Reformulação do São Paulo poderá reduzir um terço do elenco em 2016

131

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Atual plantel de 31 atletas deve sofrer baixas consideráveis. Ceni, Pato, Luis Fabiano, Luiz Eduardo, Edson Silva, Léo, Wilder, Reinaldo, Wesley, Bruno e outros podem sair.

São Paulo x Sport Leco (Foto: Marcos Ribolli)

Leco, presidente do São Paulo, prometeu ação ao final da disputa do Brasileiro (Foto: Marcos Ribolli)

O elenco do São Paulo será reformulado para 2016, ação prometida pelo presidente Carlos Augusto de Barros e SIlva, o Leco. O atual plantel de 31 jogadores profissionais poderá ter mais de 10 saídas, o que representaria uma redução de um terço – o número não leva em conta as novas contratações. Todas essas movimentações levarão em conta a opinião do novo treinador, a ser definido nessa semana, segundo Leco e o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro.

Publicidade

Mandatário, diretoria, parte da comissão técnica e departamento de futebol estão descontentes com a postura dos jogadores, diante da goleada aplicada pelo rival Corinthians, por 6 a 1, no último domingo, na arena.

Além dos jogadores com contrato até o fim do ano, outros deverão sair. Rogério Ceni (aposentadoria), Alexandre Pato (empréstimo do rival Corinthians), Luis Fabiano (perto do Tianjin Songjiang, da China), Luiz Eduardo (submetido a cirurgia e emprestado), Edson Silva e o goleiro Léo estão praticamente fora em 2016.

Após a goleada do rival, Bruno, Reinaldo, autor de pênalti em Romero, e Wesley, substituído por Edson Silva, foram alguns dos jogadores criticados nos bastidores. O lateral-direito tem mais um ano de contrato e é alvo do Flamengo e tem mais um ano de contrato; o lateral-esquerdo não agrada dirigentes e torcedores, e o volante ex-Palmeiras tem seu custo-benefício questionado. Reinaldo possui vínculo até dezembro de 2017, e Wesley até dezembro de 2018. Ou seja, o clube teria de procurar soluções para as respectivas situações.

Além de jogadores que não serão mais aproveitados, há aqueles em fim de contrato, como Alexandre Pato, Luis Fabiano, Luiz Eduardo…

O colombiano Wilder Guisao, indicação de Juan Carlos Osorio, é outro com futuro incerto. O jogador tem contrato de empréstimo até julho de 2016, mas poderá ter o vínculo rescindido em acordo. A avaliação é de que o atleta não correspondeu tecnicamente.

Entre os jogadores contratados para 2015, Breno, recuperado para o futebol, Thiago Mendes e Rogério recebem elogios. Centurión, em alta com a torcida no primeiro semestre, perdeu prestígio no clube e é visto como um investimento que não rendeu o esperado.

O argentino tem dificuldade para compreender orientações em treinamentos, apesar de ter talento reconhecido. Agora diretor de marketing, Vinicius Pinotti bancou a transferência por cerca de R$ 13 milhões, e o vínculo do meia-atacante vale até fevereiro de 2017.

São Paulo treino Centurion Wilder Guisao (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net   )Centurión e Wilder Guisao, estrangeiros do elenco, têm futuro indefinido no clube (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Apesar das lesões, Carlinhos recebe avaliação positiva pela evolução na posição de meia, função desempenhada principalmente com Osorio. O jogador fez o gol de honra na derrota para o rival Corinthians e sofreu pênalti desperdiçado por Alan Kardec.

Entre os atuais 31 são-paulinos, figuram atletas como Auro, Lyanco, Matheus Reis, João Schmidt, João Paulo e Murilo, mais novos e não tão aproveitados. Lucão, muito criticado pela atuação diante do Corinthians, deverá continuar como opção até o fim do ano. Milton Cruz tem ele, Rodrigo Caio, Edson Silva e o próprio Lyanco como zagueiros de ofício nesse momento, em busca de uma vaga no G-4 do Brasileirão – o time tem 56 pontos.

Atrás do objetivo, a promessa é de cobrança ao elenco na reapresentação desta terça-feira, no CT da Barra Funda. Mas a diretoria vai esperar os jogos contra Figueirense, sábado, no Morumbi, e Goiás, dia 6 de dezembro, no Serra Dourada, para depois definir as saídas.

8 COMENTÁRIOS

  1. Senhores,
    2016 não será pior que esse ano, pois não é possivel que daremos conta de perder, mais um ano, todos os clássicos que disputaremos!!!!
    Agora falando um pouco sobre o futebol do SP, o porque eu acredito que podemos ter um ano melhor e o que eu acho que tem que ser feito para que isso aconteça:
    -Técnico: demorem o que for necessário para contrata-lo, para quando o fizer, não mais tocar nessa peça!! O Treinadore precisa de tempo para dar padrão e acertar o time, precisa de estabilidade para trabalhar! Não há a necessidade de um técnico para essa reta final de Brasileiro, esperem, pensem direito, para depois tomar a decisão!! Que a diretoria possa começar com o pé direito nessa escolha.
    -RC, LF e Pato: RC ja deu a hora e ponto!!! LF, podem até me criticar, porém se aceitar um contrato ganhando uns 80000 R$ e sabendo que será a 2ª opção, eu até renovaria!! Caso não aceitasse, ok muito obrigado pelo serviços prestados!! Pato, ninguém me convence!! Esse cidadão não vale o que ganha, não tem raça, não tem brio, nunca foi decisivo, só chora! Que volte para as galinhas e ganhe seus 800.000 por lá!!!
    -Dispensas/trocas: Reinaldo, é um infeliz, não sei o que faz no futebol. Bruno, covarde, medroso, pipoqueiro com a bola nos pés. Wilder, terminem o empréstimo. Michel Bastos, não me engana, muito estrelinha e não vem redendo nada (achou alguns gols).
    – Restante: Acredito que se bem treinado o restante do elenco possa produzir algo!! Precisamos de algumas peças, para mim, apenas um zagueiro (Lugano) e um 1º volante (alguem mordedor, tipo felipe melo, willians do cruzeiro ou ralf das frangas, e não venham com mimi que ele joga nos travecos, pois o que importa é correr e suar a camisa, como o próprio Zidanilo faz por lá). Com essas peças que citei armaria o sp de duas formas 3-5-2 ou 4-2-1-3.
    Temos boas peças para ambos esquemas, 3-5-2, com Lugano de líbero, e um cabeça de área batedô, daria tranquilidade para rodrigo caio e lucão jogar (esses dois não são ruins, são novos, precisam de volantes ajudando). Tiago Mendes seria o segundo volante, ainda nessa linha eu usaria Carlinhos/MR (mais na esquerda, como JR antigamente), Wesley (cornetem, mas esse camarada sabe jogar bola siiiiim)/Auro e o Ganso (cornetem mais uma vez, mas ele só precisa de atacantes que corram e deem opção), para fechar Kardec mais Neymar do Nordeste/Centurion (que até hj só entra em fria). Precisando ganhar tira um do meio bota um atacante velocista e pronto 4-2-1-3.
    Sei la pessoal, essa é minha opinião!! Acredito que podemos sim ter um ano melhor!!

    • Gostei do que disse, está certíssimo. O SP não tem dinheiro pra altas contratações, e é bom ninguém ter grandes expectativas quanto a reformulação. Gostei principalmente da idéia do 3-5-2, como em 2005, mudando caso fosse preciso pro 4-2-1-3. Contra as frangas o Osório utilizou-se do 3-4-3 e fomos muito bem, Fabicone meteu 2 bolas na trave que poderiam ser gols, e ainda o Curica jogou com 2 “goleiros” (Uendel fez bela defesa no final). Com esse time ditamos o rítimo contra o Grêmio na casa deles, isso foi muito dedo do Osório, esse sim pode ser chamado de técnico. Acho que se o SP contratasse um do nivel de Osório, Sampaoli ou Fernando Jubero, daria conta de fazer a perebada jogar, claro que com algumas mudanças como vc disse.

  2. Próximo jogo:

    —————— Renan ——————–
    Auro – Lyanco – R. Caio – M. Reis
    ————- Thiago Mendes ————
    ——— Daniel ——- M. Bastos——
    Centurión —– Kardec —– Rogério

    – Bruno: não defende nem ataca na LD. Nessa lareral direita coloca Auro que só ataca, ou Hudson que só defende.
    – Thiago Mendes: unico volante que temos a nivel do tricolor.
    – Ganso: sempre displicente.
    – Daniel: o eterno reserva do Ganso, nem com ele contundido o Daniel não entra, acho que está rolando algum boicote, não é possível.
    – M. Bastos: não é ponta direita, pelo amor de Deus! Bastos teve seu melhor momento no SP na meia esquerda.
    – Centurión: já mostrou ser decisivo em jogos importantes, e jogou muito bem na ponta direita, entraria com ele na direita, mas parece ser o mesmo caso de Daniel, parece que há um boicote.
    – Rogério: joga bem na esquerda, já tem que tomar o lugar de Pato, pois este já anda com a cabeça na Europa.

    Se fosse o Milton eu escalaria o time assim com dois meias e impediria os laterias e o T. Mendes de subir ao ataque, já que tem dois meias pra armar e dois belos cruzadores (Centurión e Rogério).

  3. Na boa, estou com o André Frugis ali de cima, se é pra ter Bruno como lateral direita é melhor ir atrás do ilsinho que está sem clube e virá de graça. Acho que até o André Dias com 36 anos faria bem nessa atual zaga horrivel.

  4. Espero que realmente tragam um técnico bastante diferenciado e o mantenham independente de resultados.
    Contratar jogadores em início de carreira ou em ascensão. Chega de jogador meia boca.
    Montar uma equipe de suporte de acordo com o que tem de mais inovador em termos de tecnologia, alimentação e preparo físico.
    Temos que ter um profundo conhecimento de cada jogador, como acerta o velocidade, chute, passe, lançamento, desarme, cabeceio, etc.
    Usar o jogador de acordo com esse conhecimento.
    Monitorar a perfomance durante os jogos, para saber a exata hora de tirar de campo
    Enfim, entrar de vez em um futebol mais científico e menos achômetro.
    Ridicularizaram o antigo CEO, mas por mais que seu conhecimento de futebol ainda não fosse o melhor, ele tinha parte da resposta. A outra parte é uma análise subjetiva sobre os dados, mas sobre os dados e não ignorando como boa parte dos técnicos nacionais fazem.
    Enfim precisamos do Guardiola ou do Klopp!!!