São Paulo desafia vexames recentes em mata-mata para virar sobre o Azulão

225

UOL

Bruno Grossi

  • JOCA DUARTE/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    São Caetano levou a melhor no jogo de ida por 1 a 0, no sábado passadoSão Caetano levou a melhor no jogo de ida por 1 a 0, no sábado passado

O São Paulo perdeu o jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista para o São Caetano por 1 a 0, no último sábado. Assim, precisa ganhar por dois ou mais gols de diferença para ter uma classificação direta no Morumbi, às 21h desta terça-feira. Uma vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis. Garantir a vaga na semifinal é visto como obrigação para torcedores, jogadores e dirigentes, principalmente pelas diferenças de investimento, história e técnica em relação ao adversário. Mas o retrospecto recente do Tricolor mostra que atuar nesse cenário se tornou – mais um – problema.

De 2012, ano em que ganhou seu último título (a Copa Sul-Americana) para cá, o São Paulo disputou 29 confrontos eliminatórios, incluindo Paulistão, Copa Libertadores da América, Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil. Em apenas 14 vezes o Tricolor conseguiu se classificar. Em outras cinco, acabou eliminado por equipes de menor expressão.

Publicidade

A última dessas quedas tratadas como vexames aconteceu ano passado, na primeira fase da Copa Sul-Americana, sob o comando de Rogério Ceni. Depois de empatar sem gols com o modesto Defensa y Justicia na Argentina, o São Paulo decidiu a vaga no Morumbi, mas voltou a empatar, desta vez por 1 a 1, e deu adeus à competição.

Em 2014, essa sina de cair para clubes menores foi inaugurada justamente nas quartas de final do Paulistão, fase em que o Tricolor agora encara o São Caetano. Na ocasião, a vaga na semifinal era decidida em jogo único. E, mesmo atuando no Morumbi, a equipe então treinada por Muricy Ramalho acabou caindo nos pênaltis para o Penapolense. Dois anos depois, de novo nas quartas do Paulistão, outro vexame: o time de Edgardo Bauza foi goleado pelo Osasco Audax, fora de casa, justamente por tido pior campanha que o adversário na primeira fase do Estadual.

Para tornar o histórico ainda mais preocupante, o retrospecto contra o São Caetano em mata-matas é desfavorável. Foram outros dois encontros entre os dois times, com duas classificações do Azulão. Na primeira, em 2004, vitória por 2 a 0 do clube do ABC Paulista no Morumbi, em jogo único nas quartas de final – Muricy treinava o São Caetano e foi campeão do torneio. Já em 2007, Muricy estava no Tricolor e foi eliminado após empatar por 1 a 1 no Pacaembu e ser goleado por 4 a 1 no Morumbi, já na semifinal do Paulistão.

Confira as eliminações recentes do São Paulo para times de menor expressão:

Paulistão 2014
São Paulo 0x0 Penapolense (jogo único – 4×5 nos pênaltis)

Copa do Brasil 2014
Bragantino 1×2 São Paulo
São Paulo 1×3 Bragantino

Paulistão 2016
Osasco Audax 4×1 São Paulo (jogo único)

Copa do Brasil 2016
São Paulo 1×2 Juventude
Juventude 0x1 São Paulo

Copa Sul-Americana 2017
Dfensa y Justicia 0x0 São Paulo
São Paulo 1×1 Defensa y Justicia

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X SÃO CAETANO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 20 de março de 2018, às 21h
Árbitro: Salim Fende Chavez
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Gustavo Rodrigues de Oliveira

SÃO PAULO: Jean, Militão, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Petros e Nenê; Marcos Guilherme, Valdivia e Tréllez. Técnico: Diego Aguirre.

SÃO CAETANO: Paes, Alex Reinaldo, Sandoval, Max e Bruno Recife; Vinicius Kiss, Nonato, Ferreira e Chiquinho; Diego Rosa e Ermínio. Técnico: Pintado.

1 COMENTÁRIO