Qual é o Lugano que o São Paulo terá como reforço em 2016?

94

UOL

Guilherme Palenzuela

Momentos de Lugano pelo São Paulo

Lugano celebra Mundial de Clubes de 2005 do São Paulo AP

Diego Lugano encaminhou o acordo de rescisão com o Cerro Porteño, despediu-se do clube na noite de quarta-feira (6) e confirmou que jogará no São Paulo em 2016. O zagueiro viajou a Montevidéu, no Uruguai, onde passará alguns dias até resolver os últimos detalhes contratuais da transferência antes de viajar à capital paulista. Depois de dez anos, o ídolo que venceu Copa Libertadores e Mundial voltará ao Morumbi. Mas o jogador que chega em 2016 é totalmente diferente daquele que se foi em 2006.

Desde que saiu do São Paulo, a carreira de Lugano teve diferentes fases: o auge técnico e físico no Fenerbahçe, ciclo que se encerrou com o título da Copa América em 2011 como capitão da seleção uruguaia; a luta para ser titular entre Paris Saint-Germain, Málaga e West Brom; a volta da quase aposentadoria na Suécia; e o ressurgimento para o futebol profissional no Cerro Porteño, em 2015.

Publicidade

O auge

EFE/Leo La Valle

Lugano se transferiu ao Fenerbahçe, da Turquia, depois da final da Copa Libertadores de 2006, na qual acabou como vice-campeão pelo São Paulo, contra o Internacional. Seis meses antes, havia se sagrado campeão mundial pelo clube paulista, contra o Liverpool, depois do triunfo na Copa Libertadores. No Fenerbahçe, foram cinco temporadas, de 2006 a 2011, com três títulos conquistados.

Ao todo foram 152 jogos e 25 gols na Turquia, segundo dados do portal O Gol. Na última temporada, teve ano de artilheiro para um zagueiro: 30 jogos e oito gols. Em 2011 o zagueiro vivia o melhor momento da carreira e coroou com o título da Copa América um ano depois de ter capitaneado a seleção uruguaia no quarto lugar da Copa do Mundo de 2010.

De galho em galho para ser titular

AFP PHOTO/ JORGE GUERRERO

Aos 31 anos e depois da consagração no meio de 2011, Lugano foi uma das contratações do Paris Saint-Germain, da França, que acabara de ser comprado pelo Qatar Sports Investiments, grupo que até hoje controle o clube. Foram 21 jogos como titular e apenas um gol na temporada, que contou com um começo irregular do zagueiro e final na reserva. Não jogou nos primeiros seis meses da segunda temporada, 2012-13, e então começou os movimentos na carreira para se manter como titular em algum clube.

A maior preocupação de Lugano naquele momento, segundo relatado a amigos, era atuar com regularidade como titular para não perder o posto na seleção uruguaia. Ele havia sido o capitão na boa campanha da Copa do Mundo de 2010 e no título da Copa América de 2011, e temia não chegar em suas melhores condições à Copa de 2014, no Brasil. Decidiu, então, transferir-se por empréstimo ao Málaga, da Espanha. Jogou 11 partidas pelo clube em 2013, em período em que sofreu com lesões.

Na temporada seguinte, 2013-14, rompeu contrato com o PSG para jogar no West Brom, da Inglaterra. Durante toda a temporada sofreu com alguns problemas físicos e jogou apenas 12 jogos, marcando um gol. Chegou à Copa do Mundo longe de suas melhores condições, mas ainda capitão da seleção. Depois da estreia com falha contra a Costa Rica, porém, se machucou e não conseguiu mais atuar na competição.

Pausa na carreira e Suécia

Site Oficial / saopaulofc.net

Depois do fim do contrato com o West Brom e da Copa do Mundo de 2014, Lugano ficou um ano sem jogar. A carreira já parecia sem rumo quando, em setembro daquele ano, o uruguaio passou a viver no Brasil para se tratar no São Paulo e continuar no Reffis do clube o trabalho de recuperação física.

Apesar de tentativas de alguns dirigentes, o clube não quis contratá-lo naquele momento. Em abril de 2015, quase um ano depois da Copa, o uruguaio firmou contrato com o Hacken, clube da Suécia, para tentar voltar a jogar em alto nível. O projeto surtiu efeito, Lugano voltou a ser titular em sequência e conseguiu voltar à melhor forma física.

Ressurgimento no Cerro

Reprodução/Twitter

Três meses depois da recuperação na Suécia, Lugano assinou contrato com o Cerro Porteño, do Paraguai. Apesar de querer voltar a jogar no São Paulo, não encontrou no clube reciprocidade. Assim como na Suécia, o zagueiro conseguiu manter sequência como titular, jogando sempre 90 minutos, e sem lesões – a liga paraguaia, com jogos uma vez por semana, o ajudou. O uruguaio terminou 2015 como titular e um dos mais importantes jogadores da equipe: marcou cinco gols em apenas 16 partidas e obteve a média mais artilheira de toda a carreira.

O que o São Paulo espera?

Segundo relatado pela diretoria do São Paulo, o clube sabe que Lugano chegará ao clube em 2016 longe de suas melhores condições físicas e muito distante daquele jogador que se firmou como ídolo em 2005. A cúpula do clube entende, no entanto, que o elenco precisa de um novo líder – depois da aposentadoria de Rogério Ceni – e principalmente de um atleta que seja exemplo de comprometimento profissional nos vestiários. Por isso, crê que o benefício de Lugano fora de campo para o time será ainda maior que o retorno que ele poderá dar dentro das quatro linhas.

Lugano é esperado pelo São Paulo no CT da Barra Funda para assinar contrato, mas ainda passará alguns dias em Montevidéu, no Uruguai. O clube acredita que deverá ter o zagueiro anunciado formalmente até, no máximo, o início da próxima semana.