Veja os ‘grupos da morte’ que podem ser formados no sorteio da Libertadores Comente

60

UOL

  • São Paulo e Corinthians podem cair no mesmo grupo da Libertadores mais uma vez

    São Paulo e Corinthians podem cair no mesmo grupo da Libertadores mais uma vez

Na noite desta terça-feira (22), serão conhecidos os grupos da Libertadores-2016 e os duelos da primeira fase da competição. E a expectativa toma conta dos torcedores: afinal, há chances consideráveis de termos os temidos ‘grupos da morte’ na competição continental.

Para 2016, a Conmebol mudou os critérios para o sorteio dos grupos da Libertadores. A entidade definiu um ranking, de acordo com o desempenho dos clubes no principal torneio sul-americano, e dividiu as equipes em potes. Mas não existe a possibilidade de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, por exemplo, caírem na mesma chave ao mesmo tempo.

Um grupo só terá dois times de um mesmo país caso esta segunda equipe venha do pote 4, composto pelos clubes que disputam a primeira fase: São Paulo, Universidad de Chile, Independiente Santa Fe, Guaraní-PAR, Racing, Caracas, Huracán, Oriente Petrolero, Independiente del Valle, Universidad César Vallejo, River Plate-URU, Puebla, Pumas e Toluca.

Publicidade

Os cabeças de chave são River Plate, Boca Juniors, Peñarol, Nacional-URU, Olimpia (PAR), Corinthians, Atlético-MG e San Lorenzo. Grêmio, Emelec, Cerro Porteño, Atlético Nacional, Bolívar, Colo Colo, Palmeiras e The Strongest formam o pote 2. No 3, estão LDU, Sporting Cristal, Deportivo Cali, Deportivo Táchira, Rosario Central, Melgar, Cobresal e Trujillanos.

Em um rápido exercício, pode-se formar alguns ‘grupos da morte’: Boca Juniors, Palmeiras, LDU e São Paulo; River Plate, Grêmio, Deportivo Cali e Racing; Corinthians, Atlético Nacional, Rosario Central e Universidad de Chile; ou Atlético-MG, Cerro Porteño, Deportivo Cali e Toluca.

Mas também pode-se imaginar alguns ‘grupos da vida’: Corinthians, Bolívar, Melgar e César Vallejo; Boca Juniors, The Strongest, Trujillanos e Cobresal; River Plate, Emelec, Deportivo Táchira e Trujillanos.

O sorteio da Libertadores começará às 21h30 (horário de Brasília).