São Paulo recebe o Botafogo-SP pressionado pela seca de gols

1016

Produção do sistema ofensivo do São Paulo neste início de temporada só não é pior do que a do Paraná entre os 20 clubes da Série A; estatística preocupa a comissão técnica

Brenner

O garoto Brenner é o artilheiro do São Paulo em 2018 com dois gols anotados (Érico Leonan/saopaulofc.net)

A temporada 2018 do futebol ainda está em seu início, mas uma estatística já começa a preocupar a comissão técnica do São Paulo: a seca de gols. Passadas três semanas do início dos estaduais pelo país, o Tricolor está entre os cinco piores clubes da Série A quando o assunto é balançar a rede adversária. Ciente da importância de melhorar os números, a equipe entra no campo do Morumbi, neste sábado (3), para enfrentar o Botafogo-SP em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Paulista

Até aqui, os são-paulinos fizeram cinco jogos e anotaram apenas quatro gols. Nas duas primeiras partidas da temporada, respectivamente contra São Bento e Novorizontino, o Tricolor terminou o jogo zerado. Considerando os 20 clubes da elite do futebol nacional, o desempenho do Tricolor apenas não é pior do que o apresentado pelo Paraná. A média da equipe de Dorival Júnior, neste momento, é de 0,8 gols anotados por partida (veja lista completa abaixo).

O problema já foi detectado pela comissão técnica e, durante esta semana, os treinos da equipe foram focados em calibrar a pontaria de todos os jogadores do elenco, não apenas os do sistema ofensivo. Para o duelo com o Botafogo-SP, o trio formado por Marcos Guilherme, Brenner e Diego Souza será o responsável em soltar o grito de gol dos torcedores no Morumbi.

Publicidade

Caso os titulares não deem conta do recado, o treinador terá nomes de peso no banco de reservas. Isto porque, os recém-contratados Nenê e Tréllez tiveram seus nomes publicados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e foram relacionados. Além da dupla, o peruano Cueva, camisa 10 do Tricolor e também da seleção de seu país, está de volta após desentendimento com a diretoria e é está à disposição da comissão técnica.

Vice-líder do Grupo B do Paulistão, o São Paulo soma 4 pontos em 12 disputados. A última partida do Tricolor no estadual foi a derrota, por 2 a 1, para o Corinthians no Majestoso e o time precisa, além dos gols, ter uma boa atuação para afastar a pressão que ronda o clube. Para isto, no entanto, precisará bater o Botafogo, vice-líder do Grupo e dono de um ataque e de uma campanha melhor que a dos são-paulinos no torneio.

A média de gols por partida dos 20 clubes da Série A

1°)     Vitória – 2,4 gols por jogo (5 jogos e 12 gols)
2°)    Corinthians – 2 gols por jogo (4 jogos e 8 gols)
Cruzeiro – 2 gols por jogo (4 jogos e 8 gols)
Palmeiras – 2 gols por jogo (4 jogos e 8 gols)
5°)    Ceará – 1,86 gol por jogo (7 jogos e 13 gols)
6º)    Internacional -1,8 gol por jogo (5 jogos e 9 gols)
Vasco – 1,8 gol por jogo (5 jogos e 9 gols)
8°)    América-MG – 1,5 gol por jogo (4 jogos e 6 gols)
Grêmio – 1,5 gol por jogo (4 jogos e 6 gols)
Santos – 1,5 gol por jogo (4 jogos e 6 gols)
11°)  Atlético-MG – 1,25 gol por jogo (4 jogos e 5 gols)
Atlético-PR – 1,25 gol por jogo (4 jogos e 5 gols)
Botafogo – 1,25 gol por jogo (4 jogos e 5 gols)
14°)  Flamengo – 1 gol por jogo (4 jogos e 4 gols)
Sport – 1 gol por jogo (4 jogos e 4 gols)
16°)  Bahia – 0,8 gol por jogo (5 jogos e 4 gols)
Chapecoense – 0,8 gol por jogo (5 jogos e 4 gols)
Fluminense – 0,8 gol por jogo (5 jogos e 4 gols)
São Paulo – 0,8 gol por jogo (5 jogos e 4 gols)
20°) Paraná – 0,75 gol por jogo (4 jogos e 3 gols)

FONTE: LANCE