Raio X do São Paulo…

171

Quantas vezes desde 2014,  você e seus amigos comentaram e argumentaram sobre o que acontece com o SPFC.

Bem amigo, a coisa é complicada, antiga e séria. Se você gosta de ler, se prepare, pois esse texto será grande, com fatos e opiniões pessoais.

Temos que separar os fatos e dividir a culpa para todos os envolvidos, pois não aceito argumentos de que a culpa é da crise política vivida pelo clube, claro que isso atrapalha, mas não a ponto de ver um time sem alma e sem respeito com o clube e sua torcida.

Publicidade

O elenco

Primeiramente, quero deixar claro aos jogadores e familiares que não é nada pessoal, estou me baseando no que cada um apresentou até agora vestindo a camisa tricolor. E os jogadores que não forem citados, quer dizer que podem fazer parte do elenco, ou que não tiveram tempo suficiente ainda para serem avaliados.

Denis: Foi na festa da SPNet  com o M1to em 2006 (se não estiver enganado), como pessoa nota dez, porém erraram na gestão de sua carreira. O tricolor quando decidiu que ele seria o substituto do M1to, deveria tê-lo mantido na Ponte Preta, onde era titular, pois assim estaria jogando e pegando experiência. Se isso fosse feito,  Denis teria disputado no mínimo dez­­­­­ campeonatos nacionais entre Brasileiro e Copa do Brasil, digo isso, pensando na vinda dele em 2014, para ficar praticamente dois anos na reserva do Ceni, além de se familiarizar com o clube. Isso daria a experiência que hoje ele não tem, além de sabermos exatamente o seu potencial.

Porém isso não aconteceu e Denis ficou oito anos na reserva de Ceni e por mais legal que seja, ele não esta apto para ser goleiro titular do São Paulo.

Bruno: Fraco, pipoca em jogo grande, sem mais…

Lucão: Muito jovem, deveria ser emprestado para uma equipe como o Vitória para disputar o Brasileirão como titular e amadurecer, pois tem futuro e não podemos minar esse jogador que não tem 21 anos.

Carlinhos: Igual o antigo Juan lateral esquerdo, só serve para jogar no Rio de Janeiro, mole…

Hudson: O cantor é bom, mas o jogador é fraco demais, só corre atrás dos adversários…

Thiago Mendes: começou bem o ano, pegou a preguiça do time e está péssimo.

Michel Bastos: Depende unicamente dele, parece estar sem vontade, sem tesão… ai não presta e não interessa, mas se voltar a jogar o que sabe, é titular fácil desse time.

Centurión: A maior decepção, quando chegou pensei que seria um diferencial, fez boas partidas ano passado, como contra o Corinthians no Paulistão, mas agora que esta sendo titular desde o início do ano e com o apoio do treinador, o cara erra tudo o que tenta.

Rogério: Cisca, faz alguns gols mas é fraco para jogar no SPFC…

Kardec: O bom já faleceu, tinha um belo dom…Já o jogador, está péssimo e poderia ir embora…

Wesley: Pensou que eu havia esquecido dele? Jamais, esse jogador se acomodou, está morto para o futebol…Nem a China quer esse cara…

 

 

Comissão Técnica:

 

“Calendário é desumano”, “precisamos rodar o elenco”, “jogador está cansado e pode se contundir”.

Essas são algumas frases que escutamos toda semana e meu amigo, estamos em MARÇO, jogador de futebol é pago para jogar duas vezes por semana, se fosse três vezes na semana até aceitaria o time reserva em uma partida com esses argumentos.

 

Essa falta de potência física é falha da comissão, pois é inaceitável esse argumento agora…

 

Sobre o “Patón”, o cara ganhou duas vezes a Libertadores e não posso pensar que foi apenas com o fator sorte, porém , ele está errando muito na escalação.

 

Pare de improvisar, Carlinhos é lateral, os jogadores que atuam ofensivamente abertos são: Michel Bastos, Centurión, Rogério e Kelvin.

 

Não consigo entender , o Kelvin e Rogério são reservas da posição, quando o titular não pode jogar ele improvisa o lateral esquerdo?

 

Eu ficaria p da vida com isso, jogador reserva da posição é a primeira opção para substituir o titular e pronto, simples e fácil. Agora se o cara é ruim, afasta do elenco e avisa a torcida.

 

Já na questão tática, eu jogaria no 3-5-2 (Renan/ Lugano-Caio-Maicon/ Caramelo-Mendes-Mena-Fernandes (ou Bastos)- Ganso/ Caleri e Rogério), veja bem, escalei o time que se pode usar nas competições atuais, pois não podemos inscrever vários jogadores nas duas competições.

 

Nesse esquema o Rodrigo Caio poderia virar volante e o time variar os esquemas entre 3-5-2 e 4-4-2, claro que é preciso treinar, mas eles fazem isso toda semana e o treinador esta lá para isso.

 

Diretoria

 

Os erros começaram com a manobra do JJ para ficar no poder mais uma vez. Essa manobra, juntamente com os “egos inflamados” da diretoria, fizeram o São Paulo perder dinheiro, perder Copa do Mundo, perder prestígio e ser alcançado e até ultrapassado pelos rivais em estrutura, títulos e organização.

 

Resumidamente, aquela briga com o Corinthians em que Juvenal (convencido por aquele dirigente de futebol que foi demitido após falar besteira do M1to) liberou apenas 15% ou 5% para a torcida rival, acabando com um acordo feito no início da década de 80, em que em ambos os jogos a divisão seria 50% para cada lado. Isso fez o rival não jogar mais no estádio perdendo dinheiro, fez o rival construir seu próprio estádio (não me interessa os meios utilizados por eles, mas fizeram), além de perder os jogos da Copa do Mundo que seria no Morumbi.

 

Fora isso, o clube brigou com a CBF, fato que só serviu para a FIFA aumentar as exigências sobre a reforma do estádio a tal ponto que ficou inviável realização do evento.

 

Ainda tivemos a demissão do Muricy após não vencer mais uma vez a Libertadores (e continua até hoje), porém o cara havia vencido três brasileiros seguidos e só não vencemos o quarto seguido por causa do Corinthians que entregou um jogo para o Flamengo (Ronaldo até mentiu ter se machucado no início do jogo para não participar do ato) e do STJD que suspendeu Borges, Dagoberto e mais dois outros que não me lembro, após o jogo contra o Grêmio lá no Sul em que a arbitragem prejudicou muito o time do São Paulo.

 

Saiu Muricy e vieram vários treinadores, os anos passavam, treinadores eram trocados, o time nada ganhou, surgiu o menino Lucas que foi vendido para o PSG e em sua partida de despedida, o título da Sulamericana.

 

Ah, em 2011 ocorreu o centésimo gol do Rogério Ceni, no dia 27/03 na arena Barueri, eu fui nesse jogo e parecia título, que loucura!

 

Bem, em 2013 o time estava para fechar o caixão e cair para a série B, demissões de treinadores, a torcida gritando nos jogos o nome do maior treinador pós Tele Santana, até que  Juvenal aos 40 minutos do segundo tempo, resolve atender o apelo da torcida, liga e contrata Muricy Ramalho para voltar ao SPFC. A sua vota, foi surtiu efeito e literalmente salvou o clube do rebaixamento.

 

Ano seguinte foi bem melhor, terminamos em segundo, Kaká jogou por seis meses no São Paulo para ratificar seu nome no clube e encerrar provavelmente sua carreira nos EUA.

 

Porém, em 2015 as coisa não andaram bem, Muricy estava visivelmente cansado, Aidar como presidente, junto com Ataíde cobram o treinador publicamente: “Quem ele queria, nós trouxemos, queremos no mínimo um título esse ano”.

 

Muricy se afasta sai do futebol para recuperar o gás, o ambiente era horrível, a guerra política aumenta, Juvenal falece, Aidar sai pelas portas do fundo após ser acusado de roubo, Leco assume a presidência, o elenco não tem disposição, perdeu de goleada dos três rivais, a diretoria promete mudanças drásticas no elenco para 2016…

 

Em 2016, algumas contratações, mas o elenco é mantido em sua maioria e aí esta o maior erro de todos. A diretoria fez a promessa e deveria ter cumprido. Não tem dinheiro para trazer um elenco inteiro? Simples, era só vender e emprestar 70% desse elenco e subir o time da Copinha e ser sincero com a torcida, vamos brigar por títulos em 2017 esse ano é para dar experiência a esse bom e jovem elenco. A torcida entenderia perfeitamente e o time estaria fazendo muito mais que esse atual…

 

Para finalizar, espero que os diretores de futebol acordem e trabalhem sério, pois esse SPFC não é motivo de orgulho para o seu o torcedor .

 

Abraço e boa semana a todos!

 

  • Devido ao tamanho da coluna, não colocarei os meus pitacos…rs

 

1 COMENTÁRIO