São Paulo procura Sampaoli, mas salário e vazamentos atrapalham

80

UOL

Guilherme Palenzuela, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

  • AFP PHOTO / MARTIN BERNETTI

Sem treinador desde a demissão de Doriva, há três semanas, o São Paulo procurou nos últimos dias o técnico argentino Jorge Sampaoli, da seleção chilena, com quem negociou antes de contratar Juan Carlos Osorio e que agora é colocado pela chapa de oposição do Flamengo como certo caso saia vencedora da eleição. Segundo apurou o UOL Esporte, o último contato entre São Paulo e Sampaoli aconteceu no último sábado. Procurado, o clube disse que não comentará o tema.

Publicidade

Há significativos obstáculos, porém, para que o São Paulo consiga chegar a um acordo com Sampaoli. O primeiro entrave é financeiro: o clube estipula teto salarial de R$ 300 mil para jogadores e técnico em contratações feitas a partir de 2016 e, segundo pessoas próximas de Sampaoli, o salário solicitado pelo treinador, que hoje é cobiçado por clubes da Europa, é de 300 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 1,2 milhão.

Outro obstáculo é a negociação fracassada com o São Paulo em abril, logo depois da saída de Muricy Ramalho. Segundo o estafe de Sampaoli, o treinador argentino se revoltou com o vazamento das informações sobre as conversas que teve com o ex-presidente Carlos Miguel Aidar e o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro. Sampaoli conduziu as conversas com extrema preocupação porque aconteceram às vésperas da Copa América que ele disputaria com a seleção anfitriã – quando as notícias vazaram, com declarações da diretoria são-paulina, Sampaoli foi questionado pela federação nacional e pela torcida.

O estafe de Sampaoli afirma, porém, que a impressão negativa deixada pelos vazamentos de abril não é definitiva. Quem está próximo do treinador afirma que ele tem como máximo objetivo da carreira treinar a seleção brasileira, e que sabe que, para atingir isso, teria de treinar um clube do Brasil. Por isso, olha com carinho para qualquer possibilidade que venha do futebol brasileiro.

Além de Sampaoli, o São Paulo teve Cuca como único nome de grande aceitação na diretoria. O treinador ex-Atlético-MG ainda depende de liberação do Shandong Luneng, da China, com o qual tem contrato por mais um ano, e é cobiçado por outros clubes do Brasil. Além dele, Diego Aguirre, sobre o qual o São Paulo também admite interesse, tem acordo para treinar o Al-Gharafa, do Qatar, mas aguarda a definição do clube do Morumbi.

Sampaoli hoje não sabe se permanecerá no comando da seleção chilena devido à renúncia do presidente da federação nacional. Sergio Jadue abandonou o cargo sob denúncias de suposto envolvimento com os casos de corrupção em diferentes gabinetes da Fifa. O treinador fala em continuar, mas não sabe qual será a decisão da federação e não tem sido contundente sobre qual é seu objetivo profissional para a próxima temporada.

Na segunda-feira a Fifa anunciou que Jorge Sampaoli concorre com Pep Guardiola, do Bayern de Munique (ALE), e Luis Enrique, do Barcelona (ESP), ao prêmio de melhor técnico do mundo em 2015. O argentino foi campeão da Copa América e tirou o Chile de enorme jejum.

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse Aidar acabou com todos os projetos do SP. Por causa dele não temos Sampaoli, nem Osório, nem técnico nenhum! E muito menos o dinheiro nos cofres tricolores. Aidar acabou com o SP, deixou-nos em frangalhos. Deveriam penhorar todos os seus bens em nome do Tricolor e deixá-lo vagando pelas ruas de cuecas feito um velho gagá num asilo.

    Aidar, seu filho da puta! Vai tomar no meio do seu cu!

  2. Os cara ali em cima falando que Sampaoli é porcaria. kkkkkkkkkkkk Vocês entendem muito de futebol assim como a Valesca popozão entende de Beethoven.
    Sampaoli está concorrendo o melhor técnico do mundo e os cara vem me escrever uns asneiras dessa. É brincadeira!

    Deixando isso de lado, não acredito que essa diretoria tem força e muito menos competência de trazer esse belíssimo técnico para o Maior do Mundo. Com um técnico desses não tem que se pensar em salários. É contratar e deixá-lo trabalhar. Depois ir montando um elenco forte e campeão. Mas o que falta pra o SP nos último tempo se resume a uma palavra: COMPETÊNCIA! É isso que falta pro SP, tanto da parte dos jogadores, comissão técnica e departamento médico até a diretoria.