Choro de Lucão por vaias faz elenco do SP proteger jovem de críticas

101

UOL

Guilherme Palenzuela

O zagueiro Lucão, 19, não foi autor de nenhuma falha que resultou em gol do Figueirense na sofrida vitória por 3 a 2, no último sábado (28), no Morumbi – que só aconteceu após uma virada são-paulina com dois gols nos acréscimos. Mesmo assim, o jovem viveu seu momento mais negativo na ainda curta história pelo São Paulo: foi vaiado e insultado pela torcida da metade do primeiro tempo até o último minuto de jogo, por ter ficado marcado negativamente por falhas em diferentes gols da derrota para o rival o Corinthians por 6 a 1. Depois do jogo deste sábado, Lucão deixou o gramado chorando.

Publicidade

A comoção de Lucão na saída de campo se refletiu na saída do estádio. O zagueiro passou pela zona de imprensa, como outros jogadores, ao ir embora do Morumbi. Ao passar pelos jornalistas e ouvir pedidos para ser entrevistado, respondeu com educação: “Hoje não, por favor”. A tristeza do jovem, oposta ao sentimento de alegria e alívio pela vitória de virada, nos minutos finais, fez com que o elenco do São Paulo tratasse do tema. O primeiro a falar – e com mais contundência – foi seu amigo pessoal e companheiro de zaga, Rodrigo Caio.

“Primeiro a gente fica muito triste. Lucão é um cara sensacional como pessoa e como jogador. Se ele não fosse, não estaria jogando com apenas 19 anos como titular do São Paulo. A gente entende o sentimento da torcida, porque o nosso sentimento era igual depois daquela derrota, de muita tristeza, humilhado pelo que aconteceu. Ficamos tristes pelas vaias em cima de um jogador, mas a gente deu toda a força para ele. Ele sabe que pode contar com o grupo, e o mais importante: ele saiu com a cabeça tranquila porque a gente saiu com a vitória”, disse Rodrigo Caio, que nos últimos dias foi escolhido por diretoria e comissão técnica, ao lado do atacante Alan Kardec, como modelo de comportamento a ser seguido, depois de o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva afirmar que nem todos os atletas estão demonstrando o mesmo comprometimento.

Rodrigo Caio, 22, é amigo pessoal de Lucão porque conviveram juntos nas categorias de base do clube, apesar da diferença de idade, e porque convivem juntos também nas seleções brasileiras de base. Atualmente ambos fazem parte da seleção brasileira olímpica.

Autor do gol da virada, no último lance do jogo, o volante Thiago Mendes também falou sobre Lucão. Para ele, o jovem zagueiro tem de tratar as falhas como algo que ocorreu com todo o coletivo do elenco são-paulino, e não como algo individual. “Ele não foi o único que falhou no 6 a 1. Sabemos que foi o time inteiro, por isso tomamos seis gols. A culpa é de todos, temos que levantar a cabeça e ele também tem que levantar. Sobre as vaias, sabemos que é difícil jogar quando a torcida está vaiando. Ele tem que levantar a cabeça”, falou Thiago Mendes.

O técnico interino Milton Cruz reconheceu que o jovem zagueiro teve falhas contra o Corinthians – contra o Figueirense, neste sábado, Lucão teve uma falha logo depois do gol de empate de Kardec, aos 46 minutos do segundo tempo, e foi salvo pelo goleiro Denis. Milton Cruz pediu apoio e destacou o potencial do jovem.

“O Lucão é um garoto, tem muita coisa pela frente, teve algumas falhas. Acontece, temos que apoiar o Lucão, tem um potencial grande. Espero que a torcida compreenda o que aconteceu com o Lucão”, disse o interino.

Na diretoria do São Paulo há óbvia insatisfação pelo desempenho de Lucão nos últimos jogos, mas ainda muita confiança no potencial do jogador. O jovem defensor é tratado como joia das categorias de base e visto como um dos maiores patrimônios de um clube que, hoje, enfrenta delicado cenário financeiro. O São Paulo detém 75% dos direitos econômicos de Lucão e vê nessa parcela uma das maiores esperanças para fazer caixa, se for necessário.

12 COMENTÁRIOS

  1. Para o próximo ano acredito que devamos mandar Reinaldo embora. Mateus Reis deve ser emprestado para pegar experiência. Ficaria com Carletto para compor elenco e temos que contratar um lateral esquerdo para ser titular.
    Carlinhos eu deixaria para compor meio campo e lateral em casos de contusão. (até porque Carlinhos vive quebrado, não dá pra contar muito com ele).
    Também acredito que o Cortez possa ter um bom desempenho jogando de meia, caindo pelas pontas.
    Atacante não contrataria nenhum, apostaria no que temos e na base com o Joanderson.
    Temos que contratar um zagueiro lateral direito e esquerdo (de marcação) e também dois volantes de marcação.

  2. Não concordo com essas vaias, qualquer um que assiste aos jogos com atenção percebe que as falhas são fruto da falta de marcação dos laterais e dos volantes.
    Rodrigo Caio e Lucão tem que sempre abandonar o marcador para fechar alguém que laterais e volantes deixaram passar.
    Hoje temos apenas um volante de marcação descente, que na verdade é zagueiro, este é o Breno, que quando jogou nesta posição deu maior proteção para a zaga.
    Os laterais não tem jeito, não temos nenhum no elenco que ajudará na defesa, temos que corrigir estas posições, daí os moloques encontrarão seu melhor desempenho.

  3. É simples, rapaz de boa intenção mas péssimo zagueiro! Vende para um time menor, eu também queria jogar no São Paulo mas não tenho condições, assim como o Lucão não tem futebol pra jogar no São Paulo…Acho uma forçação de barra escalar Lucão só porque é das categorias de base sendo que sua deficiência técnica é visível,vem prejudicando o time desde o começo do campeonato…..É engraçado na derrota para os gambás não vi ele chorando…

  4. Lucão tem que ser amarrado pelas orelhas de abano e pelos pés tortos a uma piroga e, sem cerimônia alguma, lançado ao mar (tal qual se lança uma bola de papel a um cesto de lixo).
    E que Netuno, cutucando sua bunda gorda e mole com seu pontudo tridente, encaminhe seu destino a portos distantes e exóticos.
    Vá Lucão, vá, porque navegar é preciso, desaparecer do Morumbi mais ainda.É imperativo!
    Vá, mas vá mesmo, vá de vez, vá seguir sua jornada ordinária em outro universo.
    Lucão, vc já foi grossinho, se tornou grosso e agora atingiu o esplendor absoluto como grossão.
    Então vá Lucão, vá tomar bem no meio do seu cuzão (e o viado do Leco tb).

  5. O problema é chorar pq está sendo vaiado….não chorar por ter sido humilhado, queimado a história do Clube que o revelou, por estar com vergonha de suas falhas bisonhas

    Depois do 6×1 não vi uma lágrima em campo…..muito pelo contrario, pareceu ter vivido um dia como qualquer outro….como se tivesse feito seu trabalho e que aquilo fazia parte.

    Se a diretoria vê esse cara como uma das grandes jóias de Cotia…..é pq tem algo muito errado lá!!!!!

    Sobre seu futuro:

    Honestamente, depois de fazer uma partida PIOR que a pior do Reinaldo (no conjunto ele ganha, mas a nota mais baixa em uma partida já não eh a dele)….não vejo mais como um jogador do SPFC.

    Torcedor não vai perdoar e não acho que tenha futebol e tão pouco cabeça pra superar tudo isso….espero que a diretoria prepare o DVD!!!

  6. Concordo quando falam que Lucão não eh canhoto e tem dificuldades de jogar na esquerda, eh zagueiro de direita. Mas nas jogadas aéreas não tem canhoto nem destro, existe quem sabe marcar e quem sabe se posicionar. Com a bola nos pés, não existe zagueiro canhoto ou destro, ou o zagueiro tem técnica e sabe sair jogando sem errar passes ou falta técnica, erra passe, se enrola e perde a bola deixando cara a cara com goleiro como Lucão fez aos 46 min nesse último jogo contra figueira.