rony garantiram aos paulistas o direito de atuar por qualquer empate na volta por até 2 a 2 (0 a 0, 1 a 1 e 2 a 2), na capital paulista, em embate que está agendado para a próxima semana, para seguir adiante e avançar para as quartas de final. Vale lembrar que paralelamente ao torneio, o clube também disputa o Campeonato Paulista da categoria.

Publicidade

Para encarar os cariocas, o time são-paulino começou a partida com Lucas Perri; Foguete, Tormena, Rony e Gabriel; Banguelê, Matheus Queiroz, Lucas Fernandes e Artur; Luiz Araujo e Davi Neres. Já o os anfitriões atuaram com Saulo; Marcinho, Rabello, Kanu e Arruda; Yuri, Paulo, Gustavo e Ribamar; Leandro e Vinícius.

Quando a bola rolou, mesmo longe de seus domínios, o Tricolor conseguiu criar boas oportunidades e envolveu os donos da casa durante a maior parte do confronto. No primeiro tempo, apostando nos velocistas e habilidosos Luiz Araújo e David Neres, o São Paulo criou situações de perigo e levou mais perigo. Firme na marcação e agudo na frente, o time visitante foi superior e por pouco não tirou o zero do placar antes do intervalo.

Na volta para a segunda etapa, o embate começou mais amarrado e sem grandes investidas de ambas as equipes. No entanto, quando o duelo era parelho, o Botafogo conseguiu balançar as redes. Aos 15 minutos, Lima – que entrou no decorrer do jogo – aproveitou cruzamento para colocar os cariocas na frente, no Engenhão. Para buscar o empate, o técnico André Jardine apostou na entrada do centroavante Everton, que deu mais profundidade ao time.

Porém, no contra-ataque, os botafoguenses ampliaram a vantagem aos 25 minutos. Leandro aproveitou bate e rebate na grande área para anotar o segundo gol do alvinegro. Sem acusar o golpe, o São Paulo partiu para cima do rival e reagiu! Aos 30, David Neres aproveitou cruzamento e testou para diminuir o marcador: 2 a 1!

Mais ofensivo, o Tricolor manteve a pressão e acuou o Botafogo no campo de defesa. Assim, foi buscar o empate aos 35 minutos em bela trama ofensiva. O lateral-direito Foguete foi até a linha de fundo e cruzou para a área. No segundo pau, o lateral-esquerdo Gabriel apareceu sozinho para deixar tudo igual na Cidade Maravilhosa! 2 a 2!

A virada parecia questão de tempo, mas os anfitriões marcaram novamente pouco depois: Banguelê, contra. No entanto, a noite era mesmo de um verdadeiro festival de gols! Determinado a conquistar alguma vantagem para a partida de volta, o São Paulo batalhou pelo suado e heroico empate! O zagueiro Rony, já aos 42, demonstrou oportunismo após confusão na grande área e estudou as redes do Engenhão! 3 a 3 e muita festa dos garotos são-paulinos, que ganharam o empate se atuar por qualquer empate até 2 a 2, na capital paulista: 0 a 0, 1 a 1 e 2 a 2.

Vale lembrar que a Copa do Brasil Sub-20 reuniu 32 times na primeira fase: os 20 integrantes da Série A do Brasileiro de 2014, os 11 melhores colocados da Série B do mesmo ano e o campeão do Torneio Seletivo de 2015 da Região Norte. O torneio, assim como é feito no profissional, é disputado no formato de mata-mata, tendo como critério o número de pontos conquistados naquela fase, com os seguintes critérios de desempate: saldo de gols, gols marcados na casa do adversário e disputa de pênaltis.

O vencedor da Copa do Brasil Sub-20, conforme anunciado em meia pela CONMEBOL, disputará a Copa Libertadores da América Sub-20 a partir de janeiro de 2016, no Paraguai.  O torneio continental passará a ser disputado a cada dois anos com 12 participantes, um de cada país, além do campeão anterior e um convidado do país sede.